Instant Checkout: função permite fazer compras no ChatGPT

A OpenAI lançou o Instant Checkout nos EUA, função que permite realizar compras diretamente no chatbot.

Do lado do comprador, o Instant Checkout funciona da seguinte forma: ao fazer uma busca no ChatGPT, por exemplo, “presentes para quem gosta de cerâmica”, a IA enviará recomendações de produto, baseadas em relevância e sem interferência de patrocínios. 

Se o item escolhido suportar o Instant Checkout, você poderá finalizar a compra diretamente no chat, confirmando detalhes de pagamento e envio sem precisar sair da conversa. No vídeo abaixo a OpenAI exemplifica como vai ser a experiência: 

A novidade faz parte do avanço do agentic commerce, em que a IA não apenas ajuda a pessoa a descobrir produtos, mas também a comprá-los diretamente.

Como funciona a experiência para o lojista? 

Todo o processamento de pedidos, pagamentos e logística é feito pelos sistemas já usados pelos lojistas, o que garante a segurança e continuidade do processo de compra. 

Os vendedores pagam uma taxa de transação, ainda não especificada pela OpenAI. 

Apesar da intermediação do ChatGPT, os lojistas permanecem como responsáveis legais pelas vendas, mantendo controle sobre atendimento e entrega, e os produtos continuam sendo ranqueados apenas por relevância.

Vendedores do Etsy e da Shopify já são automaticamente elegíveis para aparecer nas buscas do ChatGPT, enquanto outros lojistas podem se inscrever por meio de um formulário online para habilitar o Instant Checkout.

O futuro das compras com IA

Nos próximos meses, a OpenAI planeja adicionar carrinhos com múltiplos itens (por enquanto a função permite apenas a compra de um item por vez), expandir o recurso para mais países e integrar mais de 1 milhão de lojistas da Shopify.

Um ponto importante é que o protocolo que viabiliza essas compras, chamado Agentic Commerce Protocol (ACP), está em open-sourcing. Isso significa que outras plataformas de IA podem usar, adaptar ou implementar o mesmo padrão para viabilizar compras por suas IAs. 

Diagrama que mostra como funciona o Instant Checkout

O ACP funciona em múltiplas plataformas e processadores de pagamento, mantendo o lojista como responsável legal pelo pedido, atendimento e logística, sem necessidade de mudanças nos sistemas existentes.

A OpenAI reforça que o Instant Checkout é apenas o começo de uma nova forma de compras assistidas por IA, projetada para criar confiança: os compradores mantêm controle total sobre cada etapa, compartilham apenas os dados necessários e podem adquirir produtos de forma rápida e segura.

O impacto do Instant Checkout para os e-commerces 

Se o chat com IA se tornar um canal comum de descoberta de produtos, ele pode criar um novo funil de vendas para e-commerces, reduzindo a dependência de mecanismos de busca tradicionais, como o Google.

Conforme Kevin Indig, especialista em Growth, apontou em seu LinkedIn, o Instant Checkout nos dará mais dados sobre como as pessoas estão usando o ChatGPT. Porém, é curioso pensar que uma parcela pequena do uso do ChatGPT é para buscar informações sobre produtos (segundo um estudo recente da própria OpenAI).

Outro apontamento do Kevin que vale nossa reflexão é o fato de que o ChatGPT afirmou que os produtos mais relevantes da web serão indicados no chatbot. Então, será que a função só funciona quando a busca web está ativada? 

Pois é, ainda existem algumas dúvidas no ar 😅 

Mas, por enquanto, mesmo que a novidade ainda não tenha chegado em solo brasileiro, já vale ir se preparando e conferir alguns pontos do seu site: 

  • Garantir que produtos estejam bem descritos, com informações completas e de fácil interpretação para a IA; 
  • Usar dados estruturados (schema.org) para que a IA consiga extrair informações precisas; 
  • Ter conteúdos com foco em consultas de cauda longa, que as pessoas poderiam buscar no ChatGPT;
  • Começar a monitorar métricas de descoberta e vendas via IA;
  • Produzir conteúdo que funcione bem tanto em SEO tradicional quanto para recomendações de IA.

___

E aí, o que você achou desses dados? Sua otimização para os links azuis está em dia? Conta pra gente! Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, YouTube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e do Google. 

  • Karine Sales

    Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *