10 ações de SEO para páginas de categoria em e-commerces

Páginas de categoria listam diferentes subcategorias ou produtos de um e-commerce. Otimizações de SEO nestas páginas permitem que o site alcance um número maior de pessoas. 

As páginas de categorias organizam produtos de forma lógica, como “sapatos” ou “casacos”. Por exemplo: 

  • Uma loja de roupas tem categorias de casacos, camisetas, calças e meias;
  • Uma loja de eletrônicos tem categorias para celulares, computadores e tablets.

Para os clientes, as categorias permitem acessar o catálogo, ver cada tipo de produto, compará-los, e escolher quais ver em detalhes. 

Para o Google, elas mostram como diferentes subcategorias e produtos se relacionam, por meio de linkagem interna. Assim, a visibilidade da loja aumenta e as páginas mais relevantes aparecem nos resultados de pesquisa. 

Neste post você aprenderá as principais técnicas de SEO para as páginas de categoria de produtos de e-commerce. Elas combinam organização do site, SEO técnico, conteúdo e experiência do cliente para aumentar tráfego orgânico e vendas.

Mas, antes de ver os passos práticos, é importante dominar alguns conceitos teóricos, como palavras-chaves e tipos de páginas de categoria. 

Por que fazer SEO para páginas de categorias de produtos?

Para entender porque as páginas de categoria de produtos atraem visitantes, você precisa conhecer o conceito de palavra-chave. 

Em síntese, palavras-chave são os termos que as pessoas digitam no Google. Existem vários tipos:

  • Cauda curta: palavras-chave gerais, como “sapatos”;
  • Cauda média: palavras-chave mais específicas, como “sapatos femininos”;
  • Cauda longa: palavras-chave muito mais específicas, como “Nike Air Max feminino”.

O Google costuma exibir páginas de e-commerce na seguinte lógica:

  • Páginas de categoria em palavras-chave de cauda curta e média;
  • Páginas de produto em palavras-chave de cauda longa. 

Abaixo temos a busca para “sapato”. Todos os resultados são páginas de categoria de produto. Isso acontece porque quem digita “sapato” no Google provavelmente não escolheu um modelo:

Captura de tela para uma pesquisa no Google sobre "sapato", mostrando diferentes páginas de categoria como resultados da pesquisa orgânica

Agora, veja os resultados quando a pessoa já escolheu o sapato (no caso, a sandália Eduardo Caires, exclusiva da Arezzo). Os resultados são páginas de produto, para facilitar o processo de compra: 

Captura de tela para uma pesquisa no Google sobre "sandália eduardo caires" mostrando as páginas de produto como primeiros resultados da pesquisa orgânica

Você deve estar atento para o SEO das páginas de categoria e de produto. Assim aumentam as chances de posicionar seu e-commerce para todos os tipos de palavras-chave. 

Quando terminar de ler este post, recomendamos ler também o nosso guia de SEO para páginas de produto para entender as estratégias para cada tipo de página de e-commerce.

Quais são os tipos de página de categoria?

Em geral, e-commerces usam dois tipos de página de categoria de produtos: 

  • Páginas que listam subcategorias;
  • Ou páginas que listam produtos.

Para ficar mais claro, imagine que eu sou um possível cliente e quero comprar uma chuteira na loja virtual da Nike. O caminho para chegar até o item é:

Masculino > Calçados > Chuteiras

Essa navegação é mais lógica do que simplesmente clicar em “produtos masculinos” e ser direcionado para literalmente todo o estoque da loja.

A organização destas páginas e as relações entre “categorias-mãe” e “categorias-filha” dependem de estratégia de negócio e tipo de e-commerce. 

Em termos de SEO, os dois tipos de página de categoria são relevantes, por motivos diferentes:

  • As páginas que listam subcategorias tendem a corresponder a palavras-chave mais amplas, como “tênis masculino”. Quando o visitante clica nestas páginas, pode escolher se quer um tipo específico, como chuteiras, de corrida, casual, etc. 
  • As páginas que listam produtos correspondem à palavras-chaves mais específicas, como “chuteira masculina”. Ali, o cliente tem acesso direto a todas as opções. 

Estratégias de otimização de SEO para páginas de categoria

Melhorar o desempenho das páginas em buscadores envolve esforços em várias áreas. São necessárias ações de SEO técnico, conteúdo, experiência do usuário, design e usabilidade, entre outros. 

Estas estratégias funcionam para otimizar páginas de categoria de todos os tipos (tanto as que listam subcategorias, como as que listam produtos).

1. Organize as categorias de forma lógica

O objetivo das páginas de categoria é levar o visitante até uma lista de produtos ou de subcategorias específicas, de forma simples e rápida. Se o processo é lento ou confuso, a tendência é ele deixar o site sem comprar nada. 

Os passos básicos para organizar o site de forma eficiente são: 

  1. Analisar todo o catálogo e agrupar produtos com base no que eles têm em comum;
  2. Começar por categorias mais gerais, “masculino” e “feminino”;
  3. Depois, ir aprofundando para “sapatos” ou “camisetas”;
  4. Criar subcategorias mais específicas ainda, como “sapatos para festa” ou “camisas de futebol”.

Existem várias formas de fazer isso, sem “certo” ou “errado”, desde que a navegação seja simples e funcional. 

Imagine que eu quero comprar uma camisa do Corinthians. Existem duas formas de agrupar o conteúdo: dentro da categoria “camisas de futebol” ou em uma categoria chamada “uniformes do Corinthians”, que lista apenas produtos do time. 

Em um e-commerce geral, a primeira opção costuma ser a mais comum. Se for uma loja só de itens de futebol, a segunda também é válida.

Para escolher o que é melhor no seu caso, leve estes aspectos em consideração:

  • Os itens do seu catálogo;
  • O comportamento do público-alvo;
  • O modo como as pessoas pesquisam pelos produtos no Google. 

Para descobrir como as pessoas pesquisam pelos produtos no Google, recomendamos fazer uma pesquisa de palavras-chave. É uma forma de descobrir com precisão os termos que as pessoas pesquisam no Google.

Veja abaixo como a Nike faz a categorização dos seus produtos no e-commerce. Inicia em lançamentos, ofertas, masculino, feminino, infantil e SNKRS. Quando você passa o mouse por cima de cada uma, aparecem subcategorias:

Captura de tela das páginas de categorias do site da Nike, com destaque para categorias principais no topo, depois divisão em subcategorias

A concorrente, adidas, é praticamente igual: 

captura de tela das categorias do e-commerce da adidas, com as principais em cima, e as subcategorias em quatro colunas abaixo

Observe que ambas oferecem vários caminhos para os mesmos produtos, sem duplicar conteúdos. Por exemplo, para escolher uma camisa de time, os caminhos são:

  • Clicar em “camisetas” e filtrar por camisas de time;
  • Ou clicar em “futebol” e acessar diretamente.

Ambas são lógicas, funcionais e simples de entender, tanto para pessoas quanto para algoritmos. 

2. Considere categorias de cauda longa

A lógica é a mesma das palavras-chave de cauda longa: são categorias mais específicas. Elas costumam ter menor volume de tráfego, mas atingem um público altamente qualificado. 

Elas podem listar coleções específicas, produtos de nicho ou marcas fortes com as quais você trabalha. 

A adidas faz isso com o Samba. É uma linha icônica, por isso tem uma página específica. Quando você digita “adidas samba” no Google, o primeiro resultado é a página de categoria da linha de calçados:

Resultado da pesquisa orgânica do Google para o termo "adidas samba", mostrando a página de categoria da linha de produtos em destaque

Perceba que, novamente, há mais de um caminho para o produto: 

  • O primeiro resultado é a página de categoria;
  • O segundo resultado é mostrando o adidas Samba dentro da lista geral de “calçados masculinos”. 

As páginas de categoria específicas também tendem a se destacar na pesquisa por voz, que normalmente inclui palavras-chave de cauda longa. 

A pesquisa de palavras-chave pode indicar termos de cauda longa para as suas categorias. Comece com o nome de um produto (“tênis masculino” ou “tênis adidas”), navegue pelas variações e veja quais são as mais populares. 

3. Organize os títulos

Em SEO, “título” são marcações que identificam o assunto principal da página. Há dois tipos:

  • H1: é uma heading tag que define o assunto central de uma página. Ela é exibida ao visitante quando ele acessa uma página no site;
  • Title tag: é uma tag que o Google exibe no resultado da pesquisa orgânica.

Em alguns dos casos, H1 e title tag são iguais, mas nem sempre. Não há uma “regra” sobre isso. 

Você deve usar os dois tipos de marcação e eles devem descrever o tema da página e se relacionarem com a palavra-chave para a qual você quer ranquear (“calçados masculinos”, por exemplo).

Estruturação de headings em páginas de categoria

Idealmente você usará a heading tag H1 apenas uma vez, para informar o nome da categoria de produtos.

Se quiser inserir subtítulos na página, use outras heading tags, seguindo esta estrutura:

  • H2 para títulos secundários, definindo as principais seções da página;
  • H3, H4, H5 e H6 para subtítulos de cada seção. 

4. Otimize a meta descrição

Assim como o título, a meta descrição é outra tag que o Google exibe nos resultados da pesquisa orgânica. É o trecho destacado no print abaixo:

Resultado de pesquisa orgânica do Google, com uma marcação vermelha em torno da meta descrição de uma página de categoria de calçados

A meta descrição da sua página de categorias tem dois objetivos:

  • Descrever claramente a categoria;.
  • Persuadir o visitante a clicar para conhecer os produtos. 

Geralmente é um texto breve, com cerca de 160 caracteres. Se for muito longo, o Google “corta” e mostra apenas um trecho. 

5. Organize as URLs do seu site

Uma estrutura sólida de URLs facilita a navegação e permite ao Google indexar as páginas com mais facilidade.

As páginas de categoria devem ser facilmente acessíveis a partir da página inicial do seu site e os padrões de URL devem ser simples.

Para ilustrar, vamos ver como são as URLs da Netshoes. Elas seguem o modelo https://www.netshoes.com.br/chuteiras/masculino. É fácil entender:

  • A página inicial é netshoes.com.br;
  • Dentro do site, tem uma lista de chuteiras;
  • Dentro da lista de chuteiras, há uma listagem só com as opções masculinas.

A lógica para replicar essa estrutura é:

  • Usar subdiretórios para suas categorias. Exemplo: sualoja.com.br/chuteiras
  • Criar quantos subdiretórios forem necessários para manter o site organizado. Exemplo: sualoja.com.br/chuteiras/masculino e sualoja.com.br/chuteiras/infantil.
  • Usar diferentes slugs para cada página de produto. Slug é a parte que vem no final da URL, depois de todos os subdiretórios. Por exemplo: sualoja.com.br/chuteiras/chuteiras-nike/chuteira-nike-mercurial-vapor-15.

Para definir os subdiretórios, siga os mesmos princípios da organização de categorias. Por exemplo, se você notar que as chuteiras da Nike vendem muito mais do que das outras marcas, crie a URL netshoes.com.br/chuteiras/chuteiras-nike.

6. Use pesquisa facetada

Faceted navigation, ou pesquisa facetada, são filtros que ajudam os visitantes a encontrar produtos relevantes. É muito comum em lojas de vestuário para indicar diferenças de cores e tamanhos, como você vê abaixo:

Exemplo de pesquisa facetada, com opções de escolha de cores e tamanho de itens de um e-commerce

Escolher um filtro adiciona um parâmetro diferente no final da URL do produto, como sualoja.com.br/chuteiras/chuteiras-nike/chuteira-nike-mercurial-vapor-15?tamanho=38.

Usar este recurso na página de categoria evita duplicação de conteúdo. Ao invés de ter inúmeras páginas de produto para cada combinação de cor ou tamanho, fica tudo em uma URL só.

Ao implementar a pesquisa facetada, certifique-se de não deixar o Google indexar as URL com parâmetros. Caso contrário, o buscador pode tentar indexar todas as combinações, o que é irrelevante para a pesquisa orgânica e gasta o crawl budget do seu site.

Indicamos a leitura da documentação do Google sobre pesquisa facetada antes de implementar e gerenciar o recurso.

7. Monte estratégias de links internos 

Links internos são hyperlinks que apontam para outras páginas do seu site. São importantes para SEO de páginas de categoria porque comunicam quais categorias, subcategorias e produtos se relacionam. 

Se você quer se aprofundar no assunto, recomendamos ler nosso guia sobre links internos. É ideal para entender como eles impactam todas as páginas do seu e-commerce.

Nas páginas de categoria de produtos, algumas linkagens internas acontecem de forma natural e a navegação não funciona sem elas. Por exemplo, cada produto listado é um link interno. 

Veja abaixo outros tipos de links internos relevantes:

Links entre categorias e subcategorias

Pense na relação entre categorias em uma lógica de “páginas mãe” (categorias maiores) e “páginas filha” (categorias mais específicas):

  • Nas “páginas-mãe”, você inclui links para as “páginas-filha”;
  • E nas “páginas-filhas”, você deixa links para o visitante retornar às “páginas-mãe”.

Exemplo prático: no site da adidas, a seção de roupas masculinas termina com links para várias subcategorias. 

captura de tela de e-commerce da adidas, mostrando diferentes categorias relacionadas

Links consistentes entre categorias e subcategorias tem várias vantagens, além de simplificar a leitura do site.

É possível usar scripts que geram links internos automáticos (o que é particularmente útil em sites maiores):

  • Ao criar uma nova página de produto, insere um link para a página da subcategoria adequada;
  • Ao criar uma nova subcategoria, insere links para a categoria principal do e-commerce.

Ou então exibir diferentes tipos de listas de produtos, de acordo com a estratégia do seu e-commerce, como:

  • Coleções específicas;
  • Produtos populares;
  • Categorias relacionadas.

Paginação

A paginação ordena a exibição de produtos de uma categoria. Ao invés de aparecer o catálogo todo na mesma página, divide os itens em páginas numeradas, como na imagem abaixo. Essa paginação gera links internos. 

representação da paginação, extraída de documentação oficial do google, demonstrando diferentes telas com os números de página correspondentes de um catálogo de produto

Ao carregar os elementos disponíveis em partes, a página fica mais rápida, e a experiência de compra mais atrativa. Recursos desse tipo se chamam navegação incremental.

O Google tem uma documentação oficial de boas práticas de paginação, incluindo os prós e contras em relação a outros tipos de navegação incremental. As principais recomendações são:

  • Incluir links de cada página na página seguinte com a tag <a href> para indicar que elas se relacionam;
  • Incluir um parâmetro na URL em cada página (como www.site.com.br/categoria/subcategoria?page=2);
  • Definir uma URL canônica para cada página através da tag link rel=”canonical”
  • Não usar identificadores de fragmento (# na URL);
  • Usar elementos como pré-carregamento para melhorar a velocidade do site.

Breadcrumbs

Breadcrumbs são um recurso de navegação que indica em qual parte do site o visitante está. É a relação de categorias e subcategorias partindo da página inicial até chegar à página atual. 

Veja o destaque na imagem abaixo. Note que cada palavra dos breadcrumbs (futebol, camisas de time, New Balance) é um link interno:

Captura de tela de camisa do São Paulo no site da Netshoes, com caminho de breadcrumbs destacado em vermehlho, mostrando o caminho de navegação da home do site até a página do produto

8. Use dados estruturados

Dados estruturados detalham informações sobre uma página para os mecanismos de busca. São códigos no formato JSON-LD que o Google lê com mais facilidade do que dados despadronizados. 

Em alguns casos, estes dados são usados para exibir informações mais detalhadas nos resultados da pesquisa do Google.

Páginas de categoria de produtos normalmente incluem:

  • FAQ: usado quando a página de categorias inclui resposta a perguntas frequentes de clientes. Não aparece nos resultados de busca (apenas para alguns tipos específicos de site, que não inclui os e-commerces), mas é interessante incluir para facilitar a leitura pelo Google; 
  • Breadcrumbs: quando a página tem breadcrumb, o dado estruturado explica de forma mais clara o caminho da página.

Recomendamos a leitura da documentação de dados estruturados do Google para aprender como aplicar e ver exemplos prontos.

9. Adicione conteúdo útil às páginas

Conteúdo útil aumenta as chances da sua página aparecer na pesquisa do Google e ajuda o visitante a tomar uma decisão de compra. Um conteúdo é considerado útil quando possui informações relevantes para os visitantes.

São textos e peças visuais que complementam a exibição de produtos e dão personalidade ao site. 

Nem sempre são blocos longos de texto, nem explicações demoradas sobre os produtos. O excesso de informações pode atrapalhar o propósito principal da página, que é apresentar produtos e subcategorias. 

Existem várias formas diferentes de incluir conteúdo nas páginas. Veja a seguir algumas análises sobre o conteúdo de e-commerces brasileiros, sob o ponto de vista de SEO. Note que em todos os exemplos, os conteúdos:

  • Têm propósito claro e definido;
  • Têm alguma função clara para SEO;
  • Oferecem valor genuíno ao leitor;
  • Não afastam a navegação das listas de produtos;
  • O interesse primário não é aparecer bem na pesquisa do Google, e sim auxiliar o visitante de alguma forma.

adidas

A página de produtos masculinos da adidas utiliza fotos atrativas, chamadas para ação rápidas e descrições sucintas. 

O primeiro conteúdo é uma chamada para um produto em destaque. No caso, a linha de tênis Supernova. As imagens mostram um produto em uso, porque isso interessa aos possíveis compradores e convida-os a conhecer os calçados. 

Clicar em “comprar agora” leva a uma página de categoria com a listagem dos calçados. 

captura de tela da página de produtos masculinos da adidas, mostrando um banner com três imagens de um homem correndo, com destaque para os tênis de corrida azuis que ele está usando

Rolando a página é possível ver as subcategorias mais procuradas. Uma das seções inclui o escudo dos times de futebol. Depois, aparecem coleções de roupas masculinas, com descrições curtas e impactantes. 

Cada botão leva às páginas de categoria que listam os produtos. 

captura de tela do site da adidas, com quatro colunas de banners de produtos, mostrando bola de futebole m destaque, homem vestindo uma camisa verde, texto com a frase "vai que é sua" e tênis preto de academia em destaque

A seção seguinte tem produtos exclusivos da adidas. E, na sequência, uma descrição rápida da categoria. O texto não menciona as funções ou características dos produtos, possivelmente porque se tratam de itens de fácil compreensão (roupas masculinas).

Os objetivos deste texto são:

  • Auxiliar o Google a entender quais palavras-chave se conectam com a categoria (roupas, tênis, calçados, par de tênis, camisas para jogar, etc.);
  • Persuadir o visitante a navegar pelas subcategorias de roupas masculinas.
Captura de tela da página de roupas masculinas da adidas, mostrando carrossel horizontal com produtos em destaque acima (duas camisas de futebol e quatro tênis), e abaixo um texto que apresenta a visão geral da marca sobre esta categoria de produtos

O fim da página lista um “mapa” das subcategorias, que facilita a navegação por todas.  

captura de tela de e-commerce da adidas, mostrando diferentes categorias relacionadas

Perceba que todos os conteúdos têm funções claras:

  • Apontam links internos que favorecem o SEO da página de categoria de produto;
  • São informações claras sobre o próximo passo do processo de compra (escolher qual tipo de roupa masculina você quer);
  • Oferecem informações relevantes sobre a página ao Google e aos visitantes;
  • São vitrines para produtos relevantes para o e-commerce (como as roupas de time ou as coleções específicas).

Dobra

A abordagem da página de categoria de porta-moedas da dobra é bem diferente. A identidade da marca e os produtos deste e-commerce são bem específicos:

  • O público-alvo da Dobra é, essencialmente, jovem, moderno e “descolado”.
  • O carro-chefe do e-commerce são acessórios feitos com um material ecológico que lembra o papel. 

A redação da página de categorias reforça estas ideias da seguinte forma:

  • Fortalece a identidade de marca: a página tem erros de ortografia propositais. A heading tag é escrita sem letras maiúsculas, e o “você” é abreviado para “vc”. Os textos de todo o site são assim, para criar sensação de proximidade com visitantes que provavelmente também falam assim com os amigos na internet;
  • Apresenta o produto: o topo da página tem um banner para conhecer os porta-moedas. Ao clicar, o visitante é apresentado a todos os diferenciais e características do produto: tamanho, material, histórico de fabricação, vídeo de FAQ, entre outros. Não se trata de um produto tão amplamente conhecido, como uma camisa de futebol, então estas explicações são necessárias, mas não cabem em uma página onde o objetivo principal é mostrar todo o catálogo.

Diferentemente do site da adidas, a dobra não inclui fotos do produto em uso. Afinal, fica sempre dentro do bolso. No mais, a página lista os principais tipos de estampa e tags de produto, usando navegação facetada. 

Captura de tela da página de categoria de porta-moedas da Dobra, mostrando filtros na esquerda, e diferentes modelos de porta moeda à direita

BijouxNet

O BijouxNet é um e-commerce de acessórios e semijoias. A página de categoria de brincos segue a mesma abordagem da Dobra, com foco nas informações mais relevantes para ajudar alguém a escolher um produto. 

O topo do site lista as principais subcategorias e filtros de brincos feminino:

  • Começa pelos estilos de brincos. Um detalhe é que não é no formato de navegação facetada: clicar em “brincos argolas” ou “ear cuffs” recarrega a página e altera a URL;
  • O mesmo acontece para os preços. 

Essa organização apoia o SEO da página, mas também reflete possíveis interesses dos visitantes. Até em lojas físicas a maioria das pessoas escolhe as peças por cor e tipo. 

Captura de tela da página de categoria de brincos do e-commerce BijouxNet, mostrando filtros na esquerda, e diferentes modelos de brincos na direita. Também à esquerda, abaixo dos filtros, é possível ver fotos de diferentes bijuterias em uso, não apenas brincos

Ao longo de toda a página a página de categorias, também há imagens que direcionam o visitante a produtos complementares. No print acima, é aquela foto dos anéis.

10. Atente-se para o design da sua página

Design e UX (experiência do usuário) impactam vendas e também a estratégia de SEO. Uma página bonita, rápida e simples de usar mantém os visitantes no site por mais tempo e facilita a navegação (e as compras). 

Confira algumas boas práticas para o design de páginas de categorias de produtos: 

  • Organizar as informações de forma parecida em todas as páginas de categoria;
  • Evitar excesso de informação nas páginas que listam produtos;
  • Padronizar elementos de design como paleta de cores ou estilos de botão;
  • Reforçar a identidade da sua marca por meio do texto e dos visuais da página;
  • Incluir imagens de alta qualidade para as listagens de produtos.

Tudo pronto para começar?

Otimizar páginas de categoria é um processo complexo, especialmente se você tem um e-commerce com muitos produtos para organizar, ou se não conhece os procedimentos de SEO técnico.

Neste caso, aplique as recomendações aos poucos e vá analisando o impacto de cada mudança. Outra dica importante é ler atentamente as documentações do Google.

Se precisar de ajuda para colocar tudo em ordem, entre em contato conosco. Temos experiência e cases de sucesso de projetos de SEO para e-commerce e podemos te ajudar a potencializar as páginas do seu site, incluindo as de categoria. 

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *