Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 10/12/2025
7 min de leitura
Dezembro cheira a retrospectiva, e sempre ficamos chocados ao perceber o tanto de coisa que aconteceu ao longo dos meses. 🎄 E se teve uma plataforma que se animou nas mudanças, foi o Google Search Console.
A ferramenta de análise de dados de websites do Google teve, segundo nossas contas, 12 atualizações, entre ferramentas novas, mudanças em relatórios e muitas outras novidades. Inclusive, algumas delas foram para incluir IA no GSC!
Seguindo a ordem cronológica dos lançamentos, segue a lista completa de tudo o que aconteceu no Google Search Console em 2025:
Em 16 de abril, o Google anunciou uma atualização de segurança no Google Search Console, possibilitando a visualização e remoção de tokens inativos com poucos cliques. Os tokens removidos não podem retomar o acesso à conta.
Objetivo: Prevenir casos de alguém “esquecer” uma permissão ativa sem necessidade. Por exemplo, quando um funcionário deixa uma empresa.

Este ano também chegou uma nova versão dos insights no Search Console, com uma tela separada para acompanhar as principais métricas do site. Trata-se de uma versão simplificada dos dados que já estão disponíveis no GSC, planejada para análises mais rápidas sobre performance.
Objetivo: Facilitar a tomada de decisões sobre o site. As principais informações aparecem juntas, organizadas em: cliques e impressões; conteúdo; pesquisas; países; e fontes adicionais de tráfego.

Em julho, contas do Merchant Center passaram a conseguir configurar dados de entregas e devoluções diretamente pela plataforma do GSC, sem depender de dados estruturados.
E em novembro, essa novidade chegou para todos no Search Console. Além disso, também foi lançado um novo dado estruturado para indicar as condições de frete.
Objetivo: Simplificar a inclusão de informações como tempo e custo de envio, além de tempo e custo de retorno, tornando esse processo mais acessível para lojistas. Também ajudam o Google a entender melhor o seu site, o que pode se refletir em melhor desempenho em SEO.

Ainda no mês de julho, ganhamos duas novas visualizações de comparação nos relatórios de desempenho, o que possibilitou comparar dados das últimas 24 horas com:
Objetivo: Permitir a análise de desempenho do site praticamente em tempo real, além de ajudar a identificar rapidamente problemas ou melhorias, e a acompanhar atualizações importantes do algoritmo do Google.

Anunciado em 5 de agosto, o recurso de recomendações oferece dicas acionáveis com base nos dados que o Google Search Console já tem sobre cada propriedade. Conforme novos dados são coletados, ou melhorias são feitas, as atualizações somem ou se atualizam.
Objetivo: Destacar automaticamente oportunidades, problemas e ajustes de SEO com base nos dados do próprio site, facilitando a identificação do que pode melhorar a performance.

Em setembro, o Google anunciou o novo relatório – Conquistas. Antes ele era enviado por e-mail, mas agora faz parte dos insights, celebrando marcos significativos da conta.
Objetivo: Oferecer uma visão rápida e acessível do progresso do site, especialmente útil para criadores de conteúdo e proprietários de sites que não são especialistas em dados.

Já no mês de outubro, o Google lançou os grupos de palavras-chave, apenas para sites com altos volumes de termos. Também chamados de query groups, são compostos por termos similares, com intenção de busca muito próxima, sinônimos e/ou variações, além de palavras-chave com erros de digitação.
Objetivo: Facilitar a visualização e análise de dados em sites com um volume muito alto de termos. Em vez de ver individualmente cada palavra-chave, agora elas aparecem todas juntas.

Em novembro, o Google lançou oficialmente o recurso de anotações para relatórios, que permite criar notas e anexá-las a datas específicas nos relatórios de desempenho. É ideal para marcar eventos relevantes, como mudanças no código, correção de bugs, atualizações de algoritmo, lançamento de funcionalidades etc.
Objetivo: Ajudar os analistas a lembrarem de eventos importantes que podem impactar os dados no GSC.

No agitado mês de novembro, também teve lançamento do novo filtro de IA para pesquisas com marca, que reúne todos os termos associados à sua empresa, como o seu nome e os dos seus produtos.
Uma IA analisa os termos que geram tráfego para o site e agrupa todas as variações relacionadas à marca, incluindo até os erros de digitação.
Objetivo: Separar automaticamente pesquisas com e sem marca, usando IA para identificar todas as variações relacionadas à empresa. Isso facilita a análise de tráfego, ajudando a medir reconhecimento de marca, identificar padrões de interesse do público e entender melhor o crescimento orgânico real do site.

Entrando no mês natalino, dia 4 foi a vez de adicionar um novo recurso que permite fazer análises no GSC usando linguagem natural. Por meio dele, você pode “conversar” com os seus dados. Basta escrever qual análise você quer, e o Gemini entrega a resposta.
Por exemplo, você pode digitar “quero comparar o crescimento do blog em relação ao ano passado” e receber uma resposta direta, em vez de filtrar os dados manualmente.
Objetivo: Permitir análises de dados do GSC rápidas e intuitivas, mesmo para quem não tem muita experiência na interpretação de dados.

Essa novidade foi anunciada no dia 8 de dezembro, mas a implementação ainda deve ocorrer nos próximos dias: o Google Search Console exibirá dados das redes sociais do seu site.
Em todas as imagens divulgadas pelo Google, apenas o YouTube aparece no relatório de redes sociais. No entanto, o texto do anúncio oficial fala de “dados de social”, de forma mais abrangente.
Objetivo: Fornecer uma visão unificada da performance do portal, combinando dados de diversas plataformas em um só lugar (a página de Insights).

No evento do Google Search Central, em Zurique, a big tech anunciou que em breve também teremos acesso a visões semanais e mensais nos relatórios de performance – hoje, só é possível ver o recorte diário. No mesmo dia, a novidade já foi liberada.
Objetivo: Permitir análises semanais e mensais diretamente na plataforma, trazendo mais precisão, contexto e praticidade. Também pode ajudar a entender oscilações de performance.

___
E aí, o que você achou das novidades do Google Search Console para 2025? Já conseguiu testar alguma função por aí? Conta pra gente! No mais, leia nossa newsletter e inscreva-se no nosso canal para saber tudinho do universo de SEO e IA.
Comentários