Google anuncia spam update de agosto de 2025

Em 26 de agosto, começou o novo spam update do Google. A atualização foi descrita como “de rotina” e será implementada em todos os países e idiomas.

O spam update é uma das principais atualizações do buscador, junto dos core updates. A atualização deve levar algumas semanas para terminar, como é de costume quando o Google atualiza os seus sistemas.

Atualizações desse tipo costumam impactar apenas os sites que violam as políticas de spam do buscador, mesmo que parcialmente. 

O que são os spam updates do Google?

O spam update é uma melhoria nos sistemas de detecção de conteúdo malicioso ou de baixa qualidade. 

Em alguns casos, são mudanças que tornam o sistema mais esperto para detectar práticas maliocosas. Em outros, são atualizações que incluem novos tipos de spam, que não eram punidos e a partir daí passam a ser.

Geralmente, o Google lança alguns spam updates por ano. No ano passado foram três, em março, junho e dezembro. Na época, foram lançadas atualizações relacionadas ao abuso de reputação de site.

No spam update de agosto de 2025, o Google não informou onde está mexendo. O mesmo já ocorreu em atualizações anteriores, sem grande destaque para mudanças específicas.

Sites que estão em risco

O spam update representa um risco apenas para sites que não seguem as práticas recomendadas pelo Google. 

Estratégias “suspeitas”, como a compra de backlinks de baixa qualidade, podem até trazer resultados em curto prazo, mas param de funcionar depois de um tempo. Isso acontece justamente porque o Google melhora os sistemas que detectam os abusos.

Como não há detalhes sobre o foco da atualização, o alerta fica principalmente para as práticas mais comuns que podem ser punidas:

Se o seu site está alinhado com as políticas de spam do Google, não há nada a temer. Se não está, você pode perceber alguns impactos nas próximas semanas e após o término da atualização. 

Possíveis impactos

Deve haver volatilidade nos resultados de busca nos próximos dias. Ou seja, páginas mudarão bastante de posição.

Esse é um comportamento normal durante as atualizações do Google, enquanto os sistemas são recalibrados. Quando a atualização termina, volta a ficar estável. 

Sites que não seguem as políticas do Google podem aparecer menos (ou nem aparecer!) no buscador. Se acontecer com você, serão necessários pelo menos alguns meses de trabalho para recuperar a confiança.

Já os sites que seguem as boas práticas podem ver seu tráfego subindo, já que os sites de baixa qualidade serão empurrados para baixo.

O que fazer diante do spam update

Como não há detalhes sobre o que está mudando, a recomendação é não alterar a estratégia por enquanto.

Observe o desempenho do seu site e veja se há aumentos ou quedas expressivos de ranqueamento. Espere o fim do update antes de tomar qualquer ação. Se o site for punido, será por meio de dados consolidados da atuação nos últimos meses, então não adianta tentar resolver agora. 

Se você tem preocupações, pode analisar os seguintes aspectos:

  • Dados do Google Search Console, principalmente tráfego, CTR e posição média;
  • Procure por padrões e tendências de crescimento em seções específicas do seu site; 
  • Monitore os seus concorrentes direto por meio de ferramentas como Ahrefs ou Semrush. Observe se os resultados são parecidos.

Quando a atualização terminar, faça um “antes e depois”, para ver como estavam os indicadores antes do update, e como eles estão agora. Assim ficará mais fácil de saber se você foi atingido ou não.

Quando buscar apoio especializado em SEO

Se você realiza alguma prática que pode ser considerada spam, precisa ficar de olho na atualização.

O mesmo vale para problemas de SEO que podem ser considerados spam, mesmo que você não tenha intenção de “manipular o Google” ou qualquer coisa assim. É o caso de excesso de conteúdo duplicado ou de baixa qualidade, produzido massivamente com IA.

Nestes casos, uma auditoria profissional de SEO pode te ajudar a identificar o problema, solucioná-lo, e preveni-lo no futuro.

No mais, aguarde pelo fim da atualização. Se houver quedas significativas em impressões e cliques, também vale a pena investigar mais a fundo, com o apoio de especialistas.

Se você precisar de ajuda, entre em contato com a SEO Happy Hour. Nossos especialistas têm mais de 10 anos de experiência e já apoiaram clientes nas principais atualizações recentes do Google.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *