Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 13/02/2026
4 min de leitura
O Google começou a liberar o checkout via UCP dentro do Modo IA, permitindo a compra de produtos diretamente na busca, sem sair do ambiente do Google.
Parte de uma série de lançamentos do Google para facilitar compras via IA, o UCP (Universal Commerce Protocol) ou, aportuguesando, Protocolo de Comércio Universal, é um padrão aberto que cria uma “linguagem em comum” para agentes, varejistas, plataformas e meios de pagamento.
Por enquanto , o recurso está disponível para consumidores nos Estados Unidos, com produtos da Etsy e Wayfair. Em breve, também será expandido para o Shopify, Target e Walmart.
Apesar de ainda não haver uma data de chegada dessa nova função no Brasil, a seguir eu te conto mais informações sobre as compras via IA e seu impacto no comércio digital.
O checkout via UCP vai permitir que as pessoas comprem produtos dentro do Modo IA, sem precisar clicar em um site para concluir a compra.
Na prática, ao pesquisar por um item, você verá recomendações orgânicas e, em alguns casos, um botão de “Comprar” destacado. A partir daí, todo o fluxo de checkout acontece dentro do próprio ambiente do Google, tanto na busca, quanto no app Gemini.
O Glenn Gabe testou o recurso e publicou em seu perfil no Twitter (X):

O UCP padroniza a conexão entre varejistas e agentes de IA, incluindo identidade digital e pagamentos seguros.
Ele também consolida o conceito de agentic commerce, integrando a recomendação, decisão e pagamento em um único fluxo. Etapas que antes estavam distribuídas entre diferentes páginas e sites passam a acontecer de forma contínua no buscador, da descoberta à finalização do pedido.
O primeiro impacto é positivo com a redução de obstáculos na jornada do cliente. Ao eliminar redirecionamentos e etapas intermediárias, o Google pode aumentar taxas de conversão.
Além disso, as marcas vão precisar se esforçar para além do ranking do Google (se é que ainda tem alguém fazendo SÓ isso) – o e-commerce precisa estar corretamente estruturado e integrado para ser elegível a recomendações e experiências transacionais dentro da IA. Já publicamos um guia de otimização de produtos para IA que pode te ajudar nisso.
Outro ponto relevante é o avanço de formatos patrocinados e ofertas personalizadas no momento da decisão. Com recursos como Direct Offers – que permite apresentar ofertas personalizadas em momentos de alta intenção de compra no Modo IA – marcas podem apresentar incentivos específicos para aumentar as conversões.
Por outro lado, o efeito colateral pode ser significativo para os e-commerces: uma queda consistente no tráfego para o site. Se a descoberta, comparação e compra acontecem dentro do Google, parte das visitas que antes chegavam pela busca orgânica ou anúncios tende a diminuir.
Isso reduz oportunidades de remarketing, captação de dados próprios e construção de relacionamento direto com o consumidor.
Segundo a visão apresentada por Vidhya Srinivasan, VP/GM de Ads & Commerce do Google, 2026 marca um momento de expansão para publicidade e comércio digital. A proposta é reimaginar experiências comerciais para que sejam mais fluidas, assistivas e pessoais, combinando velocidade com maior segurança na decisão de compra.
A ambição declarada pelo Google vai além do varejo: o modelo pode ser aplicado a viagens, serviços e outras categorias. A ideia é construir um ecossistema em que agentes de IA interajam diretamente com marcas, processando recomendações, ofertas e pagamentos de forma integrada.
Essa transformação é sustentada pelo avanço do Gemini 3, modelo que alimenta as ferramentas de anúncios e experiências no Modo IA. O resultado é que a descoberta, a escolha e a compra acontecem no mesmo ambiente, com menos etapas, mais personalização e um novo papel da busca no comércio digital.
___
E aí, o que achou da novidade? Conta pra gente! Acompanhe nossos perfis no Linkedin, YouTube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO, IA e do Google.
Comentários