Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales
Atualizado em 16/10/2025
3 min de leitura
O Google anunciou duas novidades para o Discover: uma relacionada à adoção de inteligência artificial no feed e outra com foco para quem gosta de acompanhar esportes.
As atualizações fazem parte de um movimento da empresa para transformar o Discover em um feed mais interativo e personalizável, agora com conteúdo resumido por IA e experiências temáticas novas.
O Discover agora vai exibir pré-visualizações de assuntos em alta, geradas por IA. Serão pequenos resumos, que poderão ser expandidos para mostrar mais sobre o assunto e links que vão direcionar o leitor para a fonte original.
A novidade já está disponível nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Índia. Segundo o Google, o recurso ajuda as pessoas a acompanharem tópicos de interesse em tempo real e amplia o acesso a conteúdos de diferentes publishers e criadores.
Esse recurso já vinha sendo testado de forma limitada nos EUA desde junho de 2025, voltado principalmente para conteúdos em vídeo. Em julho, outros veículos documentaram os resumos de IA no Discover. Na época, não houve anúncio oficial – o Google está informando apenas agora, quando o recurso já está em fase de expansão.
A outra novidade é que, nas buscas relacionadas a esportes, o Google vai adicionar um botão chamado “What’s new” (que, traduzindo, significa “Novidades”). Ele vai revelar um feed com atualizações e artigos recentes sobre atletas e equipes.
O lançamento dessa funcionalidade começará gradualmente nas próximas semanas, inicialmente nos Estados Unidos.
Essas novas experiências ampliam sim as formas de descoberta de conteúdo além da busca tradicional e das seções padrão do Discover. Porém, os resumos de IA podem reduzir significativamente o CTR de sites que produzem conteúdo destinado à plataforma.
Como as pré-visualizações já vão exibir as principais informações de forma resumida dentro do próprio feed do Discover, muitas pessoas conseguirão obter o essencial sem precisar clicar na página original.
Isso tende a diminuir o tráfego orgânico para publishers e criadores, replicando um efeito que já acontece nas AI Overviews, em que estudos mostram que apenas 8% das pessoas clicam em um link em páginas com resumo de IA.
___
E aí, o que você achou da novidade do Discover? Conta pra gente! Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, YouTube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e do Google.
Comentários