Pular para o conteúdo

🍻SEO Happy Hour 10: Páginas De Categoria, E Pesquisa Semântica

Conteúdo de hoje:

  1. As páginas de categoria são umas das mais valiosas em um e-commerce quando falamos de SEO. Normalmente é através delas que a maioria do tráfego orgânico entra para palavras-chave topo de funil. Aprenda aqui como otimizar o conteúdo de páginas de categoria.
     
  2. Você já percebeu que o Google responde praticamente toda questão que você coloca em seu campo de busca hoje em dia? Por exemplo, você pode descobrir “quem apresenta o jornal nacional” digitando isso na pesquisa do Google. Quer saber como o Google faz isso? Usando pesquisa semântica.
     
  3. Sua audiência está pesquisando por “como” fazer/criar/etc algo que o seu produto ou serviço pode ajudar. Isso é um fato. Aprenda aqui como descobrir quais palavras-chave eles estão usando nessas pesquisas.

Como otimizar páginas de categoria

Por que é importante?

Há algumas semanas atrás, John Mueller, do Google, ao ser entrevistado por Marie Haynes  mencionou em que: “nós (Google) temos dificuldade de ranquear páginas de categorias em e-commerces que não possuem conteúdo além da lista de produtos”.

Além disso, ele adicionou dizendo que ter muito conteúdo no fim da página é igualmente ruim a não ter conteúdo nenhum, porque isso confunde o algorítmo do Google: “nossos algorítmos as vezes ficam confusos quando, em uma página, encontram uma lista de produtos no topo e um bloco grande de conteúdo abaixo e precisam identificar a intenção da página”.

Em outras palavras, o Google deve mostrar essa página quando alguém quer comprar ou quando alguém quer informação? Não pode ser ambos.

Aprendizados:

  1. Para o Google, é útil ter texto em uma página de categoria para entender melhor sobre o que a página se trata (assim como acontece com qualquer página, na verdade).
     
  2. Coloque o conteúdo o mais no topo da página possível, não apenas após a lista de produtos. Na visão do Google, se você adiciona conteúdo apenas após a listagem de produtos, você está basicamente dizendo que este conteúdo não é valioso para os usuários e que você criou ele apenas buscando melhorar seus resultados de SEO. Seja franco, ninguém scrolla até o fim da página buscando conteúdo em um e-commerce.
     
  3. Páginas de e-commerce são classificadas pelos buscadores como transacionais, então não adicione conteúdo informativo que não esteja alinhado com essa intenção de busca para não confundir mecanismos de busca.
     
  4. O conteúdo da sua página de categoria deve esclarecer as dúvidas mais comuns que as pessoas tem sobre os produtos ali listados ou informar sobre porque o seu site é o melhor lugar para a pessoa adquirir aqueles produtos, assim como um vendedor faria em uma loja física.

O que é pesquisa semântica?

Por que é importante? 

A pesquisa semântica é um processo de manipulação de informações usado pelos mecanismos de pesquisa para retornar resultados de busca mais relevantes. Ele se concentra no significado por trás das buscas, em vez da correspondência exata de palavras-chave.

O Google aprimora continuamente seus algoritmos e lança novas tecnologias, como o Knowledge Graph, Hummingbird, RankBrain e BERT, que melhoram ainda mais seus recursos de entendimento da linguagem natural e da intenção de pesquisa

Como adaptar seu SEO para a pesquisa semântica:

  1. Segmente por tópicos, não palavras-chave — hoje o Google já entende que palavras-chave semelhantes significam quase a mesma coisa e mostra as mesmas páginas para todas elas.
     
  2. Avalie a intenção por trás da pesquisa — observe as páginas que estão posicionando atualmente no Google para identificar a intenção por trás da busca antes de começar a escrever um novo conteúdo.
     
  3. Use HTML semântico — HTML semântico adiciona significado ao código para que as máquinas possam reconhecer blocos de navegação, cabeçalhos, rodapés, tabelas ou vídeos.
     
  4. Use a marcação de schema — você pode usar dados estruturados para marcar seu conteúdo e facilitar o entendimento por parte do algoritmo do Google.
     
  5. Crie relevância através de links — se a página A é vinculada a página B usando um link, elas tendem a serem vistas como conteúdos relacionados.

Encontrando oportunidades de conteúdo com “como”

Por que é importante?

Não importa quantos anos você tem ou qual é o seu nicho, se você precisar fazer algo que nunca fez, provavelmente vai ao Google ou YouTube e digita ‘”como” + realizar o que eu preciso’.

Fora isso, se você tiver um SaaS ou um produto, as pessoas terão dúvidas sobre como usá-lo ou como você pode ajudá-las a alcançar seus objetivos.

Aprendizados:

  1. Pergunte ao seu público. Faça uma enquete nas mídias sociais. Pergunte à sua lista de e-mail. Ligue para seus clientes. Seja qual for o seu método preferido, pergunte o que eles querem ver! Conheça melhor os desafios deles para criar um conteúdo que os atenda.
     
  2. Pesquise o que está sendo solicitado on-line. Você pode começar acessando AlsoAsked.com ou Answer the Public. Ambos permitem que você veja o que as pessoas estão perguntando na internet sobre um determinado tópico. Fora isso, olhe também para os conteúdos semelhantes que existem e veja o que as pessoas estão perguntando nos comentários. Existe alguma confusão? Algum ponto que ainda precisa ser explorado?
     
  3. Converse com seu time de vendas. Eles são os que estão “dando a cara a tapa” discutindo preocupações em potencial de seus clientes. Fale regularmente com o time de vendas para ficar atualizado sobre as perguntas que estão surgindo e que a equipe de marketing pode responder em seu conteúdo. Faça o mesmo com seu time de suporte ao cliente.

Entre em contato!

Quer saber mais sobre nossos serviços ou precisa falar com a gente?

Curitiba, PR – Brasil

Ao enviar a mensagem você concorda que entremos em contato com você através dos dados fornecidos acima.