O Gemini 3, a mais nova LLM do Google, está sendo lançado em todos os seus produtos. A versão Gemini 3 Flash oferece o mesmo desempenho, a um custo menor e com maior rapidez na geração de respostas.
Antes, o Modo IA usava o Gemini 3 padrão, lançado há cerca de um mês. A partir do dia 17 de dezembro, passa a ser o Flash. O aplicativo do Gemini e o Google AI Studio também recebem o novo modelo.
Possivelmente, no futuro as AI Overviews também serão alimentadas pelo Gemini 3 Flash.
Mais qualidade e agilidade com o novo Gemini 3 Flash
Este lançamento combina a qualidade de processamento do Gemini 3 com o custo-benefício das linhas “Flash” de LLMs do Google. Ou seja, o modelo consegue solucionar tarefas complexas com baixa latência e baixo custo de processamento.
De acordo com Tulsee Doshi, Diretora de Produto do time Gemini, o novo modelo é muito superior à versão anterior, o Gemini 2.5 Flash:
Tem alto desempenho em diferentes tipos de tarefas;
Gera as mesmas respostas 3 vezes mais rápido;
Usa 30% menos tokens.
Isto se traduz em alto desempenho a uma fração do custo.
Tokens são pequenos blocos de informação processados pela IA. Quanto mais tokens são usados, mais cara custa a tarefa.
O Gemini 3 Flash tem aplicações em geração de texto, programação, visão computacional, análise de vídeo e extração de dados.
Assim como os demais modelos da família Gemini, o Flash retém as capacidades multimodais. Isso significa que ele é treinado para ler, interagir e gerar respostas misturando diferentes formatos, como imagem, texto e vídeo.
As vantagens do novo Gemini no Modo IA
Por meio do Gemini 3 Flash, o Modo IA fica mais rápido e com melhor capacidade de raciocínio.
Nas palavras de Robby Stein, VP de produto do Google, a mudança faz do Modo IA uma ferramenta mais poderosa:
“Com essa atualização, o Modo IA se torna uma ferramenta ainda mais poderosa e completa. Ele passa a entender melhor suas necessidades, permitindo que você faça perguntas mais detalhadas, enquanto considera cada uma das suas restrições para entregar uma resposta cuidadosa e bem formatada”.
Simplificando: o Modo IA entrega respostas melhores, em menos tempo.
Ele também consegue lidar com prompts mais detalhados, como as perguntas que exigem múltiplas etapas de raciocínio e de pesquisas na web.
Um exemplo seria um prompt como “crie um roteiro de viagens para uma família que vai viajar com crianças para a Grécia”.
Com modelos mais avançados, o Modo IA consegue gerar respostas mais completas, captando todos os detalhes da pesquisa, como misturar as atrações tradicionais da Grécia com passeios para crianças.
O impacto em SEO
Teoricamente, o novo modelo não interfere em nada na otimização dos sites. A mudança maior é para quem usa mesmo, já que teoricamente as respostas serão mais rápidas e melhores.
Agora, uma curiosidade: aqui na SHH, percebemos que logo antes do anúncio oficial do Google, todas as interfaces de IA do buscador mostraram problemas.
AI Overviews citando apenas páginas em inglês, mesmo para pesquisas em português;
Dificuldade para detectar as marcas presentes nos prompts;
Erros de formatação nas respostas.
Ninguém do Google comentou nada e a situação se resolveu alguns dias depois. Talvez essa instabilidade possa ter sido causada pela mudança de modelo – mas é só hipótese nossa e já parece ter sido resolvida, então não muda nada no seu trabalho.
Lançamentos exclusivos para os EUA
Além do lançamento global do Gemini 3 Flash, o Google também anunciou diversas novidades que, por enquanto, estão ativas apenas nos Estados Unidos: seleção de LLM no Modo IA e geração de imagens com o Nano Banana.
É sempre interessante ficar de olho no que ocorre nos EUA, pois muitas inovações são lançadas em outros países após alguns meses.
Gemini 3 Pro no Modo IA
Diferentemente do Gemini 3 Flash, o modelo Pro é focado na qualidade de processamento. Ele gera respostas de maior qualidade, principalmente quando usado para responder prompts complexos.
Usuários do Modo IA podem selecionar a opção “pensando com o Gemini 3 Pro” para esse tipo de pesquisa. Uma das suas capacidades mais impressionantes é a geração de layouts interativos, como mostra o vídeo abaixo.
Se o modelo identificar que a interação pode gerar uma resposta melhor, ela fará a programação em tempo real, dentro da resposta. Assim, é possível interagir com gráficos ou fazer simulações em tempo real.
No Brasil, não existe essa opção. Há apenas o modelo padrão mesmo, que a partir de agora será o Flash.
Nano Banana no Modo IA
Nos EUA, já é possível gerar imagens direto no Modo IA, usando o Nano Banana Pro.
Basta selecionar o Gemini 3 Pro e acessar a opção “Criação de Imagens Pro”. Aí, você descreve o que quer criar, e o Modo IA executa. É bem parecido com a geração de imagens no ChatGPT.
No exemplo abaixo, foi enviada uma imagem junto do seguinte prompt: “crie um desenho detalhado, isométrico desta ponte. Adicione também imagem, localização e pontue os detalhes importantes”.
Pelo que Robby Stein dá a entender, a novidade ainda não está disponível para todos por lá. Logicamente, também não chegou a outros países (e não tem data para que aconteça).
__
Mesmo no fim de ano, o Google não para! Acompanhe os canais da SEO Happy Hour no Linkedin, YouTube e newsletter para ficar por dentro de todas as novidades de IA que estão impactando o mercado de SEO.
Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).
Comentários