Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 14/05/2025
4 min de leitura
A documentação de SEO para imagens do Google agora inclui a instrução de usar sempre a mesma URL para imagens que se repetem em diferentes locais. É uma prática simples e que impacta principalmente os domínios maiores, que têm milhões de páginas.
O texto da seção “otimização de páginas de destino de imagens” foi alterado em 12 de maio. Por enquanto, aparece apenas na versão em inglês.
Veja abaixo as implicações técnicas dessa alteração e como aplicar.
O Google recomenda lidar com as imagens dessa forma:
Se uma imagem é referenciada em múltiplas páginas dentro de um site maior, considere o crawl budget do domínio. Principalmente, referencie a imagem de forma consistente, com a mesma URL, para que o cache do Google possa reusar a imagem sem precisar fazer múltiplas requisições.
A explicação é bem técnica, mas em resumo significa que o Google quer economizar recursos computacionais para rastrear páginas.
Sempre que o Google adiciona algo ao seu índice, ele faz um rastreamento. Significa que um robô acessa a URL, entende o que tem lá e salva as informações.
No entanto, é impossível rastrear literalmente toda a internet. Parte do trabalho de SEO é ajudar os robôs a rastrearem as URLs certas do site. Essa recomendação é justamente sobre isso.
É o tal “crawl budget” que aparece ali no texto. O conceito representa a quantidade de recursos que o buscador aloca para processar o conteúdo de cada site. Os portais maiores precisam fazer um gerenciamento adequado, caso contrário, conteúdo importante pode demorar mais para ser rastreado.
Sites pequenos não precisam se preocupar com isso, pois o Google tem capacidade para rastrear tudo.
Imagine que você está colocando a foto de um gato em várias páginas do seu site.
❌ Seria errado fazer dessa forma:
✔️ O correto é:
O plano de ação depende do tamanho do seu site.
Para domínios pequenos: não precisa fazer nada. Daqui em diante, apenas siga a boa prática de usar os mesmos arquivos sempre que possível.
É o que eu faço aqui no blog da SEO Happy Hour, inclusive. Quando eu uso a mesma imagem para diferentes posts, eu sempre pesquiso na biblioteca de mídias do WordPress, em vez de colocar um arquivo novo no servidor toda vez.
Não muda quase nada no desempenho, mas é uma prática que simplesmente faz sentido, então eu sigo.
Para sites grandes: aqui, qualquer pequena otimização importa, por causa da escala. Se for o seu caso, verifique com o seu time de desenvolvimento quais são as possibilidades de encontrar a URL original da imagem e referenciá-la todas as vezes.
Além disso, crie a política de não adicionar novas imagens ao servidor, caso já exista uma versão salva.
__
Para acompanhar as novidades do Google (e as principais boas práticas de SEO), siga a SEO Happy Hour no Linkedin e no YouTube, e inscreva-se em nossa newsletter.
Comentários