Para o Google, não existe o “melhor” CMS. Hoje, os principais sistemas de gestão de conteúdo do mercado já atendem às demandas técnicas de SEO. Ou seja, nenhum oferece vantagens diretas no Google.
WordPress, Wix, Vtex, Shopify… Todos têm a infraestrutura necessária para tornar seu site rastreável e indexável.
Esta é a visão de John Mueller, porta-voz do Google, em um comentário no Reddit.
Mas, mesmo que não haja um CMS “melhor”, isso não quer dizer que todos sejam iguais. Por exemplo:
- WordPress é simples de aprender e altamente personalizável;
- Shopify e VTex entregam as principais soluções para gestão e venda em e-commerce;
- Wix oferece funcionalidades básicas, mas pode ter limitações para projetos mais avançados;
- Drupal é um CMS mais robusto e complexo de usar, indicado principalmente para projetos maiores.
O impacto do CMS no SEO
Segundo John Mueller, hoje todos os CMS têm estruturas parecidas: geram arquivos HTML que podem ser rastreados pelos navegadores.
Logo, a escolha não prejudica nem favorece os sites – pois, do ponto de vista técnico, todos geram arquivos acessíveis ao Googlebot.
A explicação dele é a seguinte (com tradução e grifos nossos):
Qual parte do SEO seria diferente entre outros CMS e o WordPress? Eles geram HTML, são rastreáveis. Os CMS evoluíram muito desde os primeiros tempos; já não estamos em 2018, quando alguns deles usavam JS ou Flash (embora esse tipo de site também tivesse seu charme :-)). Também existe hospedagem gerenciada de WordPress.
De qualquer forma, do meu ponto de vista, para um site comum focado em conteúdo, não há nenhuma diferença fundamental de SEO entre os CMSs mais populares — até mesmo hospedagens estáticas com frameworks modernos funcionam bem.
Nem todos os CMS são iguais
O que John Mueller está dizendo é que não existe um CMS “milagroso”, capaz de melhorar sozinho os seus resultados de SEO.
Ainda assim, ele reconhece que há diferenças entre eles:
Não há nenhum ganho de ranqueamento por usar o WordPress. As funcionalidades podem variar, e ter código PHP personalizado é “divertido”, mas muitos sites simplesmente não precisam disso.
Entre essas diferenças estão recursos nativos que facilitam as otimizações, plugins, personalização, funções exclusivas para e-commerce, performance em métricas das Core Web Vitals, e por aí vai.
Portanto, a escolha deve ser feita com base nas necessidades específicas do seu site.
O que um CMS para SEO deve ter?
Como disse John Mueller, os principais CMS do mercado oferecem o mínimo para SEO.
Mas há diversos recursos adicionais que podem influenciar a escolha da plataforma. Eles podem estar disponíveis nativamente ou por meio de plugins.
São eles:
Dependendo do tipo de site, podem ser necessários recursos ainda mais específicos, como gestão de e-commerce.
__
Resumindo: escolher o CMS é importante, mas o resultado é influenciado muito mais por fatores como a qualidade do conteúdo, a autoridade da marca, a otimização técnica e a experiência da página.
Se você precisa de apoio na gestão do seu site – e na construção de uma estratégia que traga mais tráfego e negócios, entre em contato com a SEO Happy Hour!
Comentários