Google lança oficialmente AI Mode nos Estados Unidos; veja os principais recursos

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 20/05/2025

  • Tempo de leitura da notícia.

    6 min de leitura

O AI Mode do Google já está disponível nos Estados Unidos. É uma experiência completamente nova de usar o buscador, muito mais próxima das ferramentas conversacionais de IA, como o ChatGPT.

Ao pesquisar e selecionar o “Modo IA”, as respostas são geradas diretamente na tela e você pode interagir com elas. Elas apresentam resultados em texto, os sites usados como referência, imagens, mapas, entre outros formatos de conteúdo, dependendo da pesquisa realizada.

O AI Mode foi anunciado em março em fase experimental. Em alguns meses, deve chegar a outros países, incluindo o Brasil. O anúncio foi feito no Google I/O 2025.

A novidade tem potencial de mudar radicalmente o mercado de SEO. É uma transformação completa na forma como as pessoas interagem com conteúdo, o que pode representar também alterações em métricas importantes como tráfego e CTR.

Por enquanto, o AI Mode é um “modo extra” no Google. Ou seja, a pesquisa tradicional ainda é exibida aos visitantes. Mas existe a teoria de que ele será o padrão no futuro – mas ainda é cedo para dizer.

Como o AI Mode funciona?

O AI Mode foi descrito como um passo importante na transformação da pesquisa Google de informação para inteligência. 

Elizabeth Reid, Chefe de Pesquisa no Google, descreve o sistema da seguinte forma:

É a nossa mais poderosa ferramenta de pesquisa com IA, com pensamento mais avançado, multimodalidade e a habilidade de fazer pesquisas mais aprofundadas, com perguntas adicionais e links para sites úteis.

O sistema do Google fragmenta cada questão em subtópicos e faz uma série de perguntas sobre eles. Assim, monta uma resposta complexa, sem que a pessoa precise fazer múltiplas pesquisas em sequência para chegar até a resposta desejada.

O AI Mode usa o Gemini 2.5, o modelo de linguagem mais inteligente do Google. Ele também estará presente nas AI Overviews nos Estados Unidos.

Quais são os recursos do AI Mode?

Várias possibilidades de uso do Modo IA foram divulgadas no Google I/O 2025:

  • Pesquisas mais aprofundadas;
  • Pesquisas em tempo real;
  • Agentes de IA;
  • Recursos para e-commerce;
  • Contexto pessoal;
  • Visualização de dados

Pesquisas profundas

O Modo IA tem um recurso chamado “Deep Search”, ou “Pesquisa Profunda”. 

Ele gera respostas altamente complexas e detalhadas. Para isso, realiza dezenas (ou até centenas!) de buscas de forma praticamente simultânea. Em seguida, gera uma página com múltiplos elementos, como imagens, textos e vídeos. 

Pesquisas em tempo real

O Modo IA terá pesquisas multimodais que podem ser feitas em tempo real. 

Você pode gravar algo que está acontecendo e fazer uma pergunta para a IA sobre o que está vendo. Isso permite explicar conceitos complexos ou complementar a sua pesquisa. 

O recurso é potencializado por outros produtos Google, como o Project Astra, o protótipo de “assistente de IA universal do Google”, e o Google Lens. 

Agentes de IA

Agentes de IA permitem que um robô realize tarefas para você. O Modo IA do Google terá “capacidades agênticas” para facilitar a pesquisa.

Isso impacta principalmente pesquisas que se relacionam com alguma tarefa, como comprar ingressos para algum evento ou fazer reservas em um restaurante.

Por meio dos agentes de IA, o Google fará mais do que apenas exibir as opções disponíveis. Ele fará pesquisas sobre preços, disponibilidade, promoções, entre outros aspectos. Depois, o AI Mode fará uma comparação entre os resultados, para exibir os mais relevantes.

Inicialmente estará disponível para pesquisas sobre ingressos para eventos, reservas para restaurantes e consultas locais. O Google trabalhará junto com empresas como Ticketmaster para o recurso (mas não há detalhes sobre como exatamente será a parceria). 

Recursos para compras

Agora será possível fazer compras diretamente pelo Google. O Google anunciou uma série de recursos para compras no modo IA, que serão lançados nos próximos meses nos Estados Unidos.

As principais novidades incluem:

  • Exibição de produtos dentro das AI Modes. Você poderá interagir com os resultados, criando novos filtros e vendo novos produtos;
  • Provar produtos virtualmente. Basta enviar uma foto ao Google para gerar uma imagem sua vestindo o produto, para ver como fica;
  • Monitorar preços. Basta escolher o produto e o agente de IA do Google acompanhará os preços em diversos sites para te indicar as quedas. É parecido com o recurso do Google Flights;
  • Comprar direto pelo Google. Se quiser, você pode definir as suas preferências de compra e adquirir o produto direto pelo Google, sem fazer o checkout na loja.

Contexto personalizado

Em breve, o Modo IA será personalizado com base nas suas pesquisas anteriores e no uso de outros produtos Google.

Será possível habilitar uma função para analisar toda a sua atividade para entregar respostas mais personalizadas. 

Por exemplo:

  • Se você estiver viajando e pedir dicas de atrações turísticas, o Google entregará eventos que estão acontecendo nas datas da viagem;
  • Se você gosta de restaurantes com espaços abertos, eles serão mais frequentes nas pesquisas.

Recursos para visualização de dados

Se a sua pesquisa envolver análises de dados, o AI Mode irá gerar gráficos e tabelas personalizados para você explorar.

O exemplo apresentado no Google I/O 2025 foi de análises de baseball. Será possível, por exemplo, comparar quem joga melhor em casa ou se um design específico de tacos influencia a taxa de vitórias de um time.

Inicialmente está disponível para pesquisas sobre esportes e finanças.

O futuro da IA no Google

A Inteligência Artificial será parte fundamental da Pesquisa do Google daqui em diante. Os recursos devem ficar cada vez mais presentes, tanto na pesquisa tradicional, quanto em modos de IA.

Isso ficou evidente no primeiro dia de Google I/O, que falou de Inteligência Artificial literalmente o ano inteiro (e teve até o Gemini jogando Pokémon).

Elizabeth Reid descreve as AI Overviews como “um dos lançamentos mais bem-sucedidos do Google na última década”.

Quando as pessoas usam as AI OVerviews, vemos que elas estão mais felizes com as respostas e pesquisam mais. Em nossos maiores mercados, como Estados Unidos e Índia, as AI Overviews estão aumentando o volume de buscas em cerca de 10%.

A principal dúvida é: como fica a situação de quem depende de tráfego gerado por SEO? Diversas pesquisas apontam impacto negativo causado pelas AI Overviews. Logicamente, o Google I/O não abordou nada disso.

__

Estamos atentos aos impactos do AI Mode nos Estados Unidos, pois é uma forma de “antecipar” possíveis impactos em sites brasileiros, quando o recurso for lançado por aqui. Para não perder nada, acompanhe a SEO Happy Hour no LinkedIn e no YouTube, e inscreva-se em nossa newsletter.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *