Conteúdo de hoje:
- Como recuperar tráfego e potenciais vendas que estão indo para Páginas Não Encontradas (404) dentro do seu site usando o Google Analytics
- 20 motivos para criar descrições únicas para os produtos do seu e-commerce
- Analise o impacto do update do Google no seu site usando dados do seu Google Search Console com um relatório grátis do Google Data Studio
Como encontrar e corrigir Páginas Não Encontradas (404) usando o Google Analytics

Por que é importante?
Conforme sites vão crescendo, é normal páginas deixarem de existir. Às vezes o conteúdo deixou de existir (especialmente se for um e-commerce e estamos falando de produtos) e às vezes alguém mudou a URL e esqueceu de criar os redirects necessários.
Entretanto, se essas URLs ainda estão recebendo tráfego, é porque existem links para elas e as pessoas estão clicando nesses links. Nesse caso, a melhor estratégia é você redirecionar esse tráfego e relevância para outra área do seu site.
Como fazer:
- Abra uma página 404 do seu site e veja o título dessa página. Na grande maioria das vezes essa página possui “404” ou “Não encontrada” em seu título.
- Entre no Google Analytics e vá em Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas. Mude a Dimensão principal de “Página” para “Título da página”.
- Filtre pelo título da sua página 404, identificada no passo 1 e, então, clique em cima do título para a ver lista de URLs com esse problema.
- Adicione como Dimensão Secundária a origem/mídia para identificar de onde os acessos para essas páginas estão vindo.
- Corrija o problema alterando o link quebrado (seja no seu site ou em um terceiro) ou crie um redirect 301 dessa URL para uma URL que esteja funcionando e tenha o assunto parecido com o da URL quebrada.
20 Motivos para criar descrições únicas para os produtos do seu e-commerce

Por que é importante?
A grande maioria dos e-commerces e marketplaces hoje cometem um grande erro: usar a descrição que o fornecedor sobre o produto. Entretanto, escrever descrições com as suas palavras para seus produtos, pode fazer toda diferença em sua estratégia.
Listo abaixo os top 3 motivos e, para ver todos, entre no link do título dessa sessão.
Top 3 motivos:
- Melhora os rankings no Google. Não é segredo que o Google gosta de conteúdo único e de qualidade. Fora isso, o algoritmo consegue identificar que o conteúdo é duplicado e você dificilmente vai aparecer na frente do site em que o conteúdo apareceu primeiro.
- Aumenta a conversão. Nem sempre a descrição do fabricante responde às dúvidas do consumidor sobre aquele determinado produto. Se você escrever as descrições do seu produto, você consegue garantir que as dúvidas sobre o produto foram respondidas e o consumidor não precisará sair do seu site para buscar essa reposta em outro lugar.
- Diminui o custo da sua campanha de Ads. Com conteúdo único, o índice de qualidade da sua página será maior. Consequentemente, seu investimento em mídia será menor.
Template Grátis no Data Studio para avaliar impacto do Update

Por que é importante?
Analisar mudanças em rankings, cliques e impressões para uma determinada palavra-chave dia a dia não é algo fácil dentro do Google Search Console. Esse relatório criado pela Aleyda Solis torna esse trabalho extremamente fácil e visual.
Aprendizados:
- O relatório vai te mostrar os dados dos últimos 4 dias, comparado com os mesmo dias da semana anterior.
- Você pode acompanhar a evolução em cliques, impressões e ranking para as principais 40 palavras-chave e páginas do seu site.
- Além disso, é possível filtrar os dados por país, dispositivo, página ou palavra-chave.
- Para acessar o relatório, entre no post da Aleyda, clique no relatório e faça uma cópia. Recomendo comparar a semana do dia 4 a 8 de maio com a semana anterior.
🧙♂️ OUTROS LINKS INTERESSANTES
- Sabe quando você faz uma busca no Google o resultado é um vídeo no exato segundo com a resposta para o que você precisa? Aprenda como usar as timestamps do YouTube em sua estratégia de SEO.
- O último update do Google ainda está rodando, mas aqui você conferir as primeiras análises de ferramentas de SEO e quem caiu/cresceu ao redor do mundo.