Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 07/08/2024
3 min de leitura
A página “em alta” do Google Trends tem diversos novos filtros para navegar por tendências em tempo real. Antes era possível ver apenas estimativas de cliques, agora é possível aplicar uma série de filtros diferentes.
A nova versão é assim:
Antes, a página era a seguinte:
Além da atualização estética, diversos novos recursos estão disponíveis, como:
Ao clicar em cada tendência, você pode acompanhar as pesquisas nas últimas 24h, por meio da tela “explorar”. O mesmo acontece ao clicar em um termo de pesquisa relacionado.
O principal benefício da mudança é que agora mais informações são exibidas na tela em alta. Antes, era possível apenas ver alguns poucos detalhes e o volume de busca sobre cada assunto.
Agora, é possível explorar em mais detalhes e buscar tendências com mais facilidade.
Isso é especialmente útil para portais de notícia ou outros tipos de domínios cuja estratégia de SEO está pautada em conteúdos que estão em alta no momento. Também é interessante para quem produz conteúdo regional, graças à possibilidade de ver as trends em cada estado.
Fora as possibilidades de conteúdo, também é uma forma interessante de fazer análises comparativas ou só de descobrir curiosidades mesmo.
Por exemplo, “orkut login” teve um aumento de buscas no Espírito Santo, no dia 5 de agosto. Curioso né?
Importante: apesar de exibir uma coluna de “volume de pesquisa”, este volume não é absoluto. Isso porque o Google Trends não processa literalmente todas as pesquisas sobre um assunto. Lembre-se disso se quiser usar a ferramenta para pensar em palavras-chave.
Este post do blog da SEO Happy Hour explica em detalhes como o Trends coleta e processa dados. Recomendamos a leitura!
__
Gostou da novidade?
Pessoalmente, curti bastante – além de ficar mais fácil de navegar, achei a tela nova bem mais bonita. 😁
Se você não quer perder nenhuma novidade sobre os produtos Google, siga-nos no LinkedIn e acompanhe nossa newsletter e podcast.
Comentários