A Microsoft vai mostrar quantas vezes seu site foi citado pela IA

Pela primeira vez, teremos dados oficiais sobre visibilidade na IA! O Bing lançou a versão beta de uma ferramenta chamada “AI Performance”, que mostra a presença do seu site no Copilot e nos demais serviços da Microsoft. 

Infelizmente, não há informações sobre cliques, pelo menos por enquanto.

Também não tem data pra lançamento oficial. Até aqui, os testes estão acontecendo com um pequeno grupo de usuários, segundo Barry Schwartz, do Search Engine Roundtable.

Apesar dessas limitações, a notícia é bem impactante, pois é a primeira vez que uma big tech disponibiliza dados desse tipo. Veja abaixo como funciona. 

Como funciona o relatório de performance de Ia do Bing

O relatório é focado nas métricas de visibilidade de IA. Ele permite análises simples e diretas sobre como e onde os sites estão sendo mencionados nas respostas escritas pelas IAs generativas da Microsoft.

Atualmente, os dados disponíveis são:

  • Citações, que exibe o número de vezes que o site foi mencionado;
  • Páginas citadas, que exibe quais URLs receberam uma menção direta da IA;
  • Consultas de grounding (grounding queries, em inglês), que mostra a forma como a IA interpretou a pesquisa do visitante;
  • Intenção de busca, dividindo a visibilidade entre pesquisas informativas, transacionais e comerciais. 

O relatório está dentro do Bing Webmaster Tool e exibe dados dos últimos três meses.

Infelizmente, não há capturas de tela do recurso até aqui. Este post será atualizado assim que as imagens forem divulgadas. 

O impacto para quem faz SEO

Fabrice Canel, gerente de produtos da Microsoft e do Bing, considera esse tipo de recurso o “básico bem feito”.

https://twitter.com/facan/status/2016335795955892530?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E2016335795955892530%7Ctwgr%5Edd5003e3aa4f2e990394583acea813e615e2eb37%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.seroundtable.com%2Fbing-webmaster-tools-ai-performance-report-40829.html

Pessoalmente, concordo com ele. É muito difícil definir estratégias e medir resultados de SEO para IA sem dados primários. Seria o equivalente a trabalhar sem o Search Console ou o GA4 – possível, mas limitado e dependente de plataformas terceiras, que trabalham com amostragens nem sempre confiáveis. 

Dados de visibilidade, como os disponibilizados pela Microsoft, permitem várias análises que hoje são impossíveis ou muito trabalhosas, como:

  • Entender se a IA impacta as suas conversões (comparando conversão orgânica e presença na IA);
  • Comparar a sua visibilidade em cada etapa do funil (fazendo uma aproximação com a intenção de busca);
  • Correlacionar ações de marketing com aumento ou queda de visibilidade nas IAs.

Falta transparência sobre os cliques gerados pela IA

No entanto, o impacto real dessa visibilidade permanece invisível. No AI Performance do Bing, não há nenhuma informação sobre o tráfego gerado, cliques por página ou CTR médio.

O mesmo vale para todo o mercado. Aparentemente, nenhuma big tech tem interesse em divulgar esses números:

Segundo os teóricos da conspiração, sem mostrar os dados, é possível vender a ideia de que “o tráfego de IA tem mais qualidade”. Mas, se a quantidade real de cliques fosse pública, o mercado ficaria muito abalado. Por isso, eles escondem. Como nenhuma empresa se pronuncia abertamente sobre isso, não dá pra saber se é o caso.

Enfim, o fato é que soluções como a do Bing são muito bem-vindas. Esperamos que isso impulsione uma mudança no mercado e outras big techs lancem seus analytics também!

___

Gostou da novidade? Continue acompanhando nossos perfis no LinkedIn, YouTube e nossa newsletter para saber quando liberar oficialmente!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *