Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 03/12/2025
4 min de leitura
O Google começou a aplicar uma mudança significativa no fluxo de busca: agora, ao clicar em “Mostrar mais” dentro de alguns AI Overviews, o visitante é levado diretamente para o Modo IA, a interface totalmente voltada para respostas generativas.
Por enquanto, a nova funcionalidade é apenas um teste (em escala global para dispositivos móveis), anunciado por Robby Stein, VP de Produto do Google, no X (Twitter).
No exemplo acima, uma busca é feita no Google:
“Eu tenho alguns voos chegando para as festas de fim de ano com meus filhos que têm 4 e 6 anos. O que eu deveria priorizar para colocar nas malas e fazer a viagem ser menos estressante?”
A resposta aparece na SERP, em uma AI Overview (provavelmente seguida pela lista de links azuis), mas a pessoa clica em “Show more” e é levada ao Modo IA, onde continua fazendo novas buscas no ambiente conversacional.
Na prática, essa mudança aproxima ainda mais o Modo IA da busca tradicional, demonstrando que, de fato, o Google pretende tornar a experiência generativa o padrão para pesquisas.
O botão “Mostrar mais” possivelmente permitiria acessar mais fontes, pois, ao final da AI Overview, eram exibidos os links usados para gerar a resposta.

Agora, ele leva o visitante ao Modo IA, onde pode obter respostas e conversar com o Google para tirar mais dúvidas. Logo, a probabilidade da pessoa clicar em um link externo acaba sendo mais baixa.
Ainda não foi informado quais os tipos de buscas ou quais os critérios para que uma pesquisa exibindo AI Overview seja redirecionada ao Modo IA.
Porém, como o Modo IA foi projetado justamente para responder perguntas complexas, é possível que as buscas direcionadas a ele sejam aquelas que exigem contextualização, raciocínio, dados diversos e/ou multimodalidade.
Mas isso não equivale a uma regra pública ou um critério declarado. Por enquanto vamos observar e aguardar por mais informações do Google.
Se esse novo teste vier a ser implementado oficialmente (e é bem provável que vá), a tendência atual de redução de cliques se aprofundará ainda mais.
O fluxo é claro: a gente faz uma busca, lê a AI Overview e, ao tentar expandir, é direcionado para o Modo IA. Esse ambiente, por sua natureza, diminui a intenção de visitar sites porque o Google resolve a dúvida dentro da própria interface.
É importante lembrar que recentemente, um executivo do Google afirmou que buscas complexas seriam automaticamente roteadas para o Modo IA – e na ocasião o Google desmentiu. Agora, surge esse experimento que faz algo bem similar.
A própria especialista em SEO Lily Ray apontou que esse movimento não é isolado: segundo ela, o Google está tornando a busca tradicional cada vez mais difícil de usar, seja com o novo layout de anúncios dominando o topo da página, ou com interfaces que empurram as pessoas para o Modo IA quase sem perceber. Na visão dela, essa fricção “acidental” faz o Modo IA parecer muito mais simples e fluido em comparação, o que acelera a adoção do novo formato.
Isso tudo torna o SEO mais estratégico do que nunca. Afinal, a importância da sua marca ser vista pelas pessoas continua existindo, independentemente do clique.
O conteúdo que aparece como fonte nas AI Overviews, que é citado no Modo IA ou que sustenta respostas complexas dentro do modelo, ainda depende, totalmente, de sinais clássicos de qualidade, autoridade, estrutura, clareza e profundidade.
As marcas que dominam a criação de conteúdos que alimentam a IA, são vistas como autoridade no assunto, tanto pelo Google como pelas pessoas.
___
Para garantir que a sua empresa seja vista e reconhecida como a melhor em todas as etapas de busca, conte com a SEO Happy Hour! Preencha o formulário e entraremos em contato. No mais, leia nossa newsletter e se inscreva no nosso canal para saber tudinho do universo de SEO e IA.
Comentários