Em 30/06, o Google divulgou a chegada de um novo Core Update. O anúncio oficial o descreve como uma “atualização regular”, sem dar detalhes sobre o que exatamente está mudando.
De acordo com a publicação, o interesse é “exibir conteúdo mais relevante e satisfatório para todos os tipos de pesquisa”. O que também não diz nada, pois é o texto padrão para todas as atualizações recentes.
O Core Update de junho de 2025 é a segunda grande atualização do ano e deve terminar em cerca de três semanas.
Neste período, é normal ver oscilações em resultados de SEO, inclusive no tráfego originado por News e Discover.
Como funciona um Core Update?
Os Core Updates mudam a forma como o Google escolhe quais sites exibir. Por isso, sites podem preder e ganhar posição, dependendo das mudanças nos critérios de classificação.
A big tech raramente avisa o que está mudando. Isso só acontece para atualizações mais intensas, como o Core Update de março de 2024, que transformou sistemas de detecção de qualidade de conteúdo.
Geralmente, a implementação acontece em cerca de duas semanas. No Core Update de junho de 2025, o prazo é ligeiramente maior.
Por que foi lançado o Core Update de junho de 2025?
Não sabemos os detalhes da decisão do Google, mas é normal ter Core Updates no meio do ano.
Para Rafael Simões, CEO da SEO Happy Hour, pode ser uma preparação para o segundo semestre do ano, que é mais competitivo (especialmente em e-commerce) por causa de datas como Black Friday, Natal e demais campanhas de fim de ano.
Também é possível que a implementação esteja preparando o terreno para a expansão do Modo IA, hoje presente apenas nos Estados Unidos e na Índia. Sabemos que o Google quer levá-lo a outros países (inclusive o Brasil) o mais rápido possível.
Em 2024, a atualização de meio do ano aconteceu em agosto. Na época, o foco foi a consolidação dos sistemas de conteúdo útil do buscador.
O que muda para o seu site
Não é possível prever como um site será afetado por um Core Update – e justamente por isso tanta gente sente calafrios toda vez que o buscador muda seus sistemas.
Recomendamos aguardar a atualização terminar antes de fazer mudanças de estratégia.
As recomendações do Google para entender os impactos das atualizações são:
- Comparar os resultados antes e depois da implementação;
- Aguardar uma semana após o anúncio do fim do Core Update para mensurar os resultados.
Caso note quedas significativas de impressões ou cliques, pode ser por causa da atualização do Google. Aí sim, depois que a poeira já tiver abaixado, vale a pena repensar as ações.
O que você deve fazer
As boas práticas para enfrentar um Core Update são:
- Continuar investindo normalmente em SEO;
- Não mudar a estratégia para tentar “adivinhar” as mudanças;
- Acompanhar os dados de performance do Google Search Console com atenção;
- Evitar tirar conclusões precipitadas.
Ou seja: não precisa fazer nada de diferente. Ficar esperando causa um pouco de ansiedade, mas as atualizações do Google costumam considerar os dados históricos dos sites. Então mudanças feitas agora, nestas três semanas de implementação, não seriam suficientes para lidar com um possível impacto negativo.
Para informações mais detalhadas sobre como lidar com os Core Updates, leia os guias da SHH:
__
Estamos acompanhando de perto as atualizações do Google. Para não perder as novidades, siga nossos canais! Além do blog, estamos no LinkedIn, YouTube e newsletter.
Comentários