Google lança recurso de fontes favoritas para notícias

Em breve, você poderá selecionar os seus sites preferidos dentro do campo “Principais Notícias” do Google. A partir daí, receberá mais conteúdo deles, sempre que eles publicarem algo relacionado ao que você está pesquisando.

O recurso se chama “fontes preferidas” e foi lançado oficialmente em agosto de 2025 nos Estados Unidos e na Índia. Ainda não há previsão de lançamento em outros países, incluindo o Brasil.

A expectativa é gerar mais tráfego para portais de notícia, principalmente para aqueles que investem em conexões reais com a audiência.

Como o recurso de fontes favoritas funciona?

É como se você fizesse uma inscrição para acompanhar um site de notícias no Google.

Funciona assim:

  1. Você pesquisa sobre algum assunto;
  2. Clica no ícone de estrela ao lado de Principais Notícias (top stories, em inglês);
  3. Seleciona os seus portais preferidos;
  4. Quando atualizar a página, você verá mais conteúdo destes portais, em um campo chamado “das suas fontes”.

O Google também lançou um botão para que os sites convidem a audiência a selecioná-los como uma fonte preferida. Veja aqui o tutorial para implementar.

Não há um limite de fontes que podem ser adicionadas. Segundo o Google, a maioria das pessoas selecionou mais de quatro portais durante o período de teste da nova funcionalidade. 

Qual o impacto das fontes preferidas para SEO?

O recurso faz parte dos esforços do Google para personalizar os resultados de pesquisa e tem potencial de trazer mais tráfego para os portais.

É possível imaginar que ele trará mais cliques para os portais que são marcados como fonte. Além disso, pode acirrar a concorrência entre os sites de notícia, pois posts que antes seriam a primeira posição incontestável agora competem com as marcas que as pessoas conhecem e acompanham mais de perto.

Por isso, os benefícios devem ser maiores para quem investe em branding e se torna referência em determinado nicho, ou consegue convencer mais pessoas a marcar seu site como favorito.

É uma novidade interessante, especialmente no contexto em que sites de notícia estão perdendo cliques por causa das experiências de IA do Google. 

Analytics para fontes favoritas

Possivelmente, no futuro, sites poderão saber quantas pessoas os marcaram como fonte favorita.

Profisisonais de SEO, entre eles Barry Schwartz, do SEO Roundtable, perguntaram no Twitter se seria possível adicionar estes dados ao Search Console. Rajan Patel, VP de Engenharia do Google, confirmou que a empresa está estudando a possibilidade.

No momento, não há mais detalhes, nem se e quando os dados estarão disponíveis.

__

Agora que você já conhece o recurso, já sabe: quando lançar no Brasil, marque a SEO Happy Hour como sua fonte preferida. 🤝

E não esqueça de nos seguir no LinkedIn, no YouTube e de se inscrever em nossa newsletter!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *