Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales
Atualizado em 28/08/2025
4 min de leitura
Em um comunicado feito por Robby Stein, do Google, a empresa anunciou que está testando uma série de mudanças no Modo IA, com o objetivo principal de incentivar as pessoas a clicar e visitar os sites citados nas respostas.
A ideia é encontrar uma forma melhor de exibir links, que seja útil tanto para as pessoas, fornecendo mais contexto, quanto para os sites, gerando tráfego. Os testes ocorrerão nas próximas semanas.
Foram mencionadas três mudanças no comunicado. São elas:
Stein afirmou que o trabalho é contínuo e que o objetivo de longo prazo é exibir mais hiperlinks, tornando a experiência mais conectada com a web. Ele alertou que pode haver flutuações nos resultados durante o período de testes.
1/ Excited about the work the team is doing to create AI experiences in Search that highlight useful links and encourage onward exploration. We’ve been experimenting with how and where to show links in ways that are most helpful to users and sites, and you’ll be seeing some of…
— Robby Stein (@rmstein) August 25, 2025
Esse anúncio foi feito no dia 25 de agosto de 2025. No início do mês, em 8 de agosto de 2025, publicamos uma matéria sobre um artigo da Liz Reid, Vice-Presidente de Pesquisa do Google, dizendo que a IA não prejudica o tráfego orgânico.
Mas se não prejudica, por que fazer mudanças visando mais cliques?
Pois é, está bem difícil confiar no Google em meio a essas contradições.
Além disso, a big tech ainda não fornece aos donos de sites dados de cliques do Modo IA como é hoje. E provavelmente não vai fornecer esses dados tão cedo. Então como a gente vai saber se essas mudanças vão realmente aumentar o tráfego?
O fato de o Google estar “testando mudanças para incentivar cliques” é uma forma de admitir que o Modo IA está sim prejudicando o tráfego para os sites.
E a gente já sabia disso, já que o modelo fornece respostas diretas e resumidas que não incentivam as pessoas a clicarem nos sites, o que gera pesquisas zero clique.
Em meio a essas mudanças, é preciso abraçar a adaptação.
A estratégia de SEO não pode mais se resumir a ranquear palavras-chave, e o foco deve ser em aumentar a autoridade da marca no seu segmento de mercado. Sua empresa deve se posicionar como fonte primária e porta-voz para o tópico que domina.
Paralelamente, é vital diversificar as fontes de tráfego e reduzir a dependência do Google. O objetivo final deve ser construir uma marca tão forte que as pessoas venham até você, independentemente das mudanças de algoritmos.
___
E você, o que achou da novidade? Conta pra gente nos comentários! Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, Youtube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas novidades do universo do SEO e IA.
Comentários