Google adiciona dados de redes sociais ao Search Console

Em breve, o Google Search Console exibirá dados das redes sociais do seu site. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (8) como um experimento para um grupo limitado de sites. 

A proposta é fornecer uma visão unificada da performance do portal, combinando dados de diversas plataformas em um só lugar (a página de Insights). 

Em todas as imagens divulgadas pelo Google, apenas o YouTube aparece no relatório de redes sociais. No entanto, o texto do anúncio oficial fala de “dados de social”, de forma mais abrangente, o que sugere integração com outras redes também, como Instagram e TikTok. 

Como funcionam os dados de redes sociais?

Segundo o Google, esta é uma expansão do relatório de Insights do Search Console. O anúncio da atualização explica que:

“Com esta atualização, estamos incluindo dados de performance não apenas do seu website, mas também de alguns dos seus canais sociais. Esta nova integração permite que você analise a performance de Pesquisa dos canais associados ao seu website, diretamente no Search Console”.

Os dados permitem que você entenda o impacto do Google nos canais sociais. Por exemplo, quantos cliques o seu canal do YouTube teve a partir da Pesquisa Orgânica.

Ao que tudo indica, para o caminho contrário – descobrir quantos cliques no seu site foram originados no YouTube –, o GA4 deve continuar sendo a melhor opção.

Os indicadores de desempenho exibidos incluem:

  • Alcance total: cliques e impressões do Google para os seus canais sociais;
  • Performance de conteúdo: páginas sociais com mais acessos, incluindo as tendências de crescimento e queda;
  • Consultas: os termos pesquisados no Google que levam as pessoas até os seus canais sociais;
  • Localização da audiência: países que mais clicam nos resultados sociais dentro da Pesquisa Orgânica;
  • Fontes de tráfego adicionais: total de cliques que o seu site recebe do Google Imagens, Vídeo, Notícias e Discover.

O acesso simplificado a esses dados é importante por dois motivos principais.

Primeiramente, porque o Google está indexando e exibindo mais conteúdo de outras plataformas. Para muitos tipos de consultas, vídeos e resultados de redes sociais aparecem antes dos sites institucionais. Esta é uma tendência que deve permanecer em alta em 2026.

Em segundo lugar, SEO está cada vez mais conectado a outras frentes de marketing. Ter acesso aos dados de forma centralizada é útil para entender como tudo se conecta e qual é o impacto real da otimização para o Google. 

Disponibilidade e limitações do recurso

Por enquanto, os dados de redes sociais no Discover aparecem para um grupo limitado de pessoas. O experimento está sendo implementado aos poucos e não tem data para ser liberado para todas as contas.

Se ainda não apareceu pra você, é por isso.

Neste primeiro momento, há apenas dados de canais que o Search Console identificou automaticamente como pertencentes à sua marca. Para cada canal, o dono da propriedade precisará clicar em “adicionar insights” para ver os dados.

__

A equipe do Google Search Console está trabalhando bastante nessa reta final de ano! 

Para não perder as atualizações da ferramenta, leia nossa newsletter, inscreva-se no nosso canal e acompanhe-nos no LinkedIn.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *