Modo IA tem buscas combinando imagem e linguagem natural

O Modo IA do Google recebeu algumas atualizações, e agora conta com novas funcionalidades. Uma delas é a possibilidade de fazer perguntas a partir da descrição do que você está pensando e receber resultados visuais

Por exemplo, no vídeo a seguir, é feita uma pesquisa “Me mostre inspirações maximalistas para o meu quarto”, e o Modo IA responde com imagens que se adequam ao tema. Em seguida, a pessoa continua na busca, dessa vez pedindo para refinar os resultados para tons mais escuros. 

Também será possível fazer buscas no Modo IA com o upload de uma imagem ou tirando uma foto. Ao clicar nas imagens que a IA te enviar, você é redirecionado para o site a que ela pertence, funcionalidade que vai ser usada em buscas comerciais no Modo IA. 

Integração do Modo IA com o Shopping Graph 

Outra novidade é a integração com o Shopping Grap. Com ela, você poderá descrever um tipo de produto que está buscando, e o Modo IA te responde com dicas e opções de produtos para comprar. 

O Shopping Graph é uma base de dados inteligente e em tempo real do Google, com mais de 50 bilhões de produtos. Para cada produto, o Shopping Graph reúne dados como: avaliações de clientes; ofertas e descontos atuais; variações de cores e tamanhos; e disponibilidade em estoque.

No exemplo abaixo, a pessoa busca por uma “calça jeans no estilo baggy, que não seja muito larga”, e o Modo IA responde explicando qual estilo de calça ela deve buscar, além de sugerir diversos produtos para compra online. 

É possível refinar os resultados a qualquer momento com novas instruções, por exemplo, “quero modelos com barra mais curta”.

Parece muito com a nova função que a OpenAI anunciou para o ChatGPT nos EUA, o Instant Checkout, em que podemos fazer compras direto pelo chatbot. Porém, no Modo IA, o produto é indicado, e você precisa clicar para visitar o site e finalizar a compra. 

Todas essas novidades têm por trás a tecnologia do Gemini 2.5, além de novas técnicas de análise visual, que permitem ao Google compreender imagens com mais profundidade, identificando tanto elementos principais quanto detalhes sutis. 

O recurso está sendo lançado primeiro em inglês e nos Estados Unidos, para todas as contas, e não só no Search Labs.

___

E aí, o que você achou da novidade? Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, YouTube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e do Google. 

  • Karine Sales

    Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *