Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 05/05/2025
3 min de leitura
Os resumos de IA, ao AI Overviews, estão chegando ao YouTube. A proposta é usar Inteligência Artificial para exibir trechos relevantes de vídeos, de acordo com cada busca feita pelas pessoas. A novidade foi anunciada em 23 de abril, na página de experimentos da plataforma.
Por enquanto, o recurso está disponível em um número limitado de contas e é acionado apenas em alguns tipos de pesquisa. Segundo o Google, trata-se de uma nova forma de descobrir conteúdo e informações relacionadas aos seus interesses.
Veja a nota oficial do Google:
Para determinados tipos de busca, visitantes terão acesso a trechos de vídeos sem a necessidade de consumir todo o conteúdo.
Por exemplo, quando você pesquisa “melhores fones de ouvido”, poderá ver trechos de vídeo que abordam o assunto. Eles aparecem como um carrossel nos resultados de busca, dando uma prévia do vídeo antes mesmo que você o assista.
Segundo o Google, as AI Overviews serão ativadas apenas em buscas muito específicas:
Elas provavelmente aparecerão quando você pesquisar por informação adicional sobre produtos (como “melhores fones de ouvido com cancelamento de ruído”), ou quando você busca mais informações sobre locais ou coisas para fazer nesses locais (como “museus para visitar em São Francisco”).
Por enquanto, as AI Overviews no YouTube são apenas um experimento. Elas estão disponíveis para um pequeno número de contas do YouTube Premium nos EUA e funcionam apenas para pesquisas feitas em inglês.
Quem tem acesso ao recurso pode “votar” nos resultados de IA, usando botões de polegares levantados ou abaixados. Esse feedback será levado em consideração pelo Google antes da implementação completa dos resumos de IA.
Geralmente, quando o Google libera novas funcionalidades, o processo ocorre da seguinte maneira: testes nos EUA > lançamento nos EUA > implementação em outros países. Ou seja, ainda deve demorar para termos as AI Overviews do YouTube no Brasil.
A lógica das AI Overviews na Pesquisa Orgânica e no YouTube é igual. Ambas mostram um resumo antes do visitante acessar algum conteúdo.
Por isso, mesmo nas primeiras rodadas de teste, já surge o questionamento: qual será o impacto para quem cria conteúdo?
É impossível dizer como será no YouTube. Mas, na pesquisa do Google, já é possível medir:
A posição oficial do Google é de que “os resumos de IA geram cliques de maior qualidade”. Provavelmente a abordagem no YouTube será a mesma. Por enquanto, não sabemos se será necessário mudar o estilo de produção de vídeos para se encaixar no “novo formato”.
__
Ansiosos pela novidade? Por aqui, continuaremos acompanhando os desdobramentos sobre essa atualização. Siga-nos no LinkedIn e no YouTube para não perder nada!
Comentários