Google começa a implementar Discover em desktops

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 19/05/2025

  • Tempo de leitura da notícia.

    3 min de leitura

O Google Discover está oficialmente disponível para computadores em alguns países e regiões. Por enquanto, está disponível na Austrália, Nova Zelândia e no Japão. Os primeiros registros foram postados no Twitter (X) na sexta-feira (16).

Geralmente, recursos do tipo são liberados aos poucos e costumam demorar alguns meses para chegar ao Brasil.

Em abril, noticiamos os planos de trazer o Discover para computadores. Provavelmente teremos um anúncio oficial ou novidades no Google I/O 2025, nos dias 20 e 21 de maio.

Como funciona o Discover em desktops?

No computador, o Discover tem a mesma aparência que em celulares. Na página inicial do Google, logo abaixo da caixa de pesquisa, aparecem cards com conteúdos, personalizados de acordo com os hábitos de navegação de cada pessoa.

O conteúdo é composto principalmente por notícias e temas em alta. Além disso, há informações complementares, como cotação de ações, resultados de partidas de futebol, entre outras.

Quando acessei o Google do Japão, por meio da URL https://www.google.com/?hl=ja&gl=JP, já foi possível ver o Discover, sem precisar usar VPN.

Tentando acessar pelas URLs do Google na Austrália (https://www.google.com/?gl=au) e Nova Zelândia (https://www.google.com/?gl=nz), não aparece. Foi necessário usar uma VPN para ver o Discover. Possivelmente isso acontece porque o recurso ainda está sendo implementado.

O Discover para desktops também exibe anúncios, em um formato muito parecido com os resultados orgânicos. A única diferença é a palavra “sponsored” (patrocinado) abaixo da meta descrição.

Quando o Discover para computadores chega ao Brasil?

Ainda não há data oficial para lançamento do recurso por aqui, nem registros do Discover aparecendo no Brasil, até a data de publicação deste post (manhã do dia 19 de maio).

Normalmente, as novas funcionalidades do Google são implementadas de forma gradual. Também foi assim com as AI Overviews, que foram lançadas muito antes nos EUA e só depois chegaram ao Brasil.

Qual é o impacto do Discover em desktops?

Ainda é cedo para pensar no impacto do Discover para SEO, mas provavelmente ele será uma fonte relevante de tráfego orgânico.

Na visão de Rafael Simões, CEO da SEO Happy Hour, é importante se atentar para dois cenários:

O principal ponto de atenção é a volatilidade do Discover. Em celulares, é um canal que “oscila” muito mais do que a Pesquisa Orgânica tradicional. 

Recentemente, aqui no Brasil também houve uma queda generalizada de acessos vindos do Discover. Não sabemos se, com a ferramenta disponível em computadores, haverá mudança nesse cenário. 

__

Ansioso pelo Discover para desktop? Por aqui, estamos curiosos para ver como ele impactará o desempenho de sites. 👀 Estamos acompanhando todas as novidades, incluindo os anúncios no Google I/O 2025. 

Para não perder nada, siga-nos no LinkedIn e no YouTube, e inscreva-se em nossa newsletter.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *