Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 17/11/2025
2 min de leitura
O Google Search Console lançou oficialmente o recurso de anotações personalizadas (custom annotations) nos relatórios de desempenho.
Agora, será possível registrar eventos importantes que possam impactar os dados de performance do site, o que pode ajudar na hora de fazer análises de relatórios e tomar decisões.
Saiba mais sobre o novo recurso do GSC a seguir.
São notas criadas manualmente, anexadas a datas específicas nos relatórios de desempenho, para marcar eventos relevantes, como mudanças no código, correção de bugs, atualizações de algoritmo, lançamento de funcionalidades ou qualquer outro fator importante para a análise do site.
Por exemplo, na captura de tela abaixo, colocamos o período em que o site ficou fora do ar naquela data:

O objetivo é que essas anotações ajudem os analistas a lembrarem de eventos importantes que podem impactar os dados no GSC.
Para adicionar uma anotação, faça o seguinte:
Para excluir, basta selecionar o marcador e escolher “Excluir”. Por enquanto, não é possível editar anotações já criadas.
Você pode inserir até 200 anotações por propriedade, e as que tiverem mais de 500 dias são apagadas automaticamente.
Outro fator importante é que as anotações são visíveis para todos com acesso à propriedade, portanto tenha cuidado ao inserir informações sensíveis nas anotações.
__
E aí, o que você achou da novidade? Tem um post lá no Linkedin do Rafa Simões sobre o tema – coloque lá sua opinião e qualquer dúvida que possa surgir.
Comentários