O que é texto âncora e qual é a sua importância em SEO?

O texto âncora, ou texto do link, é o texto visível de um hyperlink. São as palavras clicáveis, geralmente em cor azul, que levam o visitante à outra página, como estas, que aparecem em azul. Elas indicam o que as pessoas encontrarão ao clicar nos links, e as levam a outras páginas. 

Os textos âncoras são marcados pela marcação HTML <a>. No caso do hyperlink Glossário de SEO da SEO Happy Hour:

Logo, a marcação HTML seria:

<a href=”https://www.seohappyhour.com/glossario”> Glossário de SEO da SEO Happy Hour</a>

Praticamente todas as plataformas de publicação de conteúdo, como o WordPress, permitem inserir e editar hyperlinks sem escrever o código. Basta usar atalhos de teclado ou alguns cliques nas barras de ferramentas. 

Por que os textos âncora são importantes em SEO?

A principal função dos textos âncora é dar contexto sobre um link. Assim, os visitantes conseguem entender o que encontrarão, antes mesmo de clicar em uma página.

Bons textos âncoras permitem inserir links internos e externos com naturalidade dentro do conteúdo de um site. Por exemplo, se há um link para a palavra SEO on-page, você sabe que encontrará informações sobre este assunto.

No mais, o Google lê os textos âncora durante o rastreamento de páginas. Os rastreadores levam em conta a localização e a qualidade dos textos de link, segundo a lista de boas práticas do Google.

Exemplos de textos âncora

É possível pensar em alguns “tipos” de textos âncora, embora não exista uma classificação oficial:

  • A palavra-chave exata do link;
  • Uma frase que contenha a palavra-chave;
  • Uma variação da palavra-chave;
  • O nome de uma marca;
  • Uma frase geral, como “clique aqui”.

No caso do link https://www.seohappyhour.com/glossario, ficaria:

Não tem uma regra definida de como fazer, ou um jeito que esteja sempre correto. Priorize sempre a naturalidade do texto. 

Como criar bons textos âncora?

Para o Google, um bom texto âncora é:

“Descritivo, razoavelmente conciso e relevante para a página em que está e para a página de link. Dá contexto ao link e alinha as expectativas para os leitores. Quanto melhor o texto âncora, mais fácil é a navegação para os visitantes e mais fácil é para o Google entender sobre o que é a página que você está linkando”.

Na hora de escrever, isso significa:

  • Adicionar textos âncoras dentro do contexto geral do conteúdo da página;
  • Usar palavras-chave como texto-âncora, sem excessos;
  • Incluir sinônimos da palavra-chave como texto âncora quando possível;

Não existem regras específicas, em geral vale o bom senso na hora de fazer a redação das páginas.

Se você tem dúvidas ou prefere aprender de forma mais prática, indicamos a leitura de artigos da Wikipédia. Praticamente todos os artigos têm links que seguem as principais recomendações de textos âncora que o Google segue.