Google enfrenta denúncia na Europa por causa das AI Overviews

Um grupo de editoras independentes apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra o Google, alegando que o recurso AI Overviews prejudica seriamente veículos de mídia e outros produtores de conteúdo

O grupo pede uma medida provisória urgente para evitar danos considerados irreparáveis à concorrência e ao acesso à informação jornalística.

Quem está por trás da queixa?

Confira quem são as organizações que apresentaram a denúncia contra o Google:

  • Independent Publishers Alliance: Associação sem fins lucrativos que representa editoras independentes;
  • Movement for an Open Web: Grupo que reúne anunciantes digitais e editoras;
  • Foxglove Legal Community Interest Company: Organização britânica que defende justiça e transparência no setor de tecnologia.

Os grupos defendem que o AI Overviews ameaça a sobrevivência do jornalismo independente e pedem que reguladores europeus e de outros países ajam para garantir o direito de escolha e a sustentabilidade do setor.

Queixas semelhantes já foram apresentadas ao órgão regulador do Reino Unido e refletem preocupações vistas também nos Estados Unidos, onde empresas alegam queda de audiência e assinantes devido ao AI Overviews.

Os principais pontos da denúncia

As editoras alegam que não podem impedir que seus conteúdos sejam usados para treinar os modelos de IA do Google ou para serem exibidos nos resumos, a não ser que optem por sair completamente dos resultados de busca – o que prejudicaria ainda mais sua visibilidade e receita. 

Para não aparecer no AI Overview ou não ter seu conteúdo usado nos resumos de IA, é preciso bloquear o Googlebot, e aí nem nos resultados orgânicos seu site aparece mais. 😓

A queixa afirma também que a Visão Geral de IA reduz o número de visitantes, leitores e a receita das editoras, já que as pessoas encontram as respostas diretamente no Google e deixam de clicar nos links originais. Isso gera queda no tráfego, e já falamos sobre lá no canal da SEO Happy Hour:

O Google exibe seus resumos de IA no topo da página, o que, segundo os editores, desvaloriza o conteúdo original e dificulta a competição justa por audiência.

Uma pesquisa da Similarweb aponta que há uma correlação clara entre as AI Overviews e a redução de cliques em sites de jornais:

Pedido de intervenção

O grupo solicita que a Comissão Europeia obrigue o Google a permitir que as editoras possam optar por não participar do AI Overviews sem serem removidas dos resultados gerais de busca e que haja compensação justa pelo uso do conteúdo.

Este caso está diretamente relacionado ao debate levantado pela Cloudflare sobre o controle do uso de conteúdo por ferramentas de IA do Google. A empresa anunciou medidas para bloquear bots de IA e está pressionando o Google para oferecer uma solução técnica que permita bloquear especificamente o uso de conteúdo em AI Overviews, sem prejudicar a indexação tradicional nos resultados de busca. 

O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, se mostra confiante de que o Google acabará cedendo a essa demanda, refletindo uma pressão crescente do mercado. Recentemente, a empresa já lançou um recurso chamado Pay Per Crawl para ajudar sites a receberem compensação financeira quando seu conteúdo é usado por uma IA.

O que o Google diz

A big tech afirma que o recurso cria novas oportunidades para que conteúdos e empresas sejam descobertos, enviando bilhões de cliques para sites todos os dias.

Além disso, a empresa também argumenta que variações no tráfego podem ocorrer por diversos fatores, como sazonalidade e atualizações de algoritmo, e que as alegações dos editores se baseiam em dados incompletos.

O que é o AI Overviews?

Caso você tenha caído aqui de paraquedas… 

O AI Overviews (ou Visão Geral de IA) são aqueles resumos gerados por inteligência artificial exibidos no topo dos resultados de busca do Google, acima dos links tradicionais. 

Exemplo/Print de uma AI Overview que responde à pergunta "quanto tempo leva para chegar a lua"

O recurso já foi lançado em mais de 100 países e utiliza conteúdos de sites, inclusive de portais de notícias, para compor as respostas apresentadas diretamente na página de busca. E como você já deve imaginar, o Google não paga nada aos criadores do conteúdo para usar esses textos. 

Como as grandes marcas lidam com a queda de tráfego

A constatação é: SEO já não gera tanto tráfego quanto antes. É um fato que as inteligências artificiais acabam suprindo boa parte das dúvidas das pessoas, e quando elas buscam por algo no Google, acabam nem clicando em um resultado porque o próprio resumo de IA já vai responder o que elas querem. 

O mercado está num momento de grandes mudanças, então o ideal é se manter informado e ter mente que perder cliques não significa perder receita. Aqui no nosso site você confere: 

  • Um dossiê completo com estatísticas sobre o impacto real das AI Overviews para quem produz conteúdo digital; 
  • Análise detalhada sobre a queda de tráfego de grandes sites (não são só os pequenos a serem afetados) e como eles estão lidando com isso. 

Lembre-se: estar por dentro do que está acontecendo é essencial para saber como agir neste momento!

Vamos continuar acompanhando os desdobramentos deste caso e publicar aqui no site da SEO Happy Hour. Para não perder, siga-nos no LinkedIn, no YouTube e publicamos uma newsletter semanalmente.

  • Karine Sales

    Jornalista com especialização em Cinema, possui mais de 8 anos de experiência dedicados à criação de conteúdo estratégico para diversas plataformas.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *