Em conferência, Gary Illyes explica que links não são fundamentais para uma página aparecer em destaque no buscador.
Segundo Gary Illyes, engenheiro do Google, links estão perdendo importância para SEO com o passar dos anos. Os algoritmos estão mudando para levá-los menos em conta do que no passado. A citação é um trecho da participação de Gary no evento SERP Conf., na Bulgária, em 19 de abril.
No palco do evento, Gary afirma que os links já foram mais relevantes no passado:
“Precisamos de poucos links para classificar uma página. Ao longo dos anos, tornamos os links menos importantes”.
Patrick Stox, da equipe de Produto do Ahrefs, publicou o trecho no Twitter. Gary Illyes respondeu com a frase “eu não deveria ter dito isso”, provavelmente imaginando a repercussão entre a comunidade de SEO.
I shouldn't have said that… I definitely shouldn't have said that
— Gary 鯨理/경리 Illyes (so official, trust me) (@methode) April 19, 2024
Esta não é a primeira vez que o Google afirma que links não são mais centrais para seus algoritmos.
O histórico do Google sobre a importância de links
Ao longo dos anos, analistas do Google têm falado sobre a importância reduzida dos links em SEO. Não significa que a linkagem seja desnecessária, mas que não é a parte mais importante do trabalho.
Em 2022, Gary afirmou na Pubcon que a maioria dos sites pode aparecer no Google sem links.
Links are important but not as important as most people think. You can still rank without links: @methode@pubcon#pubcon
John Mueller fez declarações parecidas no podcast Search Off the Records, em 2022. Ele imagina links perdendo importância conforme os algoritmos adotam outras formas de contextualizar o conteúdo de uma página.
Google's @johnmu about the future of links in the latest SOTR podcast: I imagine over time the weight on links will drop off a bit as Google gets better at understanding where your content fits within the context of the web. https://t.co/eUGsF1EPDqpic.twitter.com/5cGQCY6s6t
Duy Nguyen, da equipe de qualidade de Pesquisa, disse o mesmo em vídeo do SEO office-hours. Ele afirmou que os backlinks são menos relevantes hoje do que quando a pesquisa do Google começou, já que agora há centenas de sinais para avaliar a relevância de uma página. Veja no vídeo abaixo:
Posicionamento da big tech é antigo
Apesar dos exemplos recentes, há um relato de 2014 sobre a importância reduzida dos links.
Na época, Matt Cutts, ex-engenheiro do Google, fez a previsão de que os links seriam menos importantes no futuro. A afirmação é parecida com a de John Mueller: com o algoritmo ficando mais complexo, há diferentes sinais para avaliar um conteúdo. Logo, os links ficam menos relevantes.
___
Alguns profissionais de SEO consideram que o Google não é realmente transparente em declarações desse tipo. Ou que a big tech se refere ao papel dos links no processo de descoberta de páginas, não de classificação.
Seria um caso clássico de “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.
Por aqui, seguimos sem fazer link building e acreditando que há melhores formas de investir tempo e dinheiro em estratégias de SEO.
Para conhecer nossa abordagem (e entender em detalhes porque evitamos link building), inscreva-se em nossa newsletter, ouça nosso podcast e siga nossa página no LinkedIn!
Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).
Comentários