Conteúdo de hoje
- Aprenda como os mecanismos de pesquisa, como o Google, funcionam– da classificação da palavra-chave buscada até a definição de quais páginas serão exibidas na página de resultados
- O Google atualizou sua documentação sobre Knowledge Graph, aquelas informações sobre empresas e pessoas que aparecem na lateral dos resultados de busca, sabe? Vale a pena dar uma olhada
- Porque a estratégia de marketing flywheel (bola de neve) é efetiva e exemplos de como você pode aplicar no seu negócio
Como os mecanismos de pesquisa funcionam

Por que é importante?
Acredite ou não, existem muitos SEOs e profissionais de marketing que não fazem a menor ideia de como mecanismos de pesquisa funcionam. Entender isso com certeza te fará um profissional de marketing melhor.
Atenção: ninguém sabe os segredos do algoritmo do Google e do Bing. Todos os dados apresentados abaixo são baseados em anos de estudo em como os mecanismos de pesquisa evoluíram e também em documentações sobre patentes de busca e tecnologias criadas por eles.
Os 5 passos para ranquear uma página:
- Classificação — nesse primeiro passo, o mecanismo de busca “aplica” uma categoria para o termo buscado, como YMYL (Your Money Your Life), busca local, conteúdo adulto, pergunta, etc.
- Contexto — após categorizar o termo, o mecanismo de busca processa informações ambientais e históricas (como o dispositivo que a pessoa está usando para fazer a busca, o local, hora do dia, etc) sobre o termo busca para melhor entender o que a pessoa está, de fato, buscando. Por exemplo, uma busca por “padaria” em São Paulo traz resultados diferentes da mesma busca em Curitiba.
- Avaliação — identificado o contexto do termo buscado, o mecanismo de busca “avalia” o quão valiosa cada página é com base nos mais de 200 fatores que ele possui, como, por exemplo, o quão rápida a página é, a qualidade de seu conteúdo, links, etc. É nessa fase também que o RankBrain – inteligência artificial do Google – mais trabalha.
- Layout — o buscador irá ver os possíveis formatos que as informações podem ser apresentadas e as informações disponíveis em seu índice para isso. Afinal, nem sempre o Google mostra os 10 tradicionais links azuis como resultado, às vezes o primeiro resultado é um vídeo, às vezes um knowledge panel, etc.
- Ranqueamento — avaliado todos os fatores acima, o mecanismo de busca apresenta a página de resultado com o que acredita melhor satisfazer a intenção de busca do usuário.
Google Knowledge Graph e knowledge panels

Por que é importante?
Para algumas buscas, o Google mostra uma caixa com informações sobre pessoas, lugares ou coisas. Essas caixas são chamas de knowledge panels.
Elas existem para ajudar de forma mais rápida um usuário a encontrar mais informações sobre um determinado tema. As informações presentes nos knowledge panels vem do Knowlegde Graph, que é basicamente uma grande enciclopédia virtual de fatos.
Aprenda como o Google popula essa enciclopédia e também como reportar informações incorretas.
Aprendizados:
- Knowledge Graph é um sistema que entende fatos e informações sobre “entidades” – uma pessoa, lugar ou coisa – através de matérias disponíveis na internet e também de bases de dados licenciadas. Essa biblioteca conta com mais de 500 bilhões de fatos sobre cerca de 5 bilhões de entidades.
- O Wikipédia é a fonte de informações mais citada nos knowledge panels, mas não é a única. Existem outras fontes de dados na internet como o site da própria empresa, dados governamentais, etc.
- A maioria dos knowledge panels podem ser “reivindicados” pela entidade que está citando, como uma pessoa ou empresa.
Como a estratégia de marketing Flywheel funciona

Por que é importante?
Você espera ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa? Com o Flywheel, sim!
Uma estratégia de marketing Flywheel é um conjunto de táticas que melhoram continuamente os resultados a cada aplicação, sem mudar o conjunto de táticas. É o famoso efeito “bola de neve”.
Um bom exemplo é uma estratégia de conteúdo e SEO, em que cada nova publicação no blog aumentará (muito provavelmente) seu tráfego total e também reduzirá o atrito com seu público porque ele passará a conhecer mais sobre você e/ou seu produto.
Para criar o efeito “bola de neve” você precisa:
- Uma tática (ou conjunto de táticas) que seja repetida consistentemente.
- Um sistema que, conforme você aplica as táticas, aumente sua audiência ou reduza o custo de aquisição de novos clientes.
- Seja escalável: a cada repetição reduza o atrito entre você e sua audiência.
🧙♂️ OUTROS LINKS INTERESSANTES
- @martinsplitt, do Google, respondeu a várias dúvidas de JavaScript relacionadas a SEO no JavaScript Office Hours do dia 20 de Maio. Vale a pena assistir.
- Procurando por uma forma de mensurar se sua estratégia de marketing de conteúdo está funcionando? Esse artigo mostra como usar o Google Data Studio para calcular o ROI de conteúdo. Muito bacana.
- Criar uma estratégia de SEO nao é um processo fácil, mas vale a pena. Esse artigo explica bem como criar uma estratégia de SEO em 7 passos.