Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 23/04/2024
3 min de leitura
Em conferência, Gary Illyes explica que links não são fundamentais para uma página aparecer em destaque no buscador.
Segundo Gary Illyes, engenheiro do Google, links estão perdendo importância para SEO com o passar dos anos. Os algoritmos estão mudando para levá-los menos em conta do que no passado. A citação é um trecho da participação de Gary no evento SERP Conf., na Bulgária, em 19 de abril.
No palco do evento, Gary afirma que os links já foram mais relevantes no passado:
“Precisamos de poucos links para classificar uma página. Ao longo dos anos, tornamos os links menos importantes”.
Patrick Stox, da equipe de Produto do Ahrefs, publicou o trecho no Twitter. Gary Illyes respondeu com a frase “eu não deveria ter dito isso”, provavelmente imaginando a repercussão entre a comunidade de SEO.
Esta não é a primeira vez que o Google afirma que links não são mais centrais para seus algoritmos.
Ao longo dos anos, analistas do Google têm falado sobre a importância reduzida dos links em SEO. Não significa que a linkagem seja desnecessária, mas que não é a parte mais importante do trabalho.
Em 2022, Gary afirmou na Pubcon que a maioria dos sites pode aparecer no Google sem links.
John Mueller fez declarações parecidas no podcast Search Off the Records, em 2022. Ele imagina links perdendo importância conforme os algoritmos adotam outras formas de contextualizar o conteúdo de uma página.
Duy Nguyen, da equipe de qualidade de Pesquisa, disse o mesmo em vídeo do SEO office-hours. Ele afirmou que os backlinks são menos relevantes hoje do que quando a pesquisa do Google começou, já que agora há centenas de sinais para avaliar a relevância de uma página. Veja no vídeo abaixo:
Apesar dos exemplos recentes, há um relato de 2014 sobre a importância reduzida dos links.
Na época, Matt Cutts, ex-engenheiro do Google, fez a previsão de que os links seriam menos importantes no futuro. A afirmação é parecida com a de John Mueller: com o algoritmo ficando mais complexo, há diferentes sinais para avaliar um conteúdo. Logo, os links ficam menos relevantes.
___
Alguns profissionais de SEO consideram que o Google não é realmente transparente em declarações desse tipo. Ou que a big tech se refere ao papel dos links no processo de descoberta de páginas, não de classificação.
Seria um caso clássico de “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.
Por aqui, seguimos sem fazer link building e acreditando que há melhores formas de investir tempo e dinheiro em estratégias de SEO.
Para conhecer nossa abordagem (e entender em detalhes porque evitamos link building), inscreva-se em nossa newsletter, ouça nosso podcast e siga nossa página no LinkedIn!
Comentários