Conheça as novidades de IA do Google (e descubra o impacto delas para SEO)

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 21/05/2025

  • Tempo de leitura da notícia.

    9 min de leitura

A prioridade atual do Google é lançar atualizações em serviços de IA o mais rápido possível. Todo o Google I/O 2025 foi focado no assunto, com o lançamento de novos produtos e atualizações em serviços já conhecidos, como a Pesquisa Orgânica.

Como você deve imaginar, muitas dessas atualizações podem mudar completamente a forma como se faz SEO. Por exemplo, daqui em diante teremos uma interface de busca totalmente nova, um checkout automatizado para e-commerces e pesquisas hiperpersonalizadas.

Esse cenário representa “passar da informação para a inteligência” no buscador. Segundo o Google, esse é o interesse das pessoas, que estão usando cada vez mais IA para pesquisa. As IA Overviews já aparecem 1,5 bilhões de vezes e o aplicativo do Gemini tem cerca de 400 milhões de usuários por mês.

Neste post, fizemos um compilado dos anúncios que profissionais de SEO e marketing não podem deixar passar. Por enquanto, elas estão disponíveis apenas nos EUA (ou serão lançadas nos próximos meses), mas devem chegar ao Brasil em breve. 

O Gemini 2.5

O Gemini 2.5 é a IA mais avançada do Google. Ela é capaz de responder a perguntas altamente complexas e testar diferentes hipóteses antes de responder.

Por ora, será usada para alimentar uma série de recursos do Google, incluindo o novo Modo IA, as já conhecidas AI Overviews, funcionalidades de compartilhamento de câmera, conversão de texto para áudio, entre muitas outras. 

Possível impacto em SEO: as respostas no Google devem ficar ainda mais completas e detalhadas, o que tende a gerar pesquisas de cauda longa, muito mais específicas do que antes. 

Modo IA

O Modo IA é uma interface totalmente nova do Google, muito semelhante ao ChatGPT.

Em vez de fazer perguntas e receber um conjunto de links, as pessoas receberão um texto gerado por IA, com links para as páginas que estão indexadas.

As funcionalidades incluem:

  • Pesquisas mais aprofundadas;
  • Interação em tempo real;
  • Agentes de IA;
  • Recursos para e-commerce;
  • Contexto pessoal;
  • Geração automática de gráficos e tabelas para visualização de dados.

Possível impacto em SEO: esta atualização altera completamente o formato do Google. Pela primeira vez em anos, os links azuis não serão a principal forma de acessar informação. Deve impactar diretamente impressões, tráfego orgânico e taxa de cliques.

Anúncios nas experiências de IA do Google

Em um painel focado em atualizações para marketing, o Google revelou estar testando anúncios no modo IA e nas AI Overviews.

O exemplo apresentado pela equipe é de alguém que está pesquisando “ferramentas para construir um site”. A pessoa verá o passo a passo em texto gerado por IA e, em um deles, pode receber uma sugestão de ferramenta específica.

Este seria um modelo de negócio totalmente diferente do ChatGPT, que não tem planos para exibir anúncios em suas respostas, mesmo para buscas comerciais.

Possível impacto em SEO: na busca tradicional, SEO já “compete” por espaço com anúncios. O cenário deve ser o mesmo nas buscas com IA, o que também pode impactar conversões diretas de pesquisa orgânica. 

Compras com IA no Google

O modo IA terá recursos específicos para pesquisas comerciais. Agora, será possível:

  • Fazer pesquisas avançadas e ultraespecíficas sobre produtos;
  • Provar produtos virtualmente, por meio de IA generativa;
  • Emitir alertas de preços no próprio buscador;
  • Fazer compras diretamente pelo Modo IA do Google, sem acessar o site do e-commerce.

Possível impacto em SEO: as boas práticas de SEO para e-commerce seguem válidas. Apesar disso, o tráfego em páginas de checkout pode diminuir. O preço, que já era um diferencial competitivo para as vendas, também pode se tornar relevante para buscadores.

Agentes de IA

Alguns recursos divulgados no Google I/O 2025 têm como base os chamados “agentes de IA”. Resumindo bastante, eles realizam alguma ação para os visitantes.

Este artigo do portal The Verge resumiu de uma maneira bem divertida: “o futuro do Google (empresa) é o Google (pesquisa) googlando mais”.

Para perguntas altamente complexas, um agente de IA fará dezenas ou centenas de pesquisas simultaneamente para responder ao prompt do visitante. Isso gera resultados muito mais ricos, com esforço mínimo para a pessoa. 

Além do modo IA no Google, essas funcionalidades também estarão disponíveis em produtos como Gemini e o recém-lançado Project Mariner.

Possível impacto em SEO: os agentes de IA permitem que visitantes acessem informações complexas sem visitar os sites. Mas ainda é cedo para tentar “prever” como será o comportamento das pessoas usando essas funcionalidades e como será possível mensurar as fontes de tráfego. 

Pesquisa multimodal

Pesquisas multimodais estão em alta no Google. Por meio delas, as pessoas podem interagir “com o mundo real” e usar a Pesquisa Orgânica para obter contexto sobre o que estão vendo.

Um recurso chamado “Search Live”, ou “pesquisa ao vivo”, permitirá que você compartilhe as imagens da sua câmera e pergunte ao Google sobre as coisas que você está vendo.

Será liberado para todos no Modo IA e no Google Lens.

Possível impacto em SEO: a otimização de imagens e vídeos para pesquisa multimodal já faz parte das dicas do Google para sites que querem mais visibilidade nas IAs

Gemini será o assistente de IA do Chrome

O Google lançará um “botão do Gemini” direto no navegador. Ele será usado para obter contexto adicional sobre alguma página ou obter resumos de informação.

Será como “perguntar para a IA” direto na barra de busca do navegador, sem abrir um site específico para isso.

Por enquanto, está disponível apenas para assinantes dos planos AI Pro e Ultra do Google.

Possível impacto em SEO: não deve impactar SEO tão diretamente quanto as demais atualizações. É uma forma diferente de consumir conteúdo, mas que gera cliques para os sites. 

Assistente de IA universal

A visão de longo prazo do Google é transformar o Gemini em um “assistente universal de IA”, capaz de lidar com todas as tarefas chatas e monótonas. Em alguns casos será até mesmo capaz de atuar de forma proativa. 

Para isso, ele terá memória, capacidade de entender áudio e vídeo, e analisar elementos em tempo real por meio de compartilhamento de tela e de câmera. 

No Google I/O 2025, tivemos alguns exemplos de capacidades:

  • Se a pessoa estiver fazendo a lição de casa, o Gemini pode identificar erros e ficar a postos para corrigi-los com mais rapidez;
  • Quando alguém está buscando um imóvel, o assistente organiza as listagens mais relevantes de acordo com preferências como cidade ou preço;
  • Atualmente, o assistente pode realizar até 10 tarefas simultaneamente;
  • É possível “ensinar” o Gemini a realizar as suas tarefas. Você mostra como se faz da primeira vez e ele passa a replicar automaticamente o método nas próximas.

Possível impacto para SEO: é difícil medir. Mas, nas tarefas relacionadas à pesquisa de informações, o impacto deve ser semelhante ao Modo IA.

Integração de produtos Google

Um dos planos do Google é integrar dados de todos os seus produtos. Assim, os resultados da IA se tornam hiperpersonalizados com base no seu histórico de navegação.

Por exemplo:

  • Quando você escreve um e-mail, o Google analisa suas mensagens anteriores e os textos do Docs para imitar melhor o seu estilo;
  • Se você gosta de restaurantes com espaços abertos, eles aparecem mais nas suas pesquisas;
  • Se você está viajando, os resultados de pesquisa exibem atrações que estarão acontecendo nos dias em que você estiver em outra cidade.

Essa integração será opcional e poderá ser ativada ou desativada a qualquer momento.

Possível impacto para SEO: resultados hiperpersonalizados são uma das “consequências” da IA. Segundo a Microsoft, conteúdos altamente direcionados e específicos são uma das formas de obter mais visibilidade nos mecanismos de busca generativa. 

Tradução ao vivo no Google Meet

Você fala em português e a outra pessoa ouve em inglês, simples assim. É uma tradução ao vivo capaz de te fazer falar outro idioma.

Por enquanto, está disponível para inglês e espanhol e será lançada apenas para assinantes dos planos AI Pro e Ultra.

Possível impacto em SEO: não tem impacto direto, mas incluí aqui porque é uma novidade muito legal. 🙂 

Identificação de conteúdos gerados por IA

O Google anunciou o SynthID Detector, uma “marca d’água” para detectar imagens e vídeos gerados com as IAs do Google. A tecnologia pode até dizer quais partes dos conteúdos provavelmente não foram feitas por humanos.

A marca d’água é imperceptível para humanos, mas pode ser lida por robôs. Ela foi criada para minimizar desinformação, segundo o blog oficial da big tech.

Vale destacar que essa marca d’água não é para texto. Neste formato é reconhecidamente difícil de reconhecer a presença de IA. Para entender melhor, recomendamos estas leituras:

Possível impacto em SEO: é um impacto indireto e que deve ser difícil de medir. O Google não “penaliza” conteúdo gerado por IA, desde que ele tenha boa qualidade e não tenha sido criado em massa. 

__

Estas são apenas algumas das novidades que serão lançadas nos próximos meses! A lista completa está no blog da big tech. E, para entender como elas alteram as estratégias de SEO e as melhores práticas para se adaptar ao futuro do Google, acompanhe a SEO Happy Hour no LinkedIn e no YouTube, e inscreva-se em nossa newsletter.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *