Google Search Console atualiza gestão de tokens de propriedade inativos

Atualização de segurança torna mais simples acompanhar e remover os acessos não usados às contas do GSC.

Em 16 de abril, o Google anunciou uma atualização de segurança no Google Search Console. Agora, é possível ver e remover tokens inativos com poucos cliques e quem for removido não poderá retomar o acesso à conta. 

Um dos objetivos da implementação é prevenir casos de alguém “esquecer” uma  permissão ativa sem necessidade. Por exemplo, quando um funcionário deixa uma empresa. Segundo o Google, situações do tipo são comuns. 

O que são tokens de propriedade?

Tokens de propriedade são códigos HTML que verificam acessos de proprietários a contas do Google. Eles são usados em diversos serviços, como o Search Console ou o Merchant Center.

A atualização faz com que as pessoas percam acesso total à conta. Ou seja, quando todos os tokens inativos forem removidos, uma organização pode realmente limitar quem tem acesso aos seus dados. 

O recomendado é manter acessos ativos apenas quando realmente necessário. Esta é uma boa prática geral de segurança de informação, que diminui as chances de brechas de segurança ou uso indevido de dados.

Como funciona a atualização?

O processo para remover os tokens de propriedade não usados são:

  1. Acessar a interface de Usuários e Permissões;
  2. Clicar em “tokens de propriedade não usados”;
  3. Escolher os tokens para remover;
  4. Clicar em “verificar remoção” para atualizar as permissões.
captura de tela mostrando os tokens de permissão do Google Search Console, em uma tabela com tipo, token e proprietário do token

Quais são as melhores práticas para gerenciar permissões no Google Search Console?

Nir Kalush, product manager do Google, recomenda remover todos os tokens não usados de cada usuário. Isso previne que eles retomem acesso no futuro. 

Em 2023, ele publicou uma série de orientações para gerenciar acessos e permissões:

  • Conceder apenas o nível de permissão necessário para o trabalho, entre proprietário, usuário pleno ou usuário restrito;
  • Fazer auditoria frequente das permissões, para revogar ou limitar os acessos de quem não trabalha mais em certa propriedade;
  • Se precisar compartilhar relatórios de maneira única, usar o botão de compartilhar link ao invés de adicionar novos usuários ao Search Console.

__

Acompanhe todas as notícias e atualizações sobre os produtos Google aqui na SEO Happy Hour! Inscreva-se em nossa newsletter, ouça nosso podcast e nos siga no LinkedIn e não perca nada.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *