ChatGPT lança novo modelo, que escreve e pesquisa melhor do que os anteriores

Nesta quinta-feira (7) o ChatGPT lançou seu mais novo modelo, o GPT-5. Ele representa um “salto de inteligência” em relação aos modelos anteriores, com melhor capacidade para pesquisar e escrever.

No anúncio oficial, a OpenAI o descreve como “o melhor colaborador para escrita até aqui”. 

Se com modelos “inferiores” a internet já foi tomada por conteúdo escrito por IA, só podemos imaginar que será ainda pior agora. E que os textos ficarão mais sofisticados e ainda mais difíceis de diferenciar. 

O modelo será disponibilizado para todos. Assinantes do plano Plus podem usar mais vezes e assinantes do plano Pro terão acesso a uma versão ainda mais avançada. 

Os detalhes do novo modelo

O GPT-5 foi apresentado como um sistema unificado capaz de entregar alta performance em escrita, matemática, programação e atividades relacionadas à saúde e percepção visual.

Na prática, isto significa que ele pode resolver problemas mais difíceis e “pensar” com mais clareza em quais ferramentas internas usar para responder cada tipo de prompt.

Um detalhe importante é que, supostamente, o ChatGPT alucina menos e gera respostas mais diretas, sem tantas firulas e emojis, como ocorre nas versões anteriores.

Evolução na habilidade de escrita

O anúncio oficial do modelo traz um detalhe bem interessante: a escrita é um dos principais casos de uso do ChatGPT. E, supostamente, o novo modelo é superior aos demais na tarefa, principalmente quando envolve escrita criativa.

Veja abaixo a tradução da declaração da OpenAI:

GPT-5 é nosso colaborador de escrita mais capaz até agora, apto a ajudar você a transformar ideias brutas em textos envolventes e impactantes, com profundidade literária e ritmo. Ele lida de forma mais confiável com textos que envolvem ambiguidade estrutural, como manter um pentâmetro iâmbico sem rima ou versos livres que fluem naturalmente, combinando respeito à forma com clareza expressiva. Essas melhorias tornam o ChatGPT mais eficiente para ajudar em tarefas do dia a dia, como redigir e revisar relatórios, e-mails, memorandos e muito mais. 

Nota do redator: “um pentâmetro iâmbico” é um padrão métrico de poesia. Tive que pesquisar pra entender o que era. Que exemplo específico, credo.

O que essa evolução representa para SEO?

Essa atualização do ChatGPT importa especialmente por causa das habilidades de escrita do modelo.

Sabemos que redação é uma das primeiras tarefas a ser delegadas para a IA. Logo, é interessante ter ferramentas mais capazes.

O que se espera é mais agilidade, pesquisa mais rápida e mais controle sobre o tom de voz e a estrutura.

Dentro dessa lógica, cabe questionar:

  • Isso nos levará a uma enxurrada ainda maior de textos escritos inteiramente por IA?
  • Veremos mudanças de estilo, como diminuição do uso de travessões, emojis e estruturas “tradicionais” do ChatGPT?
  • Ele se adaptará melhor ao estilo de comunicação e de escrita de cada pessoa?
  • O novo modelo criará conteúdos menos rasos e com aquela cara de “putz, olha lá o ChatGPT de novo”?
  • Vai ficar (ainda mais) difícil usar detectores de IA para descobrir se um texto foi escrito pelo novo modelo?

Enquanto não temos respostas para estas perguntas, vale relembrar o básico: buscadores não punem conteúdo gerado por IA, desde que ele tenha alta qualidade, tanto de escrita quanto de informação.

Por mais avançado que seja o GPT-5, aqui na SEO Happy Hour não recomendamos em hipótese alguma que você delegue a sua produção de conteúdo para ele.

Teste o novo modelo e veja do que ele é capaz, mas tenha um processo claro de revisão antes de publicar os textos no seu site ou na sua rede social.

As “personalidades” do GPT-5

O GPT-5 também traz a possibilidade de definir uma personalidade para o Chat, que pode ser configurada e customizada por cada pessoa. 

As “personalidades iniciais” são o Cínico, o Robô, o Ouvinte e o Nerd. Não há muitos detalhes sobre como eles funcionam, além de que “se adaptam ao seu estilo de comunicação”.

__

Para acompanhar as principais mudanças no ChatGPT e os seus impactos no mercado de SEO, siga o nosso LinkedIn, inscreva-se no YouTube e assine nossa newsletter!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *