Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 19/09/2025
4 min de leitura
O Google lançou um novo selo para lojistas chamado store widget. É um elemento interativo que os comerciantes podem adicionar ao seu site. Ele vai exibir informações importantes da loja diretamente no site, como:
O objetivo principal do store widget é eliminar a hesitação do comprador ao mostrar a legitimidade e a qualidade da loja, transformando visitantes em clientes.

Testes realizados em sites de empresas que usaram o store widget revelaram um aumento de até 8% nas vendas em 90 dias (em comparação com aquelas que não usaram).
Os widgets fazem parte do Store Quality Program, que define critérios para avaliar as lojas inscritas no Merchant Center.
Existem três versões do widget, que aparecem conforme o desempenho da loja, medido de acordo com experiência de envio e devolução, de navegação no site da loja, de compra e classificação da loja em múltiplas plataformas.
É o widget mais básico, destinado a lojas que estão a caminho de conquistar as outras duas classificações.
Isso significa que a loja está inscrita no programa (o que acontece automaticamente ao configurar uma conta do Merchant Center e ter produtos aprovados), mas sua pontuação ainda não é alta o suficiente para os badges superiores.

Para lojas com uma classificação alta no Google, mas que ainda não conquistaram o status de “Top Quality”. A loja precisa ter uma pontuação geral de qualidade classificada como “Boa” ou “Ótima”.

É a melhor classificação, destinado para lojas com o status de maior qualidade. Para alcançá-lo, uma loja deve ter uma Pontuação Geral de Qualidade classificada como “Excepcional”.
O status “Top Quality” é dinâmico; os critérios são atualizados regularmente, e uma loja pode ganhar ou perder o badge com base no seu desempenho contínuo em relação a todos os outros comerciantes na plataforma.

Vale lembrar que o widget é exibido automaticamente na sua conta do Merchant Center se você tiver uma conta corretamente configurada e com produtos aprovados, além de atender aos critérios do programa Store Quality.
Agora, vamos às instruções do próprio Google para adicionar o widget ao seu site. Para isso, você vai precisar fazer pequenas atualizações no HTML do site, o que pode exigir o suporte de alguém que conheça a função.
<!-- BEGIN MerchantWidget Code -->
<script id='merchantWidgetScript'
src="https://www.gstatic.com/shopping/merchant/merchantwidget.js"
defer>
</script>
<script type="text/javascript">
merchantWidgetScript.addEventListener('load', function () {
merchantwidget.start({
position: 'RIGHT_BOTTOM'
});
});
</script>
<!-- END MerchantWidget Code -->Atenção: por padrão, o widget fica fixado no canto inferior direito do site. Se você preferir que fique no lado esquerda, substitua o termo “RIGHT_BOTTOM” do código, por “LEFT_BOTTOM”.
Você também pode personalizar a posição do widget e a região. Se não for definido, o widget vai usar a lógica de globalização para determinar a região (que determina a região usando a localização do comprador).
___
Gostou da novidade? Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, Youtube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e do Google.
Comentários