Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales
Atualizado em 29/07/2025
3 min de leitura
O Google lançou oficialmente o Modo IA no Reino Unido, tornando o país o terceiro a receber essa funcionalidade, após EUA e Índia.
Já é possível ver a nova aba “AI Mode” nos resultados de busca do Google na região, tanto na versão desktop quanto nos aplicativos para Android e iOS, sem necessidade de optar por testes em Labs.
A nova aposta do Google oferece uma experiência de usar a busca como se fosse uma plataforma de Inteligência Artificial. Ao pesquisar algo e selecionar o “Modo IA”, as respostas são geradas diretamente na tela e você pode interagir com elas.
Nós testamos o Modo IA e publicamos no canal da SEO Happy Hour:
Originalmente testado nos Estados Unidos em março de 2025, o Modo IA foi lançado para todos os estadunidenses em junho. Além disso, chegou à Índia no mesmo mês e já está disponível globalmente em mais de 40 idiomas.
Segundo o último relatório de finanças do Google, mais de 100 milhões de pessoas já usam o Modo IA. Com o lançamento britânico, a ferramenta ganha ainda mais abrangência.
É bem claro que o Modo IA é uma forma de reter as pessoas no ecossistema do Google — e com isso, os cliques em sites acabam caindo.
Se hoje você depende de tráfego orgânico, principalmente de conteúdos de topo de funil e buscas informacionais, é preciso repensar a estratégia (já que esses são os principais conteúdos abrangidos pelas IAs no Google).
O AI Mode utiliza a técnica “query fan-out”, fazendo várias buscas paralelas sobre subtemas e diferentes fontes, e integrando os resultados numa resposta completa, mais ampla e profunda do que a busca tradicional.
É possível realizar buscas por texto, voz e imagem no Modo IA, integrando capacidades multimodais e conversação. Assim como já acontece no próprio Gemini do Google e em outras ferramentas de IA generativa.
No entanto, ainda não é possível acompanhar de maneira precisa o tráfego gerado por buscas no AI Mode pelo Search Console do Google. Por enquanto, esses dados estão sendo somados ao fluxo geral de buscas.
O Google considera o AI Mode “o futuro da Busca”. A empresa afirmou que expandirá o recurso gradualmente para o mundo inteiro. No Brasil, ainda não há previsão de chegada, mas a empresa quer lançar logo a novidade por aqui.
__
E você, está preparado para esse novo momento das buscas? Não deixe de seguir nosso LinkedIn para se informar sobre SEO, IA etc. Além disso, inscreva-se no YouTube e assine nossa newsletter.
Comentários