Google anuncia Core Update de novembro de 2024

Nesta segunda-feira (11), o Google anunciou seu novo Core Update. A expectativa é que demore cerca de duas semanas para ser completamente implementado. 

Por enquanto, o Google não divulgou nenhuma informação sobre o que exatamente está mudando. Tudo o que sabemos é que o update acontecerá.

O Google apenas informou que “é uma atualização para continuar nosso trabalho de melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa mostrando mais conteúdo que as pessoas acham realmente útil, e menos conteúdo que parece ter sido feito só para aparecer bem na Pesquisa Orgânica”.

Como funciona e o que muda no Core Update?

Os Core Updates são as atualizações dos sistemas de classificação do Google. São mudanças amplas na forma como o Google escolhe quais sites exibir. Por isso, é comum ver muita oscilação na Pesquisa Orgânica durante a implementação. E aumento ou redução de tráfego depois da implementação, dependendo do que mudou.

As últimas atualizações do Google foram relacionadas ao conceito de conteúdo útil. Nas ocasiões, o Google deu algumas pistas sobre o que estava mudando.

Desta vez foi diferente. Não sabemos de nada – na verdade, quando este texto foi escrito, o update ainda nem estava na lista oficial de atualizações do buscador.

Há alguns fatores que permitem fazer algumas suposições: 

  • Estamos em um período de fim de eleições e início de muita atividade no comércio;
  • Recentemente o Google se reuniu com produtores de conteúdo para discutir a qualidade da Pesquisa Orgânica – mas sabemos que os feedbacks desse encontro não devem influenciar a atualização.

Update em tempos de comércio aquecido

Rafael Simões, CEO da SEO Happy Hour, já esperava o update, pois estamos em uma época onde o comportamento de busca muda bastante: 

A minha hipótese é que o Google fez mudanças em seus algoritmos por conta das eleições dos Estados Unidos (e também do mundo, tivemos eleições por aqui de prefeitos, por exemplo) e agora que a eleição lá já passou, estão ajustando seus algoritmos para a época de fim de ano onde o varejo é superaquecido por conta de Black Friday e Natal.

São momentos diferentes, que requerem critérios diferentes para classificar os sites. As eleições são muito sensíveis às fake news e em novembro e dezembro as pessoas pesquisam muito produtos, o que pode exigir ajustes nos sistemas.

Update sem recuperação para afetados pelo HCU

O HCU é a atualização de conteúdo útil do Google, lançada no fim de 2023. Muitos sites que publicam conteúdo de alta qualidade perderam tráfego no período. 

Atualizações seguintes prometeram melhorar os resultados, principalmente para donos de sites pequenos ou independentes. Até aconteceu em alguma medida, principalmente a partir de agosto, mas não é o caso agora. 

Em outubro de 2024, o Google fez um evento com criadores de conteúdos afetados pelo update. Eles deram diversos feedbacks para a equipe de engenharia, mas um porta-voz do Google explicou que nada daquilo seria levado em conta para a próxima atualização.

O update já estava na esteira, então não havia tempo de levar as críticas e sugestões em conta para ajustar os sistemas. Talvez isso seja feito em updates futuros.

Logo, se você foi afetado pelo HCU, não espere ver milagres nos seus gráficos por causa desse core update. 

O que muda para o meu site?

É difícil fazer previsões sobre como os sites serão afetados. Ainda mais nesse update, onde não temos nenhuma informação sobre o que está sendo ajustado. 

Como boas práticas gerais, sempre recomendamos:

  • Continuar fazendo SEO normalmente;
  • Analisar com atenção os gráficos;
  • Esperar a atualização acabar para identificar se houve quedas de tráfego; 
  • Não mudar a estratégia tentando “adivinhar o que é melhor”.

Por aqui, seguimos acompanhando as novidades. Assim que mais informações sobre a atualização forem divulgadas, compartilharemos aqui no blog da SHH e nos nossos canais em redes sociais (LinkedIn, YouTube, newsletter e podcast).

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *