Google Discover estará disponível também em desktops

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 09/04/2025

  • Tempo de leitura da notícia.

    3 min de leitura

A tela inicial do Google mudará em breve! No Search Central Live em Madrid, no dia 9, a big tech revelou planos de trazer o Discover para os computadores, diretamente na home do buscador.

Os planos fazem parte de uma iniciativa de expandir o Discover, que atualmente está disponível apenas para dispositivos móveis em navegadores e no aplicativo do Google.

Veja abaixo alguns registros feitos por participantes do evento: 

Ainda não há data para o lançamento, mas já é possível imaginar como a novidade pode alterar as estratégias de produção e distribuição de conteúdo.

Testes do Discover em desktops

O anúncio é novo, mas desde 2023 já havia testes do Discover em desktops. O experimento foi feito apenas na Índia e mostrava uma série de cards de conteúdo logo abaixo da tradicional barra de pesquisa do buscador.

No dia 5 de abril de 2025, novos testes apareceram, no mesmo formato. Dessa vez, foi nos Estados Unidos.

Qual a importância de ter o Google Discover em desktops?

A principal vantagem dessa ampliação do Discover é maior visibilidade e mais tráfego orgânico, principalmente para portais de notícia e demais sites que monetizam conteúdo.

Hoje, o recurso está disponível apenas para quem usa o buscador em celulares e tablets. Se aparecer também em buscadores, sites terão ainda mais oportunidades de atrair visitantes qualificados.

Na visão de Rafael Simões, CEO da SEO Happy Hour, isso é ainda mais importante no contexto das IA overviews, que estão “tirando” tráfego de sites para determinados tipos de busca. Uma cobertura maior do Discover tem potencial de ajudar a equilibrar os números. 

Como usar o Google Discover em SEO?

O Google Discover oferece sugestões personalizadas para cada visitante, com base nos seus comportamentos de busca. Ele prioriza alguns tipos de conteúdo, como os mais chamativos e que abordam tendências ou temas em alta.

Logo, quem quer aparecer no Discover precisa fazer algumas adaptações simples de redação e de linha editorial. Isso inclui adequação de imagens, testes para criar títulos chamativos, espaço para conteúdo noticioso ou de tendências, entre outros.

Quando o recurso for lançado para desktop, essas atualizações no jeito de fazer conteúdo provavelmente se tornarão mais relevantes.

Para entender os detalhes, recomendamos a leitura do guia do Google Discover da SEO Happy Hour. Compilamos as informações mais importantes sobre ele – que continuarão sendo válidas para computadores.

Em resumo, as principais estratégias para obter tráfego via Google Discover são:

  • Criar posts atualizados, sobre temas do momento;
  • Evitar temas sugestivos;
  • Usar imagem destacada com pelo menos 1200px de largura;
  • Analisar os posts que mais trazem tráfego via Discover para identificar padrões que funcionam com a sua audiência.

Vale destacar que, apesar do Discover tem alto potencial de gerar tráfego, não é aconselhável depender demais dele. Em geral, o conteúdo recomendado pelo Google é muito mais volátil do que a Pesquisa Orgânica tradicional.

__

Gostou da novidade? Por aqui, estamos bem ansiosos para ver como será essa implementação. 👀

Se você precisa de apoio para se adaptar ou gerar mais tráfego para o Google Discover, entre em contato com a gente! Temos anos de experiência gerando visibilidade no recurso para portais de notícia e outros tipos de site. 

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *