Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales
Atualizado em 17/09/2025
4 min de leitura
Um estudo da Centerfield, empresa de marketing digital dos EUA, divulgou como os americanos estão usando a inteligência artificial no dia a dia, especialmente para buscar informações na internet e fazer compras.
Os dados foram compartilhados com exclusividade ao Search Engine Land, mas infelizmente não tivemos acesso ao estudo, apenas à matéria do portal que resume as informações.
A seguir, trouxemos os principais resultados em português e a nossa opinião sobre o estudo.
De acordo com o estudo, 87% dos adultos americanos leem os resumos gerados por IA que aparecem nos resultados de busca (como o AI Overview do Google). Além disso, 89% relatam já ter usado ferramentas de IA ou chatbots (como ChatGPT, Gemini, etc.).
A pesquisa também mostrou como as pessoas usam os resumos de IA, mostrando que:
No que diz respeito ao uso da IA para realizar compras, o estudo mostrou que 84% das pessoas de todas as faixas etárias já usaram a IA para ajudá-las em suas jornadas de aquisição. O objetivo do uso da IA varia entre as seguintes opções:
A pesquisa “Centerfield Gen-AI Consumer Survey” foi feita online, em julho de 2025, com 4.604 adultos americanos (o público foi escolhido a fim de representar a demografia americana por idade, sexo, etnia, renda e moradia, seguindo os parâmetros do Censo dos EUA). A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
O interessante dessa pesquisa é que ela mostrou como as pessoas estão usando a inteligência artificial, o que nos dá ideias de como podemos explorar a intenção de busca para produzir conteúdos/criar páginas que servem exatamente para o tipo de resultado que as pessoas buscam nas IAs.
Porque mostra como será o futuro das decisões de compras no mundo.
Apesar de serem dados dos EUA, ainda é interessante observar esse comportamento, porque é lá que os principais produtos de IA são desenvolvidos. Além disso, grandes empresas de tecnologia costumam começar testes de novas funções lá e depois ir expandindo, chegando depois ao Brasil.
Esse estudo da Centerfield indica que os consumidores já estão usando a IA. A forma como as pessoas buscam informação e decidem suas compras está mudando rapidamente.
Por isso, a visibilidade da marca nos resumos de IA não é mais opcional. Se uma marca não aparece nas respostas geradas pela IA, ela está perdendo a atenção do consumidor, que já confia nessas ferramentas.
Muitas empresas estão despreparadas neste momento. A adoção da IA pelo público em geral está avançando mais rápido do que a capacidade das marcas de se adaptarem a esse novo cenário. Elas precisam descobrir como “otimizar” sua presença para esse futuro das buscas guiadas por IA.
Apesar disso, a pesquisa orgânica ainda é líder no quesito de busca de informações na web. Então você não precisa mudar absolutamente tudo na sua estratégia focando apenas em IA, principalmente se sua empresa opera no Brasil. O ideal é acompanhar as tendências e ter profissionais informados sobre IA no seu negócio.
___
Se você quer ser uma marca que sai na frente e ser a primeira opção para a IA e seus possíveis clientes, entre em contato com o nosso time da SEO Happy Hour. Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, Youtube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e IA.
Comentários