Google Chrome tem novidades, incluindo Modo IA direto na barra de endereços

O Google anunciou diversas novidades para o Chrome, sendo a maior delas a integração do Modo IA no navegador. Agora, será possível fazer buscas complexas com IA diretamente pela barra de endereços, usando o botão do Modo IA, conforme o exemplo do vídeo: 

Segundo a big tech, essa é a maior atualização da história do Chrome. O navegador está evoluindo de uma ferramenta passiva para um “parceiro inteligente” que antecipa as necessidades das pessoas, aumenta a produtividade e reforça a segurança. 

Gemini no Chrome e outras novidades do navegador

A principal mudança é a integração do Gemini ao Chrome, com a IA do Google deixando de ser apenas um chatbot para se tornar um assistente de navegação

Confira todas as funcionalidades que já foram implementadas nos EUA (e em breve devem ser expandidas para outros países): 

  • Gemini no Chrome: Assistente de IA integrado para resumir páginas, explicar conceitos e trabalhar com várias abas abertas;
  • Sugestões contextuais na omnibox (barra de endereços): Sugestão de perguntas baseadas no conteúdo da página que você está visualizando. Por exemplo, em um site de colchão, a ferramenta vai sugerir perguntar “qual a política de garantia?”; 
  • Trabalho em abas: É possível comparar e consolidar informações de várias abas abertas. Por exemplo: pedir ao Gemini para criar um itinerário de viagem a partir das abas de hotel, voo e atividades abertas; 
  • Pergunte sobre esta página: Você pode fazer perguntas específicas sobre o conteúdo da página atual e receber um “AI Overview” ao lado, sem sair do site;
  • Integração com apps do Google: O Gemini no Chrome interage com Calendário, Docs, YouTube e Maps, sem sair da página. Por exemplo, é possível pedir para agendar uma reunião diretamente da barra de tarefas ou encontrar o momento exato de um vídeo no Youtube; 
  • Bloqueio de golpes com Gemini Nano: Navegação segura avançada usando IA local para identificar e bloquear golpes complexos;
  • Controle de notificações spam: Chrome detecta e permite cancelar notificações de sites perigosos; 
  • Gerenciamento de permissões: A IA aprende preferências e mostra pedidos de permissão de forma menos intrusiva em sites de baixa qualidade;
  • Alerta de senhas comprometidas: O Chrome alerta proativamente se suas senhas salvas foram vazadas, e futuramente poderá mudar essas senhas de forma automática. 

Existem diversas outras funções que ainda serão implementadas no navegador, algumas já com data de lançamento e outras ainda sem previsão. Uma delas é a memória de navegação. Você poderá pedir para ele relembrar sites visitados anteriormente, por exemplo “Qual era o site da mesa de madeira que vi na semana passada?”.

Os agentes de IA, que executam tarefas automaticamente (como agendar serviços e comprar mantimentos), também devem chegar em breve no Chrome. 

As mudanças no Chrome no contexto de SEO 

Aqui na SEO Happy Hour a gente sempre gosta de trazer uma conclusão nossa sobre como uma mudança no mundo das buscas pode impactar o trabalho de SEO. E com essas novidades do Chrome não é diferente. 

O impacto em SEO é profundo e representa uma evolução na forma como pensamos a presença e a visibilidade digital. 

Em primeiro lugar, a integração do Modo IA com o Chrome, e os AI Overviews dentro do navegador, indicam que a SERP tradicional está, aos poucos, saindo de cena

Claro que isso não é imediato, e vai depender muito de como vai ser a recepção das pessoas com esses produtos de IA. Mas, em muitos casos (e como já acontece na atualidade), não será necessário clicar em um link para obter uma resposta. 

Em segundo lugar, a jornada do usuário se torna não-linear e muito mais complexa. Com a função do Gemini de analisar múltiplas abas (e no futuro, com a realização de tarefas por meio de agentes), uma pessoa pode interagir com o conteúdo do seu site sem nunca ter “entrado” nele da maneira tradicional

Há ainda um impacto pro Modo IA. Hoje, ele é usado por um grupo pequeno de pessoas, mesmo nos EUA onde ele já existe há mais tempo. Uma das hipóteses é de que isso acontece porque as pessoas simplesmente não sabem que ele existe, ou demanda um esforço extra para usar esse modo em vez do Google. 

Logo, se a big tech diminui as barreiras (colocando o botão do recurso logo na barra do navegador), o Modo IA tende a crescer mais. E com isso, derrubar os cliques, já que o CTR médio na IA é muito menor do que na página de resultados do Google. 

Por fim, e talvez mais importante, essas mudanças elevam a régua da qualidade, expertise, autoridade e confiabilidade (E-E-A-T). Para que um site seja escolhido pela IA do Google como uma das fontes para compor seus overviews e respostas, ele precisará demonstrar excelência em seu nicho. Conteúdos superficiais, genéricos ou puramente agregadores terão cada vez menos espaço.

A estratégia de conteúdo deve se aprofundar em oferecer informações inéditas, pesquisas originais e uma expertise que a IA não pode replicar sozinha. A técnica de query fan-out, que faz múltiplas buscas simultâneas, favorece sites que cobrem um tópico de forma abrangente e interconectada. 

O SEO não morreu, e disso a gente já sabia. Mas ele se transformou, e agora o nosso trabalho vai além de otimizar para algoritmos. Precisamos também otimizar para as plataformas de inteligência artificial e para a experiência do usuário. 

___

E aí, o que você achou das novidades do Chrome? Está animado para testar alguma delas? Conta pra gente! Continue acompanhando nossos perfis no Linkedin, Youtube e nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo do SEO e IA. 

  • Karine Sales

    Jornalista e criadora de conteúdo digital, atua há mais de 8 anos desenvolvendo estratégias e textos otimizados para blogs, sites e redes sociais.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *