Ficou com a impressão de estar vendo menos o trecho em destaque na pesquisa do Google? Pois é, ele está aparecendo cada vez menos, enquanto os resumos gerados por IA crescem na mesma proporção.
A descoberta é da Ahrefs, que investigou 1 milhão de páginas de resultados da pesquisa orgânica.
Eles também perceberam que o número de sitelinks, que são as listas de URLs associadas a um resultado, disparou desde março de 2025.
Veja abaixo um resumo dos snippets do Google – e como eles mudam a forma de otimizar sites.
AI Overviews substituem trecho em destaque
O trecho em destaque é uma resposta curta a uma pergunta, exibida direto na tela do Google.
As AI Overviews são um substituto desse modelo. Provavelmente, no futuro, veremos cada vez menos snippets destacados.
Perceba que as proporções de crescimento e queda estão em sintonia. Isto confirma algumas falas de Sundar Pichai, CEO da Alphabet, sobre o futuro das buscas na internet. Em 2024, ele considerou as AI Overviews como uma “evolução natural” do trecho em destaque.
O que muda para quem faz SEO: durante anos, havia a dica de “otimizar textos para trechos em destaque”. Provavelmente isto não surtirá mais efeito. Além disso, já está bem documentado que as AI Overviews causam quedas na taxa de cliques dos sites.
Os snippets que mais aparecem
Além das AI Overviews, sitelinks demonstraram um crescimento enorme desde janeiro de 2025. Em muitos casos, ambos aparecem juntos.
O campo de painel de conhecimento também está mais frequente. Há um pequeno aumento no campo de discussões e perguntas adicionais.
Segundo pesquisa feita pelo especialista em SEO Brodie Clark, o sitelink que mais está aparecendo permite ao visitante acessar um ponto específico da página, sem ler todo o conteúdo.
Ou seja, em vez de começar a ler um artigo de blog desde o início, a página já aparece direto em algum H2 específico.
O que muda para quem faz SEO: não há grandes mudanças, na verdade. Esse snippet possivelmente resulta em seções mais curtas, pois a pessoa não precisa ler a página inteira. No entanto, não é necessário mudar nenhuma estratégia de otimização – basta seguir usando heading tags para organizar o conteúdo.
Os recursos que estão aparecendo menos
Por outro lado, cards do Google Shopping, snippets em destaque, sitelinks pagos e cards de mídia paga estão aparecendo menos do que em relação a janeiro de 2025.
A equipe da Ahrefs não chegou a esboçar nenhuma hipótese sobre o porquê isso pode estar ocorrendo.
No entanto, Ryan Law, gerente de conteúdo da plataforma, acredita que pode ter relação com as AI Overviews. Ele crê que o recurso será implementado em escala cada vez maior, para diferentes tipos de busca, inclusive as comerciais. Logo, haveria menor incidência de outros tipos de recursos.
O que muda para quem faz SEO: a princípio, não muda nada. Para aparecer nas AI Overviews e em demais recursos de busca, você deve seguir as mesmas boas práticas de SEO de sempre.
Quando as mudanças aconteceram
Ao que tudo indica, o “ponto de virada” do Google foi o Core Update de março de 2025. Foi a partir deste ponto que as AI Overviews e os sitelinks começaram a crescer na SERP.
Como os dados foram obtidos
A Ahrefs analisou 1 milhão de páginas de resultados da Pesquisa Orgânica, para 15 tipos diferentes de busca.
Ela acessou dados de janeiro de 2025 e de junho do mesmo ano. Em seguida, comparou ambos para entender qual foi o crescimento e a queda de cada recurso da SERP.
Veja os dados completos:
Recurso
Visibilidade atual(junho 2025)
Visibilidade anterior (janeiro 2025)
Taxa de crescimento
sitelink
84.95%
8.44%
906%
question
79.13%
73.73%
7%
ai_overview
27.43%
3.93%
598%
ai_overview_sitelink
25.00%
3.90%
541%
discussion
20.26%
19.49%
4%
news
14.20%
14.94%
-5%
knowledge_panel
12.95%
14.09%
-8%
organic_shopping
10.40%
11.24%
-7%
snippet
5.53%
15.41%
-64%
local_pack
2.96%
3.48%
-15%
knowledge_card
2.30%
1.50%
54%
local_teaser
1.96%
2.55%
-23%
shopping
0.99%
3.14%
-68%
paid
0.91%
1.95%
-53%
paid_sitelink
0.66%
1.48%
-55%
Vale lembrar que todos os dados são referentes aos EUA. Ou seja, nem sempre a proporção é a mesma no Brasil.
Ainda assim, é comum olhar para dados do Google no país, pois frequentemente as atualizações feitas lá são implementadas em outros países também.
Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).
Comentários