8 dicas de copywriting (com exemplos) para landing pages 

Você implementou ótimas técnicas de SEO em seu site. Suas landing pages até aumentaram o tráfego, mas ainda não convertem como você gostaria. Você já passou por isso? 

Uma boa landing page deve receber os visitantes no seu site de forma proativa, incentivando-os a realizar uma ação. Usando como base o artigo do Semrush, trouxemos 8 dicas com exemplos para criar uma landing page boa de verdade!

1. Crie um título impactante

Um dos principais elementos de uma landing page é o título. É a primeira coisa que as pessoas veem, e deve ser claro e simples para que todos o compreendam rapidamente. O foco principal deve ser o valor que você está oferecendo, a fim de prender a atenção do público.

🌟 Um exemplo positivo disso é essa LP da Uber, que tem como alvo a inscrição de motoristas. O título é “dirija quando quiser, ganhe o que você precisa” e é focado no valor, explicando a proposta em apenas oito palavras. Ela atrai profissionais que procuram oportunidades de ganhar dinheiro com flexibilidade.

A imagem mostra a landing page do Uber que tem o título "Drive when you want, make what you need". O subtítulo é "Earn on your own schedule". O botão de CTA é "Get Started" e há também um hiperlink para login com "Already have an account? Sign in". Ao lado, há uma imagem de uma motorista feliz.

Na hora de criar o seu título lembre-se de:

  • Resumir de forma concisa o que você está oferecendo e por que é benéfico. O título deve ser como uma proposta de valor, respondendo à pergunta: “que valor as pessoas podem obter com seu produto/serviço que não podem obter em outro lugar?”
  • Prender a atenção das pessoas e mantê-las interessadas. Um título curto e simples permite que os leitores o compreendam rapidamente. Explore recursos linguísticos que podem deixar a frase mais interessante.
  • Fluir naturalmente na jornada do usuário. Se os usuários clicaram em um anúncio de uma página nos resultados de busca, o título deve seguir o texto do anúncio, mantendo as mesmas ideias.
  • Contribuir para a otimização da campanha. Certifique-se de que o título inclua as palavras-chave definidas para maximizar a relevância para os visitantes.

Manter esses objetivos em mente ao escrever um título ajudará a causar uma forte primeira impressão nos visitantes e a mantê-los na página por mais tempo.

2. Torne seu texto fácil de ler

As pessoas não leem sites da mesma forma que leem livros. Mantenha o texto da sua landing page curto, e crie um layout de fácil escaneamento para destacar seus pontos-chave.

🌟 A ExpressVPN tem um bom exemplo: a página tem um cabeçalho simples, com um título e um subtítulo apresentando frases de fácil entendimento. 

Imagem do topo da landing page da ExpressVPN com o título "The VPN that just works" e subtítulo "Go further with the #1 trusted leader in VPN"

Mais adiante na página, há um guia para começar com uma VPN, apresentado em três etapas simples: inscreva-se na ExpressVPN, faça o download de um aplicativo de VPN e conecte-se a um servidor VPN.

A imagem mostra um passo a passo de como usar a plataforma "Step 1 - Sign up for ExpressVPN: Visit the order page and select the option that’s right for you. All of our plans are fully covered by our 30-day money-back guarantee.Step 2 - Download a VPN app: You’ll immediately be invited to download the VPN app for the device you’re using. Getting apps for all your other devices is just as easy.Step 3 - Connect to a VPN server location: Simply hit the On Button, and you’ll be instantly connected to the best location for your connection. Or pick one from our global network."

Por fim, há uma lista de benefícios de fácil leitura, como suporte por chat ao vivo 24 horas e criptografia de primeira classe.

A imagem mostra os benefícios de usar a ExpressVPN: "Servers in 105 countriesAppear to be anywhere in the world with our global fleet of VPN servers.Secure green lock.Best-in-class encryptionYour data is protected by AES-256, the standard trusted by security experts.Envelopes.24-hour live chat supportReal humans are available 24/7 to help you with setup and troubleshooting.TrustedServer technology lozenge visualTrustedServer technologyWith our innovative server technology, no data is ever written to a hard drive.Speedometer.Lightning-fast speedsEnjoy superior speeds anywhere. Find out why we’re named ExpressVPN.Use ExpressVPN on up to 8 devices at onceWorks on every platformExpressVPN has apps for iOS, Android, Mac, Windows, Linux, routers, and more."

Há várias subdivisões e texto em negrito para garantir que as pessoas possam ver facilmente os pontos mais importantes.

As pessoas escaneiam o texto em vez de lê-lo. Elas começam lendo um título horizontalmente e, em seguida, pulam para outra linha proeminente de texto.

  • Dê prioridade a informações-chave em títulos e subtítulos, que as pessoas têm maior probabilidade de ler. Siga esses títulos imediatamente com frases curtas e simples que ampliem o ponto e forneçam outras informações importantes.
  • Otimize a estrutura do seu texto para dispositivos móveis, mantendo os títulos curtos e usando bastante espaço em branco para garantir a legibilidade.

3. Foque nos benefícios em vez das características

As pessoas são mais persuadidas por como um produto ou serviço pode melhorar suas vidas do que por seus recursos e especificações técnicas. Aplique esse conceito à redação da sua landing page, concentrando-se nos benefícios do seu produto para maximizar sua taxa de conversão.

🌟 Por exemplo, a página de preços do Asana, que também serve como uma landing page em campanhas da empresa, vende seus benefícios de maneira eficaz. 

Print da landing page do Asana, com o seguinte título "Organize o trabalho com facilidade. Comece sem custo." e subtítulo "Acesse as funcionalidades da Asana. Não é necessário cartão de crédito." Abaixo há botão de call to action e as opções de pacote para comprar o serviço.

O título “Organize o trabalho com facilidade. Comece sem custo” chega rapidamente ao ponto, informando o que os clientes serão capazes de fazer com a plataforma, além de ter uma proposta de valor clara e eliminar objeções de conversão ao informar que não é necessário cartão de crédito para testar a ferramenta.

🤔 Mas… Qual é a diferença entre uma característica e um benefício?

  • Características descrevem o que o produto faz, frequentemente utilizando termos técnicos.
  • Benefícios explicam o que as características do produto ajudarão uma pessoa a alcançar.

Os benefícios incentivam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Isso significa que eles devem ser a prioridade nas partes mais proeminentes da redação da landing page, como seu título ou subtítulos.

4. Inclua prova social (depoimentos) 

Utilize a prova social na redação de sua landing page para conquistar a confiança das pessoas em seu negócio.

Ao usar o relato de pessoas que aprovam seu produto ou serviço, você reduz uma barreira importante para a conversão e mostra aos potenciais clientes que o produto ou serviço que você oferece é valioso.

Nós citamos os depoimentos, mas existem diversas formas de prova social disponíveis, como:

  • Avaliações diretas enviadas por pessoas, frequentemente exibidas na forma de um feed retirado de plataformas como Trustpilot ou Google.
  • Depoimentos selecionados de clientes, que funcionam como avaliações mais detalhadas. Mais úteis para demonstrar o valor de produtos de alto custo.
  • Logos de clientes representando empresas notáveis, geralmente usados em setores de negócios para mostrar a popularidade do produto.
  • Prêmios/certificações em ícones que destacam sua qualidade de forma indireta para superar objeções das pessoas.

🌟 O exemplo da landing page da Lingoda utiliza dois tipos de prova social abaixo do cabeçalho para construir confiança com as pessoas.

Landing page da Lingoda com o seguinte texto "Private French Classes Online For All Your NeedsGet all the benefits of Lingoda’s interactive methods plus private, 1-on-1 attention from an experienced French language tutor.With a private French tutor, you‘ll be able to follow Lingoda’s unique methodology and can ensure that you’ll be guided by an expert and native-speaking teacher through your French language learning journey." e botão CTA "Start free 7-day trial". No rodapé, temos ícones de prova social: número de classes por ano, avaliação no Google, certificados e pontuação do trustpilot.

A landing page apresenta distintivos de avaliação agregada do Google e Trustpilot, duas organizações confiáveis. Há também uma certificação da Universidade de Cambridge, que dá mais credibilidade às aulas da Lingoda.

Se você tem um e-commerce, é essencial ter avaliações reais dos seus produtos. Isso passa confiança de que alguém já comprou na sua loja e também ajuda no processo de decisão de compra das pessoas. 

5. Escreva um call to action (CTA) cativante

Um call to action, ou CTA, desempenha o papel importante de orientar as pessoas sobre o que fazer a seguir, caso estejam interessados no seu produto/serviço. Ou seja, ele é essencial para que os visitantes sejam convertidos em clientes.

🌟 Por exemplo, o CTA nesta landing page da Wrike é simples e relativamente comum para empresas de software (SaaS) — “Comece de graça” — no entanto, ainda é altamente eficaz.

Landing page da Wrike com o seguinte título "Powerful Project Management Software That Scales". Há também benefícios de usar a plataforma: "Secure org-wide collaboration; Attain 360° visibility and alignment; Cut wasted effort and inefficiency; Drive maximum business outcomes" e um botão call to action "start for free". Ao lado há uma imagem de exemplo da plataforma, e no final da página há ícones de prova social mostrando as empresas que usam a Wrike: P&G, Siemens, Edelman, Vinci, Ogilvy e Pfizer.

Após resumir os principais benefícios da plataforma, a Wrike convida as pessoas a se inscreverem imediatamente para um teste gratuito. O campo de formulário simples para o endereço de e-mail e o botão “Comece de graça” facilmente visível tornam claro o que fazer.

Tornar os CTAs convidativos também os torna mais cativantes. Por exemplo, em um estudo de caso do VWO, uma simples alteração no texto do CTA de “Para Consulta de Pele, Registre-se Aqui” para “Quero uma opinião de especialista. Inscreva-me!” aumentou as vendas em 22% e as conversões em 137,5%.

O texto do CTA que funcionará melhor em sua página depende de vários fatores, como qual é o evento de conversão e o que você está vendendo. No entanto, existem algumas diretrizes gerais de redação de landing pages que você pode seguir para criar seu CTA:

  • Torne seu CTA específico: diga às pessoas exatamente o que elas obterão ao clicar no botão.
  • Use linguagem emocional em primeira pessoa: combine a motivação das pessoas sempre que possível.
  • Inclua prova social: adicione prova social perto do CTA para superar barreiras de conversão.

6. Otimize o conteúdo para SEO

As landing pages estão mais associadas a campanhas de publicidade paga, mas também podem contribuir para o tráfego orgânico. Siga as melhores práticas de SEO para maximizar suas chances de aproveitar oportunidades adicionais de tráfego.

Para uma landing page, isso inclui identificar as palavras-chave que seus clientes ideais digitam nos mecanismos de busca. Uma vez feito isso, use essas palavras-chave em sua landing page, incluindo no título e no corpo do texto. Você também deve usá-las na tag de título e na meta descrição da página.

🔍 Para entender como fazer uma boa busca de palavras-chave, leia nosso artigo completo sobre o assunto.

7. Use elementos visuais para complementar seu conteúdo

Imagens e vídeos podem ajudar suas landing pages a chamar mais atenção. Eles também desempenham um papel fundamental na explicação do seu produto às pessoas.

O vídeo nesta landing page da Wistia é reproduzido automaticamente para demonstrar as características do produto assim que as pessoas acessam.

Landing page da Wistia com o seguinte título " The video marketing platform for business" e subtítulo "Wistia helps marketers create and manage videos, host webinars, generate leads, and measure video performance—all in one place." Há um botão CTA "Explore Plans" e um vídeo que começa automaticamente ao lado do texto.

O vídeo captura imediatamente a atenção e dá à Wistia a oportunidade de comprovar seu conteúdo com elementos visuais práticos.

Um estudo sobre os efeitos do vídeo no marketing realizado pela Wyzowl descobriu que 96% dos profissionais de marketing acham que os vídeos melhoram a compreensão do produto pelas pessoas.

O mesmo estudo também descobriu que 90% dos profissionais de marketing acham que os vídeos os ajudaram a gerar leads, enquanto 87% acham que os vídeos aumentaram tanto as vendas quanto o tempo de permanência no site.

Dados do Google mostram que as imagens também podem ser igualmente úteis, com resultados de uma pesquisa de consumidores mostrando que 50% dos compradores online usam imagens para decidir o que comprar.

Todos esses dados levam a uma conclusão: as melhores landing page não se baseiam apenas em texto. Elas mesclam a redação da landing page com recursos visuais para criar uma experiência multimídia que atenda a todos os tipos de pessoas.

8. Realize testes e faça ajustes

O processo de redação de landing pages não termina quando a página está ativa. Coletar e analisar dados sobre o comportamento das pessoas pode mostrar onde sua página está falhando, ajudando você a fazer alterações que melhorem os resultados.

Um estudo de caso da CXL mostra a importância dos testes. A empresa começou com uma landing page que tinha uma alta taxa de conversão de 12,1%. Eles realizaram testes alterando elementos individuais na página para ver como isso impactava a taxa de conversão.

Entre as mudanças que fizeram estavam reduzir o número de campos do formulário, focar a redação nos benefícios e diminuir o tamanho da página. O resultado foi uma nova versão da landing page que converteu 21,7% das pessoas. 

Existem várias formas de analisar o desempenho de uma landing page:

  • Análise de dados do usuário: plataformas como o Google Analytics permitem visualizar como as pessoas interagem com sua página.
  • Testes A/B: testar duas variações da mesma landing page para ver qual delas tem o melhor desempenho.
  • Testes de heatmap: softwares de heatmap revelam quais conteúdos da página as pessoas prestam mais atenção e quais elas ignoram.

Exemplos de boas landing pages

Agora, para você se inspirar, confira 2 exemplos positivos de landing pages:

👉 Slack

Landing page do Slack com o seguinte título "Uma plataforma para a sua equipe e o seu trabalho" e subtítulo "Aprimore sua equipe com benefícios como integrações de apps ilimitadas, recursos de áudio e vídeo e muito mais; Aproveite o Slack gratuitamente" e botão CTA "EXPERIMENTAR GRATUITAMENTE". Ao lado há uma imagem de exemplo da interface do Slack e abaixo prova social com logo das empresas que usam o Slack: Airbnb, Spotify, Uber, Etsy etc.

A LP possui um título claro e conciso: “Uma plataforma para sua equipe e seu trabalho”. Essa frase resume a proposta de valor do produto, vendendo o benefício da funcionalidade dupla.

A prova social vem imediatamente abaixo do CTA, com logotipos de alguns clientes notáveis do Slack. Isso ajuda a minimizar quaisquer preocupações que os futuros clientes possam ter sobre o valor do produto.

Mais abaixo na página, há mais texto cobrindo os benefícios que a Slack oferece.

Landing page do slack mostrando os benefícios da ferramenta: "Uma imagem de conversas do Slack organizadas em uma pasta - Avance mais rápido com conversas organizadas - Simplifique a colaboração com os canais: espaços dedicados para qualquer assunto.Uma imagem de pessoas em um círculo do Slack - Resolva problemas em voz alta e em tempo real - Digite menos e fale mais com os círculos do Slack.Uma imagem de dois clipes de vídeo usados para dar atualizações - Use clipes de áudio e vídeo para dar vida ao trabalho - Substitua reuniões por clipes para compartilhar ideias e atualizações que podem ser vistas a qualquer momento.Uma imagem do Slack sendo usado para ajudar na colaboração entre empresas - Trabalhe facilmente com parceiros de outras empresas - Produza mais com agências, fornecedores e clientes reunindo todos no Slack.Investir no trabalho em equipe vale a pena338% de retorno sobre o investimentoUS$ 2,1 de milhões em economia de produtividade85% afirmam que o Slack melhorou a comunicação 49% se sentem mais produtivos"

A linguagem utilizada é clara e o texto é facilmente escaneado, com recursos visuais que suavizam a leitura. Há também algumas estatísticas finais que reforçam o valor oferecido.

👉 BetterHelp

A BetterHelp é uma plataforma para encontrar terapeutas online. O título simples se concentra nos benefícios, cobrindo dois dos mais importantes para o produto: conveniência e custo. É também fácil de escanear, com as quatro primeiras palavras resumindo toda a proposta de valor.

Landing Page da BetterHelp com o seguinte título "Convenient and affordable therapy with BetterHelp" e subtítulo "BetterHelp will match you to one of 33.000 licensed therapists based upon yourlocation, preferences, and therapists availability".

O texto imediatamente abaixo aborda duas objeções principais, disponibilidade e credibilidade, com a menção de “33.000 terapeutas licenciados”. 

Abaixo da dobra, a página de destino do BetterHelp fornece provas sociais para reforçar sua credibilidade.

Prova social na landing page da BetterHelp com logo dos jornais em que a plataforma foi citada e depoimento de pessoas que usaram".

A marca combina logotipos de publicações respeitáveis em que a plataforma apareceu, como o The New York Times e o The Wall Street Journal, com depoimentos reais de membros. Isso tranquiliza as pessoas quanto à legitimidade da plataforma e fornece evidências de sua eficácia.

A parte inferior da página apresenta um elemento simples que se concentra nos quatro principais benefícios: profissional, acessível, conveniente e eficaz, seguido por um CTA final.

Benefícios do Betterhelp

O texto final na página atua como uma conclusão de um artigo. Ele resume a proposta de valor e adiciona uma última prova social, mostrando que mais de 4 milhões de pessoas usaram o serviço.

Conclusão

Aprimorar a eficácia das landing pages por meio de estratégias de copywriting é crucial para conquistar a atenção e confiança do público-alvo. Ao aplicar técnicas persuasivas e otimizar o conteúdo para SEO, você não vai apenas atrair visitantes, mas convertê-los em clientes engajados. 

A SEO Happy Hour está comprometida em impulsionar o sucesso do seu negócio, proporcionando uma presença online sólida e resultados mensuráveis que contribuirão significativamente para o aumento do faturamento. Conte conosco para alavancar sua presença digital e conquistar sucesso comercial.

  • Rafael Simões

    Rafael Simões

    CEO da SEO Happy Hour e especialista com mais de 13 anos de experiência em SEO. Ajudo empresas a aumentarem seu tráfego, vendas e leads com estratégias de SEO e CRO.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *