O Google está implementando uma nova versão dos insights no Search Console. Agora, teremos uma tela separada para acompanhar as principais métricas do site, como impressões, taxas de clique, páginas populares e URLs em queda.
É uma versão simplificada dos dados que já estão disponíveis no GSC, planejada para análises mais rápidas sobre performance. Quando necessário, é possível clicar nos insights para ver os dados detalhados na aba de Desempenho.
A atualização será implementada gradualmente ao longo das próximas semanas. Infelizmente, os novos insights não incluem detalham o tráfego gerado pelos recursos de IA do Google.
Quais são os insights do Google Search Console?
O objetivo da atualização é facilitar a tomada de decisões sobre o site.As principais informações aparecem juntas, organizadas nos seguintes cards:
Cliques e impressões: quantas vezes o seu site apareceu no Google e quanto de tráfego ele recebeu;
Conteúdo: quais páginas e URLs estão com melhor performance;
Pesquisas: quais termos as pessoas pesquisam para chegar ao seu site;
Países: qual a localização das pessoas que clicaram no seu site;
Fontes adicionais de tráfego: mostra cliques gerados na pesquisa de Imagens, Vídeos, Notícias e Discover.
Tendências de crescimento e queda
Alguns insights são categorizados entre “melhores”, “em queda” e “em ascensão”. É uma forma de ver as tendências de crescimento, com base no período anterior de análise selecionado.
É bem parecido com a comparação de resultados tradicional do Google Search Console. O que muda é a forma de visualizar mesmo.
Sem dados sobre IA até aqui
A atualização não contempla dados da pesquisa com IA do Google. Não é possível ver separadamente o tráfego, as impressões e os cliques das AI Overviews e Modo IA.
Essa é uma postura “padrão” do buscador, que sempre exibe resultados agrupados, misturando Modo IA e Pesquisa Tradicional. Portanto, hoje não há forma de medir com exatidão o impacto da IA no seu site, mesmo com esta atualização do Google Search Console.
__
Gostou da atualização? Eu pessoalmente acho que é uma forma interessante de acompanhar tendências antes de abrir dados mais detalhados no painel de Desempenho do GSC.
Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).
Comentários