Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 07/10/2024
5 min de leitura
A canibalização de palavras-chave é quando múltiplas páginas do seu site ranqueiam pelo mesmo termo de busca. Em outras palavras, elas “competem” no Google, disputando o mesmo espaço, o que leva à diluição de tráfego.
Normalmente o problema é causado por:
Na prática, seria algo como:
Como o nome sugere, na canibalização, uma página “come” o tráfego das outras. Ou seja, a sua estratégia deixa de ser otimizada, porque você investiu tempo na criação de duas páginas, mas teria melhores resultados com apenas uma delas.
A canibalização é particularmente ruim quando as múltiplas páginas compartilham a mesma intenção de busca. Nesse caso, o site efetivamente perde tráfego orgânico, pois são duas páginas disputando o mesmo lugar.
Há situações em que as páginas competem em palavras-chave específicas, mas se complementam para outras expressões. Atualmente, páginas ranqueiam para várias palavras-chave ao mesmo tempo. Por isso, é importante fazer uma análise contextualizada das páginas canibalizadas, para ver se isso está de fato causando prejuízos ao site.
A principal forma é encontrar as páginas que almejam classificação para a mesma palavra-chave. Existem várias formas de fazer isso:
Depois de descobrir as páginas e palavras-chave que estão canibalizando, você pode consolidá-las ou deletá-las.
Ao fazer isso, você indica ao Google quais são as páginas mais relevantes, cria conteúdos mais relevantes e potencialmente soluciona problemas de linkagem entre as páginas.
Significa basicamente combinar as informações de diferentes páginas em uma só, que será mais completa e relevante.
Imagine que seu site tem páginas sobre os seguintes temas:
Se elas estiverem canibalizando, você pode combinar o conteúdo delas em uma página chamada Guia completo para adestrar cães.
Esse guia será publicado na URL da página com a melhor performance em SEO. Normalmente, é a que está em melhor posição para palavras-chave importantes.
Depois, delete as outras duas páginas e adicione o conteúdo delas para a URL para a que ficou, tomando cuidado para não ficar repetitivo.
A última etapa é corrigir todos os links internos para as páginas deletadas. Substitua todos pela URL correta.
Faça isso apenas se as páginas que estão canibalizando estiverem muito desatualizadas, tiverem pouco conteúdo, ou suas informações acrescentarem pouco valor.
Antes de deletar, analise todas as palavras-chave para as quais ela ranqueia. Se houver termos relevantes para o seu negócio, mantenha a URL como está e atualize o conteúdo, focando nestas expressões.
Se deletar mesmo a página, corrija os links internos.
A tag noindex indica que os buscadores devem ignorar completamente aquela URL. Ou seja, ela desaparecerá completamente do Google.
Use apenas em último recurso para resolver a canibalização, já que possivelmente há formas de aproveitar aquela página de outras maneiras dentro da sua estratégia de SEO.
A canonical tag indica ao Google qual é a URL “prioritária”. Ela deve ser usada apenas em caso de conteúdo muito semelhante, praticamente réplica. Nessa situação, selecione a URL principal e a marque como canônica.
A melhor forma de prevenir a canibalização é através de uma estratégia de conteúdo sólida para SEO.
Quando criar páginas, considere sempre a intenção de busca e compare com o que já foi publicado. Se houver similaridades, considere atualizar uma URL que já existe, ao invés de criar novas.
Além disso, faça auditorias de conteúdo constantes. A frequência depende do tamanho do seu site, mas tente fazer pelo menos uma por ano.