Discover agora conta com posts de redes sociais e botão de seguir

O Google anunciou algumas novidades para o Discover. O feed agora contará com opções de personalização e conteúdos do X (antigo Twitter), Instagram e YouTube Shorts, além dos já tradicionais artigos de notícias. 

Será possível também seguir seus criadores e veículos de notícias favoritos, diretamente pela plataforma. E ao fazer isso, o feed mostrará mais conteúdo daquela fonte, incluindo artigos, vídeos e posts de redes sociais.

A atualização tem o objetivo de dar mais controle ao leitor, permitindo também que ele pré-visualize o conteúdo de um criador ou publisher antes de decidir segui-lo.

De acordo com o Google, a função “Seguir” já está disponível para aqueles que estiverem logados em sua conta do Google. Porém, as novidades devem ser implementadas aos poucos, então se ainda não chegou aí, logo deve chegar. 

Novos conteúdos no Discover

O Google Discover está passando por uma verdadeira transformação. Até então, a ferramenta funcionava, principalmente, como um canal para ler notícias e acessar sites tradicionais, normalmente ligados ao jornalismo. 

Agora, com essas mudanças, a plataforma se aproxima cada vez mais de um “algoritmo de recomendação de conteúdo”, similar aos feeds das redes sociais. Mas, com a curadoria do Google. 

Antes, as pessoas acessavam o Discover e encontravam conteúdo de diversos sites sobre temas de seu interesse. Agora, elas poderão criar seu próprio feed, selecionando e seguindo os publishers e criadores de conteúdo que mais gostarem. 

Isso tudo só reforça a importância de construir uma marca sólida, que as pessoas querem de fato seguir e consumir. 

Esta não é uma mudança isolada. Ela se alinha perfeitamente com outras atualizações recentes do Google, como a opção de selecionar “fontes preferidas” no Top Stories, indicando uma estratégia clara da empresa de oferecer resultados cada vez mais customizados. E isso pode ter várias implicações para quem faz SEO. 

O impacto das novidades do Discover

As novidades anunciadas pelo Google criam mais um espaço para o conteúdo de redes sociais alcançar mais pessoas. Além disso, o botão “seguir” é um sinal direto de interesse, o que pode ajudar a estabilizar e aumentar o tráfego vindo do Discover.

É uma chance de criar uma audiência mais fiel, com mais engajamento e tráfego consistente no longo prazo.

Porém, se antes apenas produtores de notícias estavam na plataforma, agora eles vão ter que dividir espaço com produtores de conteúdo. Na minha visão como jornalista, penso em como isso pode se tornar mais um local para propagação de notícias falsas. Será que o Google está preparado para moderar o Discover? 

Mas isso é uma opinião minha! O Rafa Simões, por exemplo, disse que já está usando o novo recurso e que está curtindo, com um feed mais direcionado para o que ele realmente quer ver.  

___

E você, o que achou da novidade? Conta pra gente! Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, Youtube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e IA.

  • Karine Sales

    Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *