Karine Sales
Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.
Karine Sales

Atualizado em 05/12/2025
6 min de leitura
A OpenAI lançou o Shopping Research, um modo do ChatGPT projetado para fazer pesquisas de produto de forma profunda, personalizada e multietapas.
Basta descrever o que você procura, por exemplo: “onde encontro guirlandas em bom preço perto de mim” e o ChatGPT constrói um guia de compra completo, feito em minutos.

Por trás da interface, há um sistema complexo composto por diversos agentes, prompts internos e consultas massivas à web, incluindo indícios de uma forte dependência da Pesquisa Orgânica e do Google Shopping.
Confira a seguir as principais novidades do novo recurso da OpenAI.
O modo Shopping Research transforma a busca por produtos em um fluxo conversacional e iterativo:
Ele é especialmente eficaz em categorias com muitos detalhes, como eletrônicos, casa & cozinha, beleza, e esportes & outdoor.
Para perguntas simples (por exemplo, preço ou confirmação de um recurso), o ChatGPT tradicional ainda é suficiente. Para dúvidas complexas, esse novo modo faz uma análise aprofundada.
Quando eu abri o ChatGPT, já apareceu um pop-up para testar a nova ferramenta.
Caso não apareça para você, o recurso ainda pode ser ativado automaticamente (se você fizer uma pergunta complexa de compra), ou manualmente, pelo menu (+). Em português, o recurso se chama Pesquisa de produtos.

Para usar a ferramenta da maneira ideal, siga esse fluxo (sugerido pela própria OpenAI):
Segundo a OpenAI, no futuro, será possível comprar diretamente pelo ChatGPT com o Instant Checkout.
O especialista em SEO Alexis Rylko publicou um artigo explicando como funciona o processo de geração de um guia de compra no ChatGPT.
Para descobrir isso, ele analisou os scripts e requisições que o modelo executa em tempo real enquanto constrói um guia, observando como o ChatGPT consulta páginas, processa informações, cruza dados e atualiza sugestões durante a pesquisa.
A partir dessa análise, ele identificou que o processo ocorre em 4 etapas:
Quando ativamos o modo Shopping Research, o ChatGPT aciona um agente intermediário chamado Mercury, responsável por criar um quiz de clarificação, que funciona com as seguintes regras:
As respostas são armazenadas de forma estruturada e usadas nas etapas seguintes.

Após o quiz, o Mercury inicia uma fase longa de raciocínio interno, exibindo mensagens de status para suavizar a percepção de espera. E no meu teste aqui procurando guirlandas, a espera foi longa – cerca de 5 minutos, que também é o tempo médio de espera que o Alexis observou.
Exemplos de raciocínio:
O sistema dispara centenas de requisições para cada guia de compra. As fontes usadas e identificadas pelo Alexis em sua análise foram:
O ChatGPT consulta também o Google Search e o Google Shopping, e prova disso são os dados de produtos (em texto) idênticos aos do Google Shopping; ícones de lojistas vindos da API do Google Shopping; e marcações típicas do Google nos links.
Ou seja: o ChatGPT faz scraping indireto do Google Shopping via APIs e rastreamento massivo.
Ao montar o guia de compra, o sistema segue regras que definem quando mostrar produtos; quando ocultá-los; e quantos itens podem aparecer (no máximo 10). O assistente só exibe produtos se:

Em categorias como eletrônicos, eletrodomésticos e moda, geralmente o ChatGPT mostra produtos. Já nas categorias com pouca estruturação, como imóveis, carros ou seguros, ele não exibe produtos, mesmo quando o visitante pede.
O sistema também personaliza recomendações usando informações do usuário, mas sem revelar isso explicitamente.
Há ainda bloqueios de segurança para itens proibidos (armas, drogas, espionagem, etc.).
O Shopping Research do ChatGPT traz vantagens importantes para quem faz SEO, especialmente em categorias comerciais ou e-commerces. E os motivos são:
___
E aí, o que você achou do novo recurso do ChatGPT? Já usou a função? Conta pra gente! No mais, leia nossa newsletter e inscreva-se no nosso canal para saber tudinho do universo de SEO e IA.
Comentários