Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales
Atualizado em 15/07/2025
4 min de leitura
Uma pesquisa da BrightEdge com 750 profissionais de marketing digital revelou que 68% das organizações estão ajustando suas estratégias de busca e colocando as equipes de SEO para lidar com a otimização para IAs.
No entanto, ainda falta apoio de outras áreas, como Conteúdo, Relações Públicas e Liderança, o que pode impactar de forma negativa o sucesso dessas estratégias.
O estudo avaliou como as empresas estão lidando com os avanços da IA, principalmente no quesito das buscas, além de perguntar aos entrevistados como eles estão se sentindo com esta nova era de pesquisas por informações.
Faz total sentido que SEO esteja à frente dos processos de IA, já que muito do conhecimento original de SEO (dos buscadores tradicionais), ainda é relevante para sites que querem ser mencionados em plataformas de IA.
Mas vamos conferir um pouco mais do que essa pesquisa revelou.
Muitos ainda se sentem inseguros e com medo em relação aos recursos de IA, e a maioria adota uma postura de “esperar para ver”. Especificamente sobre as AI Overviews do Google, tivemos os seguintes números:
É importante que, como profissionais, a gente possa entender que a inteligência artificial veio para ficar. E não, não é hora de largar o osso e sair chorando pelos cantos.
É fundamental continuar ajustando sua estratégia de SEO conforme as mudanças vão acontecendo. Assim, você continuará se posicionando com confiança e tranquilidade mesmo em meio ao caos.
Seja qual for sua posição neste momento, te indicamos a leitura do nosso artigo que fala sobre as mudanças na pesquisa do Google e como você deve se preparar para elas.
A pesquisa da BrightEdge também mostrou que a busca por IA não se limita ao Google: 45% das organizações estão focando em estratégias para outras plataformas como ChatGPT, Claude e Perplexity.
Isso é bem importante, já que cada plataforma de IA generativa já está lançando seus sistemas de busca e até seus próprios navegadores.
Por fim, a BrightEdge recomendou monitorar a presença da marca em todos os mecanismos de IA e reforçou que as empresas que conseguirem transformar otimismo e cautela em confiança estratégica sairão na frente nesse novo cenário de buscas.
Bom, a verdade é que sim. Hoje, ainda não podemos escolher se queremos nosso texto só no Gemini, ou só nas AI Overviews ou só na busca tradicional. É tudo ou nada.
Para outras IAs até existem formas de bloquear, mas aí… Será que vale a pena? Uma vez que são plataformas que podem gerar visibilidade para o seu negócio?
A boa notícia é que as estratégias de otimização para IA (GEO) são extremamente parecidas com as de SEO. Então, se você já trabalha com SEO, vai ter muito menos trabalho para ajustar seu site para as buscas em IAs. Aqui, por exemplo, temos uma documentação do que você deve fazer para aparecer na IA do Google e outra sobre como ter seu texto lido corretamente pelas LLMs.
__
E você, está preparado para essa nova era da informação?
Não deixe de seguir nosso LinkedIn para se informar sobre SEO, IA etc. Além disso, se inscreva no YouTube e assine nossa newsletter.
Comentários