Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 08/01/2026
2 min de leitura
O Google confirmou que está personalizando algumas respostas geradas por IA, incluindo as AI Overviews e Modo IA. A informação foi dada por Robby Stein, VP de Produto do Google, durante um podcast da CNN.
De acordo com Stein, essa personalização ainda é experimental e limitada. Um exemplo que ele deu foi do uso de sinais de comportamento do usuário: quem costuma clicar mais em vídeos, passa a ver mais resultados em vídeo em destaque.
Vale lembrar também que o Google já havia falado que iria mostrar mais conteúdo UGC (criado pelo usuário) nos resultados de IA, porque também já tinham percebido que as pessoas gostavam deste tipo de conteúdo.
A ideia da big tech é evoluir essa personalização gradativamente, para levar resultados mais relevantes e que respondem à intenção de busca das pessoas.
Durante a conversa, Stein também explicou o motivo da criação de um atalho direto para o Modo IA (g.ai). O Google percebeu que muitas pessoas estavam adicionando o termo “IA” às buscas para forçar respostas geradas por inteligência artificial.
O atalho surge como uma forma de atender essa demanda de maneira mais direta.
Recentemente, também notamos por aqui o botão do Modo IA direto na barra do navegador – para algumas pessoas da equipe a função já existia, para outros foi novidade.

___
O que você achou da novidade? Conta pra gente! No mais, continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, YouTube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO, IA e do Google.
Comentários