Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 09/09/2025
5 min de leitura
No dia 8 de setembro de 2025 o Modo IA do Google foi oficialmente lançado no Brasil, em português. A funcionalidade já estava disponível no país, mas apenas em inglês.
Ela aparecerá como uma aba nos resultados de pesquisa no site e no app do Google para Android e iOS. Além do português (BR), o Modo IA também foi expandido para os idiomas hindi, indonésio, japonês e coreano.
A liberação do recurso vai ser feita aos poucos, como normalmente o Google faz com essas novidades. Portanto, se ainda não chegou aí pra você, espere um pouquinho que em alguns dias deve chegar.
O Modo IA foi projetado para responder a perguntas elaboradas, que normalmente exigiriam diversas pesquisas tradicionais. Ele usa o modelo Gemini 2.5 para oferecer raciocínio avançado.
É possível interagir de forma natural usando texto, voz ou imagens (tirando uma foto ou fazendo upload). Isso permite fazer perguntas sobre o que se vê.
Por trás das cenas, a ferramenta usa a técnica query fan-out, que quebra a pergunta complexa em subtópicos e faz várias consultas simultâneas para encontrar conteúdos profundos e relevantes na web.

No exemplo acima, o Modo IA está sendo usado em conjunto com o Google Lens, para descobrir se o cardápio, que está em outra língua, tem opções vegetarianas. Além de usar a câmera, você também pode pesquisar no Modo IA via texto, vídeo e áudio.
Nós testamos o Modo IA quando ele foi lançado, e publicamos no canal da SEO Happy Hour no Youtube. Confira:
O anúncio do Modo IA foi feito no blog oficial do Google, e nele a big tech afirmou que mantém o foco em direcionar as pessoas para sites úteis. As respostas do Modo IA incluem links em destaque para fontes da web, ajudando os visitantes a descobrirem mais conteúdo e, de acordo com o Google, gerando cliques de mais qualidade para os sites.
Essa ainda é uma grande questão para os donos de site, que estão vendo seu tráfego cair desde a implementação de recursos de inteligência artificial nos resultados de busca.
Vale lembrar que o Google ainda não fornece dados do Modo IA, então não tem como saber se seu site está sendo citado nas respostas e se está recebendo cliques vindo de lá (e muito menos se esses cliques estão gerando algum tipo de conversão).
Recentemente, publicamos uma matéria sobre mudanças que a big tech estaria fazendo no Modo IA nos EUA para incentivar os cliques. É bem claro que o Modo IA faz com que as pessoas fiquem satisfeitas com as respostas diretamente na SERP, sem precisar clicar em um site. Mas o Google ainda não admitiu isso com todas as letras…

No anúncio, o Google também abordou que pretende sempre exibir respostas com IA, apesar de reconhecer que nem sempre será possível:
“Nosso objetivo é mostrar uma resposta gerada com IA sempre que possível, mas, nos casos em que não temos alta confiança, você verá um conjunto de resultados da pesquisa na web. Como qualquer produto de IA em estágio inicial, nem sempre vamos acertar, mas tenha certeza de que estamos trabalhando para melhorar dia após dia.”
No dia 11, o Modo IA foi liberado para mais contas e conseguimos usar o recurso aqui na SHH. Nos nossos primeiros testes, percebemos que:
Veja abaixo alguns testes. Primeiro, pesquisamos sobre “podcasts sobre SEO” e nosso conteúdo aparece em destaque. Primeiro, nosso site, pois temos uma página muito acessada com a lista de podcasts. Depois, nosso Spotify, pois nosso podcast é o principal em língua portuguesa.

Também fizemos alguns testes pesquisando sobre a nossa marca, para entender se ela estava bem representada. E de fato está! Todas as informações sobre nós estão corretas.

Recomendo que você faça esse tipo de teste também!
Comece com pesquisas sobre a sua empresa no Modo IA e veja se as informações estão corretas.
Depois, faça perguntas sobre o seu segmento de mercado, que os seus clientes provavelmente fazem na hora de escolher um serviço. Veja como o Google formata as respostas e quais sites são citados como fonte.
Por fim, faça uma autoanálise sobre as respostas e responda: você ficou com vontade de clicar em algo? Provavelmente a sua audiência vai reagir da mesma forma.
Caso perceba algo errado, ou sua marca ausente das respostas, conte com a consultoria da SEO Happy Hour para melhorar a sua visibilidade!
___
E aí, o que você achou da novidade? Conta pra gente! Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, Youtube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e IA.
Comentários