Conteúdo de hoje:
- Aprenda como diagnosticar causas de lentidão na “Maior exibição de conteúdo” (LCP, na sigla em inglês), métrica do relatório do Google Page Speed Insights.
- 11 dicas para melhorar o seu processo de criação de conteúdo.
- 4 estratégias para otimizar seu conteúdo para buscas por voz.
Como diagnosticar lentidão no LCP

Por que é importante?
As novas métricas do Google Core Web Vitals vão ser um fator de ranqueamento em 2021, isso é um fato. O quanto antes você otimizar o seu site para essas métricas, melhor.
Uma pessoa perguntou ao Google como melhorar a velocidade do LCP (maior exibição de conteúdo) que aparece no relatório do Google Page Speed Insights. Confira a resposta do Google.
Diagnosticando quais recursos estão pesando o LCP:
- Vá até o site webpagetest.org.
- Digite a URL da página que você quer testar e clique em “Start Test”.
- Veja o relatório “Waterfall”, ele mostra todos os recursos que sua página está carregando e quanto tempo levou para ser carregado em milisegundos. Veja quais recursos estão levando mais tempo para serem carregados e foque em otimizá-los para que eles carreguem mais rápido no futuro. Se encontrar algo “sobrando” ali, remova do seu website.
11 dicas para melhorar seu processo de criação de conteúdo

Por que é importante?
Não importa se você é um blog, um site de notícias, um e-commerce ou um site institucional de empresa, você vai precisar produzir conteúdo para ter sucesso em sua estratégia de SEO.
No artigo acima, você encontra 11 dicas que irão fazer o seu processo de produção de conteúdo mais organizado e eficiente.
Aprendizados:
- Escreva sobre tópicos que as pessoas estão buscando. Parece óbvio, eu sei, mas muitas marcas não fazem uma pesquisa de palavra-chave antes de começarem a produzir conteúdo e acabam escrevendo “à toa”.
- Crie um esboço de conteúdo baseado em dados. Olhe o que os top rankings do Google têm em comum para a palavra-chave que você quer ranquear e inclua esses pontos no seu conteúdo também.
- Faça seu conteúdo fácil de ler e entender. Use imagens para dar um respiro no texto, evite parágrafos longos pois estes são difíceis de ler (especialmente no celular) e escreva da forma como você fala (isso também irá te ajudar na busca por voz).
4 estratégias para otimizar seu conteúdo para buscas por voz

Por que é importante?
O SEO para buscas por voz é a otimização de mecanismo de pesquisa baseada em voz, em vez de consultas digitadas manualmente. A pesquisa por voz é normalmente realizada por assistentes virtuais como o Google Assistant, Siri, Alexa e a Cortana.
Eu sempre fui cético sobre pesquisa por voz até alguns dias atrás. Eu pensava: as pessoas realmente buscam por voz? Mudei de opinião quando vi que, a cada 10 pesquisas que minha esposa faz usando o celular dela, 9 são por voz. Ou seja, as pessoas estão usando esse recurso.
Aprendizados:
- Escreva como você fala. Finja que está conversando com um amigo e tente escrever seu conteúdo como se estivesse respondendo as dúvidas dele.
- Responda as questões de forma sucinta. Ir direto ao ponto é fundamental. Use 40-50 palavras no máximo. Ah, essa estratégia também irá te ajudar a aparecer mais fácil como um Featured Snippet no Google.
- Foque em palavras-chave de cauda longa. As pesquisas por voz geralmente incluem termos com “o que”, “por que”, “qual”, “como”, etc. Ferramentas como o AnswerThePublic e o AlsoAsked.com (ambas gratuitas) podem te ajudar a encontrar perguntas que as pessoas fazem relacionado ao tema que você se propôs a tratar.
- Otimize para buscas locais. Pesquisas por voz frequentemente são geograficamente localizadas. Por exemplo, muitas pessoas usam a busca por voz para encontrar lugares físicos como restaurantes, etc.