O que é E-E-A-T e qual sua importância em SEO?

E-E-A-T é uma diretriz do Google para avaliação de conteúdo de páginas da internet. Cada letra representa um conceito usado pelos avaliadores de conteúdo do buscador. Quanto melhor o E-E-A-T da página, mais relevante ela é para o buscador (e possivelmente para os visitantes). 

Cada letra da sigla E-E-A-T tem um significado:

  • Experiência;
  • Expertise;
  • Autoridade;
  • Confiabilidade (Trustworthiness, em inglês).

O conceito nasceu em 2014 com o nome de E-A-T. Em dezembro de 2022, foi atualizado para incluir a Experiência. 

Apesar de ser importante, o E-E-A-T não é um sistema de classificação do Google. Por isso, seu papel e importância em SEO nem sempre são claros.

Por que o E-E-A-T é importante para SEO?

Quando uma página apresenta experiência, expertise, autoridade e confiabilidade, ela se torna mais atraente para os mecanismos de busca. No entanto, seguir as diretrizes do E-E-A-T não garante boas posições no Google ou em outros buscadores.

O Google leva diversos fatores em consideração no momento de escolher quais páginas exibir como resultados de pesquisa. Ele sempre prioriza os conteúdos que melhor correspondem à intenção de busca e tem maior qualidade.

Segundo o Guia de SEO do Google:

Depois de identificar conteúdo relevante, nossos sistemas priorizam os que parecem mais úteis. Para isso, eles identificam uma combinação de fatores que ajudam a determinar qual conteúdo demonstra aspectos da experiência, autoridade e reconhecimento, o que chamamos de E-E-A-T.

Por exemplo, imagine que você quer saber “quais são os sintomas da gripe”. Existem milhares de sites no Brasil listando os sintomas. 

Muitos sites provavelmente têm informações corretas. Mas você confiaria mais em um blog que fala sobre variedades, ou no site de um hospital de renome? Preferiria clicar em um site desconhecido, ou no blog de uma fabricante de remédios para gripe? 

O Google considera estas e outras variáveis na hora de ordenar os resultados para cada pesquisa. 

Portanto, por mais que o E-E-A-T não seja responsável direto por um bom posicionamento no Google, todo profissional de SEO deve levá-lo em consideração na hora de produzir ou atualizar páginas de um site.

Criar conteúdos que demonstram amplo domínio sobre um assunto também traz vários benefícios do ponto de vista de produção do conteúdo e experiência do visitante na página:

  • Conteúdos mais detalhados, precisos e úteis são mais propensos a serem bem avaliados por algoritmos e compartilhados por visitantes;
  • É uma forma de alinhar o seu conteúdo ao que o Google considera “conteúdo útil”;
  • Transmite credibilidade e confiança à sua marca;
  • Facilita a adaptação às mudanças do Google relacionadas com a qualidade de conteúdo;
  • Tende a gerar mais engajamento de visitantes;
  • Tornam os conteúdos mais compartilháveis em sites de rede social.

O E-E-A-T tem o mesmo impacto em todos os tipos de site?

Sites de todos os segmentos devem seguir as diretrizes de E-E-A-T, mas ela é ainda mais importante para os que abordam temas sensíveis, relacionados à saúde ou finanças. 

O Google classifica este tipo de conteúdo de “Your Money, Your Life”, ou “Seu dinheiro, Sua Vida”. Segundo a documentação oficial de SEO do buscador:

Nossos sistemas dão ainda mais peso para conteúdo que esteja alinhado com um E-E-A-T adequado em tópicos que podem afetar significativamente a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança das pessoas ou o bem-estar social. Chamamos esses temas de “Seu dinheiro ou sua vida” (YMYL, na sigla em inglês).

O que significa a sigla E-E-A-T?

Como já mencionamos, cada letra representa uma palavra. 

Em termos de criação de conteúdo, significa:

  • Experiência: a página foi escrita com base em experiência direta e comprovada;
  • Expertise: a página foi escrita com base em conhecimento qualificado sobre o assunto;
  • Autoridade: a página tem reputação e credenciais para abordar aquele assunto com qualidade;
  • Confiabilidade: as informações da página são precisas, seguras e confiáveis.

Se um conteúdo tem E-E-A-T alto, significa que ele tem qualidade, apresenta informações corretas e foi produzido por autores legítimos, citando fontes confiáveis.

Experiência

É a mais nova adição à sigla. Significa oferecer experiências reais e comprovadas aos visitantes. Por exemplo, realmente testar um produto antes de escrever uma avaliação sobre ele.

Falando assim parece até óbvio, mas muitos sites apenas escrevem avaliações apenas replicando comentários da Amazon ou do Google. Este tipo de página interessa cada vez menos ao Google. Afinal, o objetivo do buscador é mostrar conteúdos realmente relevantes.

Expertise

A expertise é parecida com experiência, mas refere-se a conhecimento técnico e aprofundado, qualificações e credenciais sobre o assunto.

Você pode pensar da seguinte forma:

  • Alguém que joga um jogo há 4 anos tem experiência;
  • O desenvolvedor do jogo tem expertise. 

Para alguns tipos de pesquisa, a experiência é mais relevante. Por exemplo, como passar de uma fase difícil em um jogo.

Em outros casos, a expertise é necessária. Por exemplo, descrever como foi o marketing para o lançamento, ou como o jogo foi programado. 

Autoridade

Autoridade é a reputação geral dentro de uma indústria ou segmento de mercado. Por exemplo:

  • Quando você tem uma dúvida sobre Excel, a autoridade máxima é a Microsoft;
  • Quando quer saber as diferenças entre modelos de iPhone, é a Apple;
  • Quando tem dúvidas sobre alguma doença, a autoridade é um médico. E quando tem dúvidas jurídicas, é um advogado.

A equipe de avaliadores do Google observa as credenciais do site, do autor do site e do conteúdo para definir se eles têm autoridade naquele tópico. 

Confiabilidade

Confiabilidade significa oferecer informações claras e precisas no site, na página e dentro de cada conteúdo. 

De certa forma, é parecido com a autoridade, mas se refere à qualidade das informações e a oferecer formas do visitante checar se estão realmente corretas.

Por exemplo, você acha mais confiável um site que:

  • Dá informações gerais, como “estudos apontam que…”;
  • Não inclui informações sobre quem escreveu o post

Ou um site que:

  • Indica claramente a origem dos dados que está usando, incluindo links para acessá-los;
  • Escreve claramente quem é o autor de um post e indica links para contato?

A maioria das pessoas responderia a segunda opção – e a equipe de avaliação do Google também.

O E-E-A-T é um fator de ranqueamento?

O Google afirma claramente em seus guias de SEO e diretrizes de avaliação que E-E-A-T não interfere diretamente no ranqueamento:

O E-E-A-T em si não é um fator de classificação específico, mas é útil usar uma combinação de fatores que identificam o conteúdo com E-E-A-T.

Mas, na prática, o que isso significa?

Danny Sullivan, porta-voz da Pesquisa do Google, explicou em um tweet de fevereiro de 2024.

Um seguidor perguntou se o E-E-A-T se comunica de alguma forma com os fatores de classificação do Google, e a resposta foi não. Na sequência, Danny deu um exemplo prático:

Ter um expert escrevendo não faz você ranquear magicamente melhor, porque: 1) qualquer um pode se declarar um expert, o que não significa nada e 2) não tentamos checar e dizer “sim, esse é um expert”. Mas seria ótimo ter um expert escrevendo conteúdos que as pessoas apreciam, porque sua expertise é aparente. E se as pessoas gostam do conteúdo, você está naturalmente alinhado com sinais de classificação completamente diferentes que usamos para recompensar conteúdo que leva o interesse das pessoas em consideração.

Ou seja: o E-E-A-T interfere de forma indireta nas classificações de páginas. Por exemplo:

  • O Google prioriza a exibição de conteúdos úteis;
  • Os algoritmos usam uma série de sistemas e critérios para definir se um conteúdo é útil ou irrelevante;
  • O conceito de E-E-A-T não é um destes critérios;
  • No entanto, seguir o E-E-A-T aumenta as chances do conteúdo atender aos critérios que o Google de fato utiliza.
  • Portanto, E-E-A-T é uma diretriz altamente relevante para SEO.

Como o Google avalia o E-E-A-T de uma página? 

A equipe de avaliação do Google segue uma série de critérios para analisar as páginas. As etapas de análise de qualidade são:

  1. Determinar o objetivo principal da página;
  2. Determinar se a página é prejudicial ou tem algum potencial de causar danos;
  3. Classificar a qualidade do conteúdo principal da página.

O E-E-A-T é o critério da etapa 3, “classificar a qualidade do conteúdo principal da página”.

As pessoas que fazem a avaliação leem o conteúdo da página e identificam sinais de Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade. Quanto maior o E-E-A-T, maiores as chances da página receber uma classificação muito boa.

Além do E-E-A-T, a equipe de avaliação também leva outros fatores em conta, como tipo do site, título e política de anúncios. 

O processo ocorre da seguinte maneira:

  • Revisão do conteúdo principal das páginas: o conteúdo tem boa qualidade quando demonstra originalidade, talento, habilidade ou esforço em sua criação;
  • Revisão das informações sobre o site e seus autores: a autoria do site e de cada conteúdo devem estar claramente indicadas;
  • Pesquisar a reputação do site e de seus autores: a reputação do site é baseada na experiência dos visitantes e na visão de especialistas sobre o assunto que ele cobre. 

Para ver detalhes sobre a avaliação, recomendamos a leitura destas duas documentações:

O que seria um exemplo de E-E-A-T?

Um exemplo detalhado no documento de visão geral de avaliações do Google é uma página “Your Money Your Life” sobre gripe, conforme a imagem abaixo:

  • Página ou tipo de conteúdo: página sobre gripe sazonal (é aquela que costuma acontecer no inverno);
  • Características de qualidade: alto nível de E-E-A-T para o objetivo da página, reputação do site é muito positiva para este tópico.
  • Avaliação de qualidade e explicação: nível muito alto. Muitas hospitalizações e mortes ocorrem por causa de gripe todos os anos. Este tópico poderia impactar significativamente a saúde de alguém. É um tópico YMYL. Esta é uma página de referência sobre influenza, em um site confiável e com alta autoridade em temas médicos. O site tem reputação de ser um dos principais recursos para informações deste tipo.
A imagem mostra um gráfico informativo dividido em três colunas. Na primeira coluna, intitulada "Exemplo", há uma bolha com texto que diz "Página sobre gripe sazonal". A segunda coluna, "Características de Qualidade", lista duas qualidades: "Nível muito alto de E-E-A-T para o propósito da página" e "Reputação muito positiva do site para o tópico da página". A terceira coluna, "Classificação PQ e Explicação", tem uma linha com um cursor ajustável indicando "Maior" como a classificação de qualidade da página. Há um texto explicativo que diz: "Muitas hospitalizações e mortes ocorrem devido à gripe a cada ano. Esse tópico poderia impactar significativamente a saúde de uma pessoa. Este é um tópico YMYL. Esta é uma página de referência sobre influenza em um site médico confiável e autoritativo. Este site tem a reputação de ser uma das melhores fontes de informação médica deste tipo".

Como aumentar o E-E-A-T do seu site?

Existem diversas otimizações de SEO on-page que podem tornar suas páginas mais alinhadas com o conceito de E-E-A-T.

São ações para produzir conteúdo de alto valor, transmitir credibilidade e confiança aos visitantes:

  • Produza conteúdos originais, aprofundados e de alta qualidade;
  • Ao criar uma página, pergunte-se: “ela tem utilidade para os visitantes, ou serve apenas para ranquear no Google?”. Se for útil para os visitantes, publique, se for apenas para ranquear no Google, repense-a;
  • Procure sempre se diferenciar da concorrência. Ao planejar o conteúdo de uma página, pesquise os principais resultados do Google e tente entender quais assuntos estes sites não abordam e inclua nas suas páginas;
  • Evite conteúdos criados 100% com IA. Se usar Inteligência Artificial, certifique-se de que o conteúdo realmente tem qualidade e não é apenas uma repetição de outros sites. Se possível, tenha pessoas revisando as informações geradas por IA;
  • Use links internos para indicar conteúdos complementares às suas páginas;
  • Use links externos (para sites confiáveis) sempre que for relevante. Por exemplo, os links para documentação do Google ao longo deste artigo;
  • Quando criar conteúdo, cite fontes confiáveis. Por exemplo, ao mencionar uma pesquisa, indique claramente quem são os autores e adicione links para ver os resultados completos;
  • Tenha uma página de “quem somos” no seu site. Se tiver um blog, indique quem é o autor de cada post, se possível com uma breve biografia;
  • Invista na construção da sua marca além da pesquisa orgânica do Google. Crie e atualize canais de rede social e invista em outras formas de aquisição de tráfego junto com SEO;
  • Produza diferentes tipos de conteúdo, como textos, vídeos ou newsletters. Divulgue este conteúdo no seu site e em outros canais de marketing;
  • Trabalhe a reputação da sua marca de forma geral. Por exemplo, se você oferece algum serviço, avaliações e comentários positivos no Google podem informar que você tem autoridade; 
  • Invista na experiência de página do seu site. Certifique-se de que ele carrega rápido, as páginas não têm anúncios invasivos ou excesso de pop-ups;
  • Atualize o conteúdo do seu site com frequência. Acrescente mais informações às páginas e as edite sempre que houver informações mais recentes disponíveis;
  • Evite títulos “clickbait” ou demais elementos da página que possam confundir os visitantes.