Os anúncios na Pesquisa Orgânica estão de cara nova. Antes, eles eram marcados individualmente com a palavra “patrocinado”. Agora, aparecem agrupados em uma aba única.
A proposta do Google é “facilitar a visualização”. Mas, na prática, o efeito é contrário: os anúncios estão literalmente iguais aos resultados orgânicos. Se você não presta atenção na tag geral de Resultados Patrocinados, nem percebe que é uma propaganda.
No topo da página, aparece uma aba de Resultados Patrocinados. Todos os anúncios ficam ali, sem marcação individual no snippet.
Em dispositivos móveis, quando a pessoa desce a página, essa tag acompanha a rolagem, mantendo-se sempre no topo da página. Em celulares e tablets, também haverá um botão para esconder anúncios.
Por que o Google está mudando os anúncios
A justificativa do Google é que a mudança melhora a experiência de navegação. E, por incrível que pareça, facilita diferenciar anúncios de resultados orgânicos.
Essa nova etiqueta, que é mais visível, permanece visível enquanto as pessoas rolam a página, mostrando com clareza quais resultados são patrocinados – mantendo nossos padrões de referência no mercado para demarcação de anúncios.
Na prática… Não é bem assim, pelo menos na nossa experiência. NADA no snippet individual do anúncio é diferente de um resultado tradicional do Google, o que fica ainda mais notável em desktops.
E como era antes?
Veja um comparativo com o formato “tradicional” dos anúncios.
Cada um mostra o texto “Patrocinado” no topo, em negrito. Era bastante visível e simples diferenciar de um resultado orgânico.
A diferença maior é na legibilidade. Mesmo que você fizesse uma leitura dinâmica da tela, a palavra “patrocinado” aparecia tantas vezes que ficava fácil entender do que se tratava.
No formato novo, quem navega sem prestar tanta atenção, pode clicar nos anúncios sem perceber – ocorreu aqui na equipe da SEO Happy Hour, inclusive.
O impacto das mudanças em SEO
O possível impacto dessa mudança está na taxa de cliques.
Se as pessoas realmente sentirem mais facilidade em navegar pela página, provavelmente anunciantes podem receber cliques mais qualificados.
Já os desatentos podem clicar em anúncios sem perceber, o que pode impactar o CTR dos primeiros resultados da página.
___
E aí, o que você achou de tudo isso? Por aqui, não gostamos tanto assim da mudança, como deu pra notar.
Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, YouTube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as mudanças e atualizações do Google.
Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).
Comentários