Erro soft 404: o que é, como identificar e corrigir?

Parte da estratégia de SEO é ter um código adequado que não prejudique a experiência dos visitantes do seu site. E isso também é verificado pelo Google e conta como um fator de classificação na hora de aparecer nos resultados de pesquisa. 

Um erro que pode acontecer é o Soft 404, que diferentemente do erro 404 – página não encontrada, retorna uma resposta OK para o servidor. Esse tipo de erro pode prejudicar sua estratégia e classificação no Google. 

Vamos compreender um pouco melhor sobre o assunto, aprendendo a identificar e corrigir o Erro Soft 404? 

O que é Erro Soft 404?

O erro soft 404 ocorre quando uma página é interpretada como “não encontrada” ou “404 – página não encontrada”, mas na verdade está retornando para o servidor um código de resposta 200 (OK) em vez de um código de resposta 404 (não encontrado).

Ter esse tipo de erro no seu site pode ser um problema para os mecanismos de busca. Isso porque eles podem interpretá-lo como um sinal de que a página está OK (status 200) quando na verdade ela não está mais disponível, o que pode fazer com que mecanismos de busca indexem páginas que não deveriam.

Por que o Erro Soft 404 acontece? 

Normalmente, o Erro Soft 404 ocorre por causa de três principais motivos: 

  • Conteúdo está ausente ou de baixo valor: quando o conteúdo está completamente ausente ou há muito pouco dele (também conhecido como conteúdo de baixo valor), o servidor responderá com um código de status 200, o que significa que a solicitação da página foi bem-sucedida. Entretanto, como a qualidade do conteúdo da página é baixa, ela pode ser considerada como uma página Soft 404 pelo Google;
  • Remoção de páginas: quando as páginas são removidas ou excluídas do site, mas o servidor retorna um código de resposta 200 com uma mensagem de erro de “página não encontrada” em vez de um código de resposta 404;
  • Configurações do servidor: se o servidor estiver configurado incorretamente, ele pode estar retornando um código de resposta 200 em vez de um código de resposta 404 para páginas que não existem mais.

Sabendo as possíveis causas que podem levar a esse erro, fica mais fácil identificá-lo em seu site.

Como identificar um Erro Soft 404?

Para identificar um Erro Soft 404, você pode usar o Google Search Console ou o Screaming Frog. Essas ferramentas podem rastrear todas as páginas do seu site e verificar se alguma delas está retornando um código de resposta 200, mas apresentando uma mensagem de “não encontrado” para o usuário.

Passo a passo: identificando o Erro Soft 404 no Google Search Console

Para identificar um Erro Soft 404 no Google Search Console, siga estes passos:

  1. Acesse o Google Search Console e selecione o site que você deseja verificar;
  2. No menu lateral esquerdo, selecione “Páginas” no menu “Indexação”;
  3. Na guia “Por que as páginas não foram indexadas”, você poderá conferir todos os erros de indexação, entre eles o de Erro Soft 404. Clicando nele, você verá quais as páginas que estão apresentando o erro.
Na imagem mostramos como aparece o Erro Soft 404 na guia de erros de indexação no Google Search Console

Seguindo esses passos, você poderá identificar e corrigir o erro Soft 404 no Google Search Console para garantir que seus usuários possam acessar o conteúdo correto e evitar problemas de SEO.

Como corrigir o Erro Soft 404?

Para corrigir o Erro Soft 404 é preciso analisar primeiro qual a situação da página que está apresentando o erro. Veja a seguir como proceder em cada situação: 

Quando a página e conteúdo não existem mais

Se a página e o conteúdo não existem mais, você pode corrigir o Erro Soft 404 fazendo com ela abra com o status 404 e também fornecendo uma mensagem de erro mais clara e instruções para os visitantes do seu site. Em vez de apresentar uma mensagem genérica de “não encontrado”, apresente uma mensagem personalizada que informe aos usuários que a página ou conteúdo não está mais disponível e forneça sugestões úteis sobre o que eles podem fazer a seguir.

Algumas sugestões úteis que você pode incluir em sua mensagem personalizada são:

  • Sugira outras páginas relevantes em seu site que possam ser úteis para o usuário;
  • Forneça um link para a página inicial do seu site ou para uma categoria relevante que possa ajudar a encontrar o que está sendo procurado;
  • Ofereça um campo de pesquisa para que os usuários possam pesquisar por conteúdo relacionado;
  • Forneça informações de contato para que os visitantes possam te encontrar caso precisem de ajuda adicional.

Além disso, é importante atualizar seus links internos e externos para apontar para o conteúdo correto ou atualizar o link para uma página relevante, se possível. Isso pode ajudar a reduzir o número de erros Soft 404 no futuro.

Quando a  página está em outra URL

Se a página que está retornando o Erro Soft 404 foi movida para outra URL, a correção é simples. Basta redirecionar a página antiga para a nova URL usando um redirecionamento 301 (redirecionamento permanente). 

Isso informará aos mecanismos de pesquisa que a página foi movida permanentemente para uma nova URL e vai transferir o “valor de SEO” da página antiga para a nova URL.

Quando a página e conteúdo ainda existem

Se a página e o conteúdo ainda existirem, mas estiverem sendo sinalizados como um erro Soft 404, isso geralmente ocorre porque o conteúdo da página está sendo interpretado pelo Googlebot como de baixa qualidade. Isso pode ser devido a problemas no código da página (ela não renderiza seu conteúdo corretamente) ou na forma como o conteúdo está estruturado e sendo apresentado..

Para corrigir o erro Soft 404 nessa situação, siga estas etapas:

  1. Verifique se o código da página está retornando um código de resposta HTTP 200 OK. Se a página estiver retornando um código de resposta 200, corrija-o para retornar um código de resposta 404;
  2. Veja se o conteúdo da página está presente e disponível para o usuário. Verifique se todos os elementos da página, como imagens, vídeos e outros arquivos, estão sendo carregados corretamente. Verifique também se os links internos e externos da página estão apontando para os lugares corretos;
  3. Observe se o título e a meta-descrição da página estão corretamente configurados. Eles devem ser descritivos e relevantes para o conteúdo da página;
  4. Analise se a página está configurada corretamente no arquivo robots.txt e se não há bloqueios de rastreamento ou exclusões indevidas;
  5. Verifique se a página está sendo indexada corretamente pelo Google. Você pode fazer isso usando a ferramente de “Inspecionar URL” do Google Search Console;
  6. Se a página tiver sido recentemente atualizada ou movida para uma nova URL, certifique-se de que todas as referências à página antiga tenham sido atualizadas para a nova URL;
  7. Se o problema persistir, você pode tentar atualizar a página através do Google Search Console. Para fazer isso, vá para o Google Search Console, selecione a propriedade do site, e então submeta a URL com problema na ferramenta de “Inspecionar URL” e solicite ao Google que a rastreie novamente.

Seguindo essas etapas, você poderá corrigir o erro Soft 404 e garantir que a página seja indexada corretamente pelo Google.

Página hackeada gerando Erro Soft 404

Quando um site é invadido por hackers, as páginas afetadas podem apresentar um Erro Soft 404. Mesmo depois de limpar o site e remover qualquer código malicioso, o Google continua a exibir o aviso de invasão, impedindo que o site seja acessado pelos usuários.

Veja abaixo como o aviso aparece no resultado do Google:

O exemplo mostra um resultado de pesquisa do Google em que, abaixo do nome e URL da página, o Google exibe um aviso falando que o site pode ter sido hackeado.

Na imagem, temos um exemplo que mostra um resultado de pesquisa do Google em que, abaixo do nome e URL da página, o Google exibe um aviso falando que o site pode ter sido hackeado.

Isso acontece porque o Google considera que um erro Soft 404 pode ser causado por um site invadido e, portanto, continua a exibir o aviso mesmo depois que o problema foi resolvido. Para corrigir o problema, é necessário solicitar uma revisão manual do site pelo Google, explicando que o erro foi causado por uma invasão e que o site já foi corrigido.

No entanto, o autor também ressalta que essa revisão manual pode levar algum tempo e, enquanto isso, o site continuará a ser exibido como invadido para os usuários do Google. Por isso, é importante tomar medidas de segurança para proteger seu site contra invasões e evitar que esse problema ocorra novamente.

Precisa de ajuda com sua estratégia de SEO?

Um site sem erros tem muito mais chances de ter suas páginas indexadas com rapidez, impactando na classificação nos resultados de pesquisa do Google. Por isso, sempre fique atento às suas páginas e utilize o Google Search Console para analisar se não há erros que prejudiquem seus resultados. 

Lembrando que a SEO Happy Hour é especialista em SEO e pode te ajudar em todo o processo de auditoria e de enriquecimento do conteúdo do site. Conte com a gente para chegar nas primeiras posições do Google! Clique aqui e solicite um orçamento

Até mais! 👋

  • Rafael Simões

    Rafael Simões

    CEO da SEO Happy Hour e especialista com mais de 13 anos de experiência em SEO. Ajudo empresas a aumentarem seu tráfego, vendas e leads com estratégias de SEO e CRO.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *