Google amplia o Modo IA com mais autonomia e personalização

O Google anunciou duas grandes mudanças para o Modo IA: capacidades de agente de IA, para executar pesquisas complexas pelas pessoas, e personalização de resultados. Por enquanto, são apenas experimentos disponíveis nos EUA.

Os testes começaram pelos segmentos de gastronomia. Por isso, se você lida com restaurantes e negócios locais, vale ficar de olho. Se as novidades forem bem aceitas, devem ser expandidas nos próximos meses, inclusive para outros países. 

As duas iniciativas fazem parte de tendências de IA generativa, presentes em diversas plataformas. Inclusive, personalização e autonomia são parcialmente responsáveis pelo sucesso do ChatGPT.

Veja mais sobre as novidades e como elas mudam o cenário do SEO. 

Modo IA facilita reservas em restaurantes

O Modo IA agora pode fazer pesquisas para os visitantes, quando eles buscam por restaurantes.

Em vez de comparar manualmente todos os sites e clicar neles para ver as opções de reserva, é a IA que faz isso.

O visitante apenas pesquisa algo como “quais restaurantes veganos com Curitiba aceitam reservas para sexta-feira, dia 23, às 19h?”. O Modo IA acessará diversas páginas de restaurantes e criará uma resposta com links para a página de reserva de todas as opções pesquisadas.

Como funciona: o recurso funciona com base na integração com parceiros (OpenTable, Resy, Tock, Ticketmaster, entre outros), grafo de conhecimento do Google, Google Maps e o Project Mariner, braço de agentes de IA da Alphabet.

Qual o impacto para SEO: antes, pesquisas desse tipo resultavam em vários cliques a diferentes portais. Agora, o Google faz o trabalho de acessar e comparar todos. Ao entregar o resumo, ele incentiva o clique apenas na opção “vencedora”, no momento de fazer a reserva.

Para ser considerado na escolha, você também precisará de uma marca forte, com boas avaliações, e de um site facilmente rastreável, com informações claras de contato e reservas.

Como ativar: a experiência está sendo implementada primeiramente para assinantes do Google AI Ultra nos Estados Unidos. 

Recomendações personalizadas

Outra novidade, também para restaurantes, é a recomendação de restaurantes com base nas suas conversas anteriores com o Modo IA. 

Imagine duas pessoas pesquisando “restaurantes perto de mim”. Uma delas adora carne, a outra é vegana.

Para a mesma pesquisa, uma receberá sugestões de churrascarias, a outra de restaurantes vegetarianos. 

Segundo o Google, será possível ajustar o nível de personalização.

Por enquanto, vale só para restaurantes, mas o Google já tem outras ações de personalização para o Modo IA, busca tradicional e Google Shopping.

Por enquanto, vale só para restaurantes, mas no futuro deve englobar outras sugestões também, como roupas, resultados sobre futebol, entre outras.

Como funciona: além dos critérios de classificação convencionais, o Google usará recursos de memória do Gemini para fazer recomendações com base no seu perfil.

Qual o impacto para SEO: a busca está mais dinâmica. No Google tradicional, a primeira página é sempre igual. Agora, a mesma pesquisa pode resultar em pesquisas diferentes. Provavelmente, um número maior de sites receberá tráfego e quem clicar terá maior probabilidade de converter.

Como ativar: já está disponível para quem se inscreveu nos experimentos do Modo IA no Google Labs, nos EUA. 

Compartilhar pesquisas

Por fim, o Google também disponibilizou um recurso para compartilhar conversas com o Modo IA

É igual a compartilhar um conteúdo de rede social. Você seleciona o botão de “compartilhar” e abre na tela uma lista de opções.

Expansão global do Modo IA

O Google também anunciou que está expandindo o Modo IA para outros países, incluindo o Brasil. O Modo IA estará disponível em inglês para 180 novos países.

Segundo o comunicado oficial, a proposta é “expandir o acesso para mais linguagens e regiões em breve”. Supostamente, o Modo IA em português brasileiro será lançado em algumas semanas. 

__

Os novos recursos do Modo IA ainda não estão disponíveis no Brasil, mas vale a pena ficar de olho neles para saber quais caminhos o Google quer seguir daqui pra frente. 

Para não perder nenhuma atualização, acompanhe a SEO Happy Hour no LinkedIn e no YouTube e inscreva-se em nossa newsletter.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *